Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Rogério Mendonça

84ª Sessão Ordinária - 23/10/2003

O SR. DEPUTADO ROGÉRIO MENDONÇA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, venho utilizar a tribuna nesta Assembléia Legislativa, que é o reflexo da democracia no Brasil e em Santa Catarina, para falar sobre as convenções Municipais que o PMDB estará realizando neste próximo domingo, dia 26, em todos os Municípios de Santa Catarina.

Inicialmente, gostaria de fazer uma saudação à Sra. Lúcia, de Ituporanga, que está visitando a Assembléia Legislativa. Aliás, a Lúcia Schuhmacher se filiou recentemente no PMDB, numa reunião muito bonita que realizamos Ituporanga. A Lúcia Schuhmacher, sem dúvida alguma, é uma das promessas, uma das grandes lideranças do PMDB. E temos muita confiança que ela vai ser a nossa candidata a Vereadora, nas próximas eleições.

Ela é muito amiga da Sra. Deputada Simone Schramm, que também veio para o nosso Partido este ano, está somando e vai permitir que o nosso Partido cresça cada vez mais.

Sobre as nossas convenções do PMDB, nós estaremos realizando convenções nos 293, Municípios do Estado de Santa Catarina.

O Partido tem 128 mil filiados, os quais têm direito a voto. Através do voto de cada um desses filiados, nós escolheremos os membros dos diretórios, os quais haverão de escolher a executiva dos Municípios do PMDB.

O colégio eleitoral do PMDB é democrático, aberto. Portanto, é um Partido que não tem dono. É um Partido que a democracia estabelece quem são os seus dirigentes, e através da escolha dos seus filiados é que nós saberemos quem serão os dirigentes diretorianos e quem serão as executivas. E mais lá na frente também a executiva é que haverá de escolher o diretório estadual. Inclusive teremos no mês de novembro a escolha do futuro Presidente do PMDB.

Portanto, a partir deste domingo, com a escolha do novo diretório, nós teremos deflagrado dentro do PMDB a escolha dos nossos candidatos a Prefeito e dos nossos candidatos a Vereadores.

Podemos até dizer que é o início de todo esse processo que haverá de culminar com a escolha dos nossos candidatos a Prefeitos.

Os diretórios eleitos neste domingo é que terão a possibilidade de escolher os candidatos a Prefeito, do PMDB, os candidatos a Vereadores, para as próximas eleições em outubro do ano que vem.

Quero dizer mais, Srs. Deputados: esta convenção que nós estaremos fazendo em todos os 293 Municípios demonstra verdadeiramente que a força do nosso Partido está nas suas bases. Nas suas bases está a mais legítima força do PMDB. E torno a dizer que é um Partido que não tem dono, como muitos Partidos em que as lideranças é que comandam, e a partir do momento que aquela liderança desaparece, sai do Partido, o Partido também se acaba. No nosso Partido, o PMDB, nós não temos isso. O que vale é a base partidária.

É verdade que nós vamos ter, sim, algumas disputas em alguns Municípios, eis que nem todos os Municípios de Santa Catarina têm uma chapa única de consenso. É o caso de Joinville. Em Joinville nós temos duas chapas inscritas, e estas duas chapas democraticamente terão a liberdade de, na convenção, definirem qual a chapa que haverá de comandar os destinos do Partido no próximo biênio, nos próximos dois anos.

Portanto, é uma demonstração do espírito democrático que sempre marcou a história do PMDB não só em Santa Catarina como em todo o País, dando condições para que o eleitor decida quem vai comandar o seu Partido. Até porque é no Município que vive o cidadão, é no Município que o cidadão tem o primeiro contato com a vida pública, é no Município o aprendizado e a escola política.

Fui vice-Prefeito no Município de Ituporanga, lá tive o aprendizado e a escola política. Em Ituporanga iniciei a minha vida política. Tinha intenção num primeiro momento de ser candidato a Vereador, fui candidato a vice-Prefeito, mais tarde candidato a Prefeito, eleito também, e a Deputado Estadual por duas vezes, mas a minha escola política, o meu aprendizado se iniciou lá na base, no Município de Ituporanga. Inclusive, a minha amiga Lúcia, que está me ouvindo, acompanhou também toda a minha história política e sabe da forma de como me introduzi na política.

Com toda a certeza o PMDB hoje é um dos Partidos mais antigos de toda a América Latina. Para V.Exas. que não acompanham tão de perto a história do PMDB, poderia dizer que fora o Partido Branco e o Partido Colorado, no Uruguai, o PMDB é o Partido mais antigo de toda a América Latina e nunca mudou o nome.

Quando da época da ditadura foi imposta a mudança; eles acabaram com quase todos aqueles Partidos para que houvesse uma mudança; quando viram que o PMDB estava crescendo e haveria nas próximas eleições de tomar conta de todo o País, democraticamente pelo processo legítimo da eleição, extinguiram todos os Partidos. E o que o PMDB fez? Continuou igual ao velho MDB, acrescentou o "P" e ficou o Partido do Movimento Democrático Brasileiro; portanto, com a mesma história.

E por que o PMDB nunca quis mudar e não precisou mudar de nome quando a situação ficou ruim? Muitos Partidos o fazem. E temos muitos exemplos. Tem um Partido no Brasil que tem mudado seguidamente de nome. Quando vêem que a situação não está tão boa para o seu lado, trocam de nome, com a expectativa de que a mudança vai causar uma mudança também no Partido. Mas isso realmente não ocorre.

Por isso o PMDB tem orgulho do seu passado, porque construiu a democracia no País. Na época em que havia dois Partidos no Brasil, MDB e Arena, a Arena dava sustentação à ditadura militar, e o MDB se contrapunha ao regime existente na época. É desse passado que nos orgulhamos. E no presente é da mesma forma.

Hoje o PMDB, poderia dizer, é o Partido mais forte em todo Brasil. Muitas pesquisas têm sido feitas e colocam o nosso Partido como o mais popular, o mais aceito, o mais lembrado, o mais autêntico de todos os Partidos existentes. Com certeza, também, como somos fortes no presente, no futuro continuaremos amigos do povo brasileiro.

É verdade, Deputado Afrânio Boppré, que não somos hoje o único Partido no campo democrático. Hoje temos outros Partidos que vêm somar conosco no campo democrático. Muitos deles são oriundos, originários do nosso Partido, o PMDB, mas estão a somar conosco, e são exatamente esses Partidos que queremos juntos, numa somatória, nas próximas eleições municipais. Queremos coligar com esses Partidos que tiveram a mesma origem democrática.

Quero fazer referência, também, dentro do PMDB, à história do nosso grande líder, Ulysses Guimarães, que foi o comandante da história do nosso Partido nos períodos mais turbulentos, nos períodos mais difíceis da nossa história política do Brasil. E lembro, também, que o nosso atual Governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, já foi presidente nacional do PMDB. Ele já teve uma história bonita e hoje é o Governador de Santa Catarina, na mesma maneira, na mesma linha democrática do nosso Partido.

Por isso, quero conclamar todos os nossos filiados do PMDB a participarem da convenção. É através da participação do voto democrático, lá na eleição de domingo, no dia 26, que realmente faremos com que o nosso Partido seja cada vez mais forte, eis que é nesse aspecto democrático que consolidaremos o Partido em Santa Catarina e também no Brasil.

Como eu disse, em algumas situações nós teremos disputas, mas a disputa é salutar, a disputa é benéfica, a disputa muitas vezes revitaliza o Partido, assim como o processo das prévias.

Nós, lá no Alto Vale do Itajaí, no Município de Ituporanga, onde eu fui Prefeito, em Chapadão, através das prévias, por duas oportunidades que nós tivemos, conseguimos ganhar as eleições consideradas difíceis, verdadeiramente impossíveis, mas ganhamos exatamente porque tiramos a prévia, que fez com que o Partido participasse, com que o Partido se envolvesse, e o eleitor pudesse ter participação no processo democrático, no processo de escolha do Partido.

Os Partidos em que as decisões ocorrem dentro de uma cúpula, quando só algumas pessoas decidem, são Partidos que tendem ao fracasso, e lá na frente não lhe sobrarão outra escolha a não ser mudar de sigla, trocar de nome, porque realmente há um desgaste dentro da base partidária.

Por isso eu tenho orgulho de ser do PMDB. E tenho orgulho de ser representante do meu Partido nesta Casa e de ser o Líder do PMDB na Assembléia Legislativa.

Voltando, gostaria de repetir que o nosso Partido precisa da participação na convenção de domingo. E nós contamos com a certeza de que será uma das convenções mais bonitas da história do nosso Partido.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)