Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Jorginho Mello

98ª Sessão Ordinária - 04/12/2003

O SR. DEPUTADO JORGINHO MELLO - Sr. Presidente e Srs. Deputados, em primeiro lugar, quero fazer um registro sobre o Plano Plurianual. A posição do Colega Antônio Ceron em transferir para o dia 10 é uma decisão sensata e concordo com ela, porque até a meia-noite de ontem toda a equipe do Orçamento, chefiada pela Sra. Maria Helena, trabalhou exaustivamente, como é do conhecimento de todos os Deputados.

Então, essa equipe tem trabalhado de forma muito responsável, para que todos os Deputados possam manusear o relatório com aproximadamente 500 páginas, a fim de que possam ler e interpretar para deliberar.

O segundo assunto que queria registrar, Sr. Presidente, é a instalação da Udesc no Oeste catarinense.

Na última semana, em companhia dos professores Cechinel, da Pró-Reitora de Ensino Sueli Weber, estivemos em Chapecó, no gabinete do Prefeito Pedro Uczai, com toda a comunidade reunida, onde foi instalado o curso de Zootecnia.

Foi assinado o convênio no sentido de que no dia 25 de janeiro aconteça o vestibular e o curso comece a funcionar no início de março.

Saímos de lá e nos deslocamos a Palmitos, onde foi assinado um convênio para a implantação do curso de Enfermagem.

Lá estávamos eu e os Deputados Herneus de Nadal e João Rodrigues em companhia do Prefeito Ademar Henchen, onde será instalado esse curso que é da mais alta relevância.

Para que V.Exa. tenham idéia da importância que a cidade deu, foi decretado ponto facultativo. Toda a cidade veio para comemorar a instalação da Udesc.

No final da noite, em Pinhalzinho, foi instalado o curso de Engenharia de Alimentos. Também foi uma solenidade bonita, com a presença da comunidade demonstrando efetivamente o interesse em receber bem a Udesc e na certeza de que o curso será um sucesso.

Quando começamos a travar esse debate no ano de 2000, mais exatamente no dia 15 de julho, o professor Vladimir da Silva era o Pró-Reitor de Ensino da Udesc. Na oportunidade, dizíamos que essa instituição tinha que sair das Ilha e ir para o interior catarinense.

De forma corajosa, o professor Cechinel, devido a todos esses fatos que estão acontecendo na Udesc, instalou esses cursos que serão irreversíveis. Mais Municípios do Oeste catarinense também esperam a instalação dessa instituição, como o Município de Seara que também quer o curso de Engenharia de Alimentos; como o Município de Lucerna quer a instalação do curso de Farmácia.

Esta é uma demonstração de que a Udesc deixa de ser da Ilha de Santa Catarina e passa a ser também do interior do Estado.

Notamos a alegria de todas as lideranças que mesmo sendo 40 vagas, será estudo gratuito, dando oportunidade, através de vestibular, a pessoas do Oeste catarinense.

Definitivamente a Udesc coloca uma perna no Oeste de Santa Catarina, ficando mais fácil a instalação de outros cursos tão importantes porque hoje o pagamento da mensalidade de uma faculdade particular é muito caro.

Sou um admirador, um parceiro do sistema Acafe e sempre estive ao seu lado, até porque todos os cursos que fiz foram na Acafe. Mas é muito caro e um pai de família muitas vezes não poder arcar com essa responsabilidade.

Todos sabem que quando viajamos para o interior do Estado, em qualquer oportunidade que se apresenta, dificilmente nos escapamos de alguém não pedir ajuda para pagar o estudo do seu filho, porque é muito caro.

Esperamos que a Udesc supere todas as dificuldades que teve até então e vá definitivamente ao Oeste prestar estudo de qualidade, fazendo com que o corpo docente fique preparado e consciente para prestar este serviço, que vai fazer bem para todos.

Não foi deliberado na Comissão de Finanças, ficou para a próxima semana, porque o Deputado Manoel Mota pediu vista, mas faço um apelo aos Srs. Deputados que votem a regulamentação da Lei nº 180.

Precisamos deliberar para que no ano que vem as universidades possam fazer todos os critérios, que o SAE possa funcionar, fazer o cadastro e dar aos alunos o percentual que vão ter, que, graças a Deus, vai ser acima de 50%. E com isso possamos dar condições do aluno carente estudar.

O Sr. Deputado Reno Caramori - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO JORGINHO MELLO - Pois não!

O Sr. Deputado Reno Caramori - Quero me irmanar com V.Exa. nessa alegria de vermos contemplado o Oeste com a descentralização da Udesc.

Aproveito para registrar os meus cumprimentos ao ex-Governador Esperidião Amin, ao ex-Secretário da Educação e ao corpo docente da Udesc, que já no ano passado estava determinado pelas próprias comunidades para receberem esta parte da universidade com alguns cursos.

Esperamos que não só Joinville, Florianópolis, Chapecó e outros recebam, mas que outros Municípios estrategicamente recebam uma descentralização da Udesc, para que possamos com os cursos vocacionados premiar esses alunos que tanto precisam de uma educação condizente, engrandecendo, cada vez mais, o sistema Acafe.

Fui durante seis anos Presidente da UNC, de Caçador, e sei da importância e o efeito que a Acafe tem trazido ao longo dos anos, pois enfrentou situações importando professores para poder satisfazer as exigências do MEC, do Ministério da Educação e do Conselho Estadual, mas hoje estamos vendo a coisa desenvolvendo cada vez mais.

O SR. DEPUTADO JORGINHO MELLO - Quero cumprimentar o professor Lúcio Botelho pela sua eleição à Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi uma eleição democrática e quero desejar-lhe sucesso na condição desta universidade que orgulha Santa Catarina.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)