90ª Sessão Ordinária - 18/11/2003
O SR. DEPUTADO AFRÂNIO BOPPRÉ - Sr. Presidente, assomo à tribuna para comentar o resultado de uma pesquisa divulgada, hoje, nos jornais, feita pela Escola Técnica Federal de Santa Catarina, a respeito da satisfação dos usuários do sistema de transporte de nossa Capital. Os jornais trazem estampado, a exemplo do jornal O Estado, em letras garrafais, o título: Usuário Reprova Sistema Integrado. Temos, na página 12, detalhadamente, uma pesquisa que mostra as razões principais do descontentamento de milhares de usuários do nosso sistema de transporte em nossa Capital.
Da mesma forma, Sr. Presidente, o jornal A Notícia, em seu caderno ANCapital, que traz essa matéria, o sistema integrado de transporte, é reprovado em pesquisa de opinião. E a matéria também diz o seguinte: "A maioria dos entrevistados apontou pioras no serviço de transporte desde a implantação. Mais de 68% se queixaram do aumento do tempo de viagem, 52% afirmaram que o número de horários diminuiu 64% e os ônibus estão mais lotados que antes. A tarifa é considerada muito cara por 85% dos usuários e para 81% os novos terminais não integram os bairros, servindo apenas para baldeação".
Entre as noves questões levantadas pela pesquisa, apenas uma teve avaliação positiva dos entrevistados: 59.8% consideram a estrutura dos terminais adequadas. É aquilo que afirmamos nesta tribuna, do ponto de vista arquitetônico, as estações de transbordo são muito bonitas, são belas, mas não atendem as necessidades dos nossos usuários. O Sistema de Transporte Coletivo na Capital não trouxe benefício para a população. E mais, estão sendo circuladas notícias na cidade, que não são nada agradáveis, de que a Prefeita Angela Amin está preparando mais um aumento de tarifa dos nossos ônibus.
A população está descontente, está reprovando os sistema e a Prefeitura está-se reunindo com os empresários para tramar mais um aumento das tarifas.
Eu entendo que, como foi dito aqui, todos precisam estar abertos às críticas. Por isso, creio que é fácil abrir as páginas dos jornais e observar um erro de um Governo ou de outro. Mas é muito difícil fazer o que a Bancada do Partido dos Trabalhadores faz, ou seja, fazer autocrítica com responsabilidade é reconhecer inclusive que nenhum Governo é perfeito, é imune a erros, mas também saber dialogar e trabalhar com dados concretos, com manifestações de entendimento da população.
Eu trago esta pesquisa para dizer que o governo da Prefeita Angela Amin, na Capital, é um governo que está dirigido para atender aos interesses de meia dúzia de privilegiados. É um governo que, com poucas obras, fez a alegria de algumas empreiteiras; é um governo que governa de costas para os interesses da maioria da sociedade.
Quem quiser sair das principais avenidas da Capital, que estão hoje floridas, para conhecer a realidade dura da maioria da população, anda nos bairros dos nossos Municípios. Lá vai conhecer a realidade dos nossos morros, a realidade do Sul da Ilha e vai ficar tomando conhecimento inclusive da luta de um segmento do Norte da Ilha que pretendia a emancipação devido, principalmente, ao abandono da Prefeitura nos principais bairros da nossa Capital.
É um governo que governa para atender ao interesse das empresas de transporte coletivo. Vivemos uma situação, já falei nesta tribuna, de promiscuidade administrativa, porque as empresas privadas estão na verdade conduzindo o núcleo de transporte na Capital.
Tomaram conta! Tudo é feito para atender ao interesse das empresas de ônibus. O interesse do usuário está subjugado aos interesses do proprietário de ônibus. O quadro de horário é feito não de acordo com o interesse do usuário e sim de acordo com o interesse da empresa de ônibus.
O critério de integração, de distribuição, inclusive dos terminais de integração, foi feito de comum acordo com os interesses das empresas de transporte coletivo.
É um governo que governa para atender à lógica do lucro fácil, que não conseguiu, por incompetência administrativa, com oito anos de governo, com dois mandatos (não foi uma decisão apressada, a Prefeita teve tempo, foi no seu segundo governo, foi no seu sétimo ano), contando com o apoio do Governo Estadual, do seu marido, que era o Governador, contando com o apoio do Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que mandou liberar recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, portanto, estava em condições de fazer o projeto, colocar o projeto em funcionamento.
O sistema de transporte na Capital até agora não conseguiu sequer ser adequado. Eu não estou fazendo aqui uma crítica apressada, logo na semana seguinte da implantação. Não! Hoje é 18 de novembro, este sistema já está operando há alguns meses, e ainda assim a pesquisa mostra a incompetência administrativa do Governo Municipal na Capital, que não consegue acertar o passo e atender aos interesses dos usuários.
Então, Sr. Presidente, quero aqui, no dia de hoje, não trazer uma moção, mas me manifestar também e me solidarizar com o sofrimento e com a dor do nosso povo de Florianópolis, que ainda não conseguiu ter um sistema adequado para garantir o seu deslocamento.
É com essas palavras, no dia de hoje, que encerro a minha manifestação.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)