16ª Sessão Ordinária - 25/03/2004
O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Sr. Presidente, Srs. Deputados, a avenida vai bem, Deputado Francisco de Assis.
O Deputado Francisco de Assis, como fica sentado próximo ao parlatório, costuma ficar buzinando no ouvido do orador. Felizmente, no meu caso, ele fala só coisas boas e eu não fico nervoso, não fico bravo com ele. Então, V.Exa. pode falar que não há problema.
Sr. Presidente e Srs. Deputados presentes à sessão de hoje, antes de começar a abordar o assunto que me traz à tribuna, gostaria de cumprimentar a Aprasc, que representa os praças da Polícia Militar de Santa Catarina, que vêm reivindicando os direitos dos seus associados, que merecem um tratamento realmente diferenciado, em função do brilhante trabalho que executam na segurança pública de Santa Catarina.
Gostaria, ainda, de tecer um comentário a respeito da coluna do meu amigo (e falo assim, porque privo da amizade do colunista e de sua família) Cláudio Prisco Paraíso que, sob o título "Motivações 1 e 2", dá uma interpretação de que a família Berger não tem dúvidas de que antigos aliados estão por trás da ofensiva do Tribunal de Contas da União. E ainda faz uma referência sobre o fato de que enquanto JKB priva da intimidade do Ministro Marcos Villaça, Amin tem grande amizade com o Ministro Adilson Motta.
Eu gostaria de dizer, em primeiro lugar, que não fiz esta declaração; em segundo lugar, na verdade foi uma declaração feita a este Deputado pelo jornalista Cláudio Prisco Paraíso, que colocou exatamente da maneira como está na coluna, só que com os papéis invertidos, Deputado Celestino Secco! Assim, causa-me estranheza que tenham sido invertidos os papéis quando foi escrita a nota na coluna. Nós, não só eu, mas a minha família também (e penso que posso falar por ela), só costumamos falar de alguma coisa quando podemos provar o que é feito, o que é dito. Não costumamos jogar no ar situações das quais não tenhamos efetivamente pleno conhecimento, pleno controle e saibamos realmente como está.
Então, só gostaria de fazer essa retificação. Tenho certeza de que o jornalista não fez isso por mal, até porque é um grande amigo nosso. Mas para restabelecer o que aconteceu, gostaria de fazer esse comentário.
Para iniciar, gostaria de que V.Exas. assistissem a uma fita de vídeo sobre a cidade de São José, e depois farei alguns comentários a respeito da obra da Beira-mar de São José.
(Procede-se à apresentação do vídeo.)
Sras. Deputadas, Srs. Deputados e amigos da Aprasc, essa é uma obra que tem causado alguma polêmica. Essa propaganda, esse texto institucional editado pela Prefeitura de São José e veiculado, tem gerado várias discussões e vários ataques a nossa Prefeitura de São José.
Ontem, no pronunciamento que fizemos desta tribuna, até pedimos aos Parlamentares para que nos ajudassem no sentido de descobrirmos alguma obra do gênero no Brasil que tenha sido feita com tanta dedicação e carinho como foi feita a Beira-mar de São José.
Acompanhei essa obra desde a sua concepção, desde o momento em que foi imaginada para ser construída. Participei do seu traçado, do seu planejamento, da sua execução efetiva e também da sua inauguração. Foi uma obra que nos encheu de orgulho e que restabeleceu a auto-estima do povo de São José, pois ele também tinha o direito a sua beira-mar.
São José é uma cidade litorânea, como todas as cidades da região da Grande Florianópolis, que não tinha o seu contato com o mar, efetivamente. E isso foi restabelecido com a construção da Avenida Beira-Mar de São José.
Tivemos, na oportunidade da sua inauguração, de contar com a presença de mais de 50 mil pessoas que prestigiaram aquele evento da Prefeitura, comemorando conosco a inauguração dessa tão importante obra. E isso é o que está aí, isso é o que pode ser visto.
Conclamo todas aquelas pessoas que têm qualquer dúvida com relação à execução dessa obra par irem lá nos visitar. Até fomos criticados por termos feito uma obra sem planejamento, dizendo que não sabíamos se eram uma, duas ou três pistas. Mas a obra está lá devidamente concluída para quem quiser olhar, deliciar-se e aproveitar aquela obra que é a mais importante área de lazer executada por uma Prefeitura no Estado de Santa Catarina.
Não conheço nenhuma outra Prefeitura que tenha construído algo semelhante em sua região. E não falo só das Prefeituras do porte de São José, mas também das maiores Prefeituras do Brasil, que não construíram algo semelhante como a obra da Beira-mar de São José.
Aquela é uma obra que, pelo seu porte, não deveria ter sido construída por São José, e sim pelo Governo do Estado e pela União, que deveriam olhar para São José, que é uma cidade com 1.500 habitantes por quilômetro quadrado, que tem a maior densidade demográfica de Santa Catarina e que não tinha uma área de lazer efetivamente condizente com a pujança e com a capacidade do seu Município.
Então, Srs. Deputados, essa é a obra da Avenida Beira-mar de São José e que conclamo a todos para visitarem.
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Pois não!
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - Deputado Djalma Berger, eu gostaria de aproveitar este pronunciamento para fazer também uma referência a essa belíssima obra, a Beira-Mar de São José.
Recebi o convite, mas, infelizmente, não pude estar junto com V.Exa. e o meu amigo Dário Berger e tantos outros inaugurando aquela belíssima obra, que realmente é um diferencial na história de São José. Mas já estive lá esta semana fazendo uma visita e pude ver a grandiosidade, o espetáculo que é aquela obra.
Por isso gostaria de parabenizar a administração de São José, na pessoa do Dário Berger e de toda a sua equipe, e de dizer, quanto a esse tipo de denúncias e de colocações que estão sendo feitas pela imprensa em relação ao seu irmão, que V.Exa. não deve se preocupar. Ninguém atira pedras em árvores que não dão frutos. E o Prefeito Dário Berger é uma liderança que tem dado muitos frutos.
O que fala, inclusive, do PMDB nessa nota não é verdade, Deputado Djalma Berger. O meu Partido, de forma nenhuma, faria qualquer colocação maldosa da maneira como foi feita. Eu acompanhei várias vezes o Governador Luiz Henrique da Silveira naquele período em que os senhores já estavam saindo do PFL e procurando uma nova opção partidária, e sei da insistência que o Governador fez para que o Dário, V.Exa. e demais lideranças viessem para o nosso Partido, o PMDB.
Nós, por diversas vezes, junto com o Governador, insistimos para que viessem, porque reconhecemos a qualidade e a capacidade de lideranças iguais a V.Exa., ao Dário e tantos outros lá de São José.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Muito obrigado, Deputado Rogério Mendonça. V.Exa., por ser um gentleman e um amigo nosso, exagera um pouquinho nos comentários. Mas agradeço de coração a V.Exa. pelas suas palavras.
O Sr. Deputado Sérgio Godinho - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Pois não!
O Sr. Deputado Sérgio Godinho - Gostaria somente de dizer uma coisa: algumas pessoas fazem o asfalto, que é importante e primário, mas fazer uma obra como aquela que o seu irmão Dário fez, uma obra que vai melhorar efetivamente a qualidade de vida e gerar benefícios para as crianças, os idosos, é algo relevante.
Portanto, quero parabenizar V.Exa. e o seu irmão!
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Sei que os Deputados Nilson Gonçalves e Genésio Goulart gostariam também de me apartear, mas como meu tempo está terminando quero agradecer, efetivamente, aos companheiros Deputados pela solidariedade, assim como ao povo do Estado de Santa Catarina, e dizer que a política de Santa Catarina está carecendo de pessoas com espírito público, com altivez e que, acima de tudo, saibam reconhecer o trabalho efetivamente realizado!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)