77ª Sessão Ordinária - 21/10/2004
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados e visitantes, venho a esta tribuna na manhã de hoje para fazer algumas considerações. Inclusive, Sr. Presidente, estou me sentindo diferente aqui na tribuna, já que ela ficou mais livre, mais aberta.
Mas quero relatar uma questão levantada nesta tribuna pelo Deputado Joares Ponticelli, que fez algumas denúncias muito pesadas e duras. Eu não sei se fez com responsabilidade ou se apenas jogou as coisas no ar. E nós vamos questionar isso, porque não podemos admitir que um homem que deixou a marca do trabalho por aonde passou, que um homem honrado, como é o Secretário da Segurança Pública, Ronaldo Benedet, seja acusado de manipular pessoas ou de pagar pessoas para darem depoimentos contra "a" ou "b" nas eleições passadas.
As acusações foram muito pesadas e por isso, caro Presidente, estou pedindo a esta Casa a fita da sessão de ontem, bem como as notas taquigráficas, para mandá-las ao Deputado Ronaldo Benedet para que ele possa se defender daquelas acusações que, no meu ponto de vista, foram levianas, irresponsáveis e muito duras. Um Secretário de Segurança Pública articulando depoimento para as pessoas contra Prefeitos eleitos foi uma acusação muito dura. Acho que passaram do limite!
Por isso, estamos requerendo as notas taquigráficas, que deixam tudo registrado, bem como a cópia da fita da sessão de ontem, para que o Deputado Ronaldo Benedet possa se defender, já que ele é um homem honrado, um homem de bem.
Ontem não tivemos tempo para falar porque já estávamos sem quórum. Mas não perdi a oportunidade de me inscrever hoje para vir aqui defender o Secretário de Segurança Pública e Defesa do Cidadão. Inclusive, ele estará aqui na terça-feira. Mas daí será por outras razões, para colocar ações e programas da Secretaria.
Por isso, estou requerendo a cópia da fita da sessão de ontem para que eu possa encaminhá-la ao Secretário da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, a fim de que ele possa se defender e colher a verdade, pois o bonito é a verdade, o bonito são as informações corretas.
Por esta razão, não poderia deixar de fazer esse questionamento. Entendi que era minha obrigação levantar essa questão. Como estou acostumado a defender o Governo quando é necessário, não poderia deixar de defender um colega desta Casa, o Secretário de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Ronaldo Benedet.
Então, como as acusações foram pesadas, vamos poder levantá-las. E se forem verdadeiras, vai haver algum desdobramento; se não forem verdadeiras, evidentemente que vai haver outro desdobramento. Mas não poderia deixar isso passar em branco. A sociedade não pode ouvir acusações dessa natureza, sem ter uma explicação, sem ter a verdade clareada. Para que lado ela torce, ela pende, é secundário. Agora, a verdade tem de ser clareada e esclarecida.
Por isso, estamos requerendo tanto a fita da sessão quanto as notas taquigráficas, para poder fazer essa avaliação e dar o direito de defesa ao Secretário de Segurança Pública e Defesa do Cidadão.
Também por várias vezes ouvi o Deputado Joares Ponticelli fazer considerações aqui desta tribuna sobre as eleições de Tubarão, sendo que lá ganhou o atual Prefeito, com uma vitória muito forte. E ele veio várias vezes aqui nesta tribuna fazer considerações e elogios a isso.
Já que lá era o 45, quero que o Deputado Joares Ponticelli também venha aqui em Florianópolis fazer a defesa do 45. Já que ele fez tanto a defesa do 45 lá em Tubarão, que venha fazê-la também aqui em Florianópolis!
Por isso, o Dário Berger, com certeza, está aguardando que ele venha a esta tribuna fazer a defesa do 45.
Com muita honra, anteontem, eu reuni a Bancada do PMDB, juntamente com a do PL, com os Deputados Cézar Cim, Dionei Walter da Silva, Jorginho Mello, Djalma Berger, enfim, com uma gama de Parlamentares, e abri o apoio à candidatura de Dário Berger. E fiquei orgulhoso porque conheço esse moço há muito tempo e sei o que ele fez por São José e da sua competência.
Já que lá ele fez uma administração moderna, nova, evidentemente que aqui na Capital não vai ser diferente. Aqui ele também vai implantar o mesmo perfil de trabalho, a mesma luta.
Por isso, não tenho nenhum problema em estar aqui defendendo a candidatura de Dário Berger. E só questionei porque espero que o Deputado Joares Ponticelli, que defendia tanto o 45 de Tubarão, neste instante também possa vir defender a candidatura de um menino novo, competente, capaz, sério e que fez uma administração memorável em São José. Foi reeleito, praticamente, com mais de 80% dos votos e fez o seu sucessor, o que é uma coisa muito difícil. Hoje está candidato aqui em Florianópolis e acredito que, com essa visão moderna, competente e com essa capacidade de administrar, será o Prefeito desta cidade.
Por isso, não temos dúvida nenhuma de que estamos com ele em todos os momentos. Estamos trabalhando para que possamos colher uma grande vitória aqui na Capital dos Catarinenses, que, com certeza, terá esse administrador moderno, sério, competente e capaz para orgulhar este povo, já que a Capital é o termômetro de todo o nosso Estado.
Por esta razão, não poderia deixar de trazer aqui o meu apoio, com a certeza de que estamos no caminho certo, no caminho daqueles que dão sustentação ao Governo, no caminho daqueles que já foram parceiros para ganhar as eleições do Governo do Estado de Santa Catarina de Luiz Henrique e Eduardo Moreira.
Portanto, por uma questão de lealdade, fomos buscar os encaminhamentos e as parcerias que vivemos no Estado de Santa Catarina, nos grandes Municípios, para que a Capital possa ser administrada com a competência de Dário Berger.
Faço este registro na certeza de que estou convicto daquilo que escolhi. E sei que escolhi o melhor caminho para a nossa Capital de Santa Catarina, que é Florianópolis.
Por isso, caro Sr. Presidente, vimos aqui dizer que estamos trabalhando. Conosco não tem esse negócio de ficar em cima do muro. É linha direta, pois sabemos o que queremos e aonde queremos chegar.
Queremos deixar registrado que estamos ouvindo alguns ataques por parte do adversário de campanha de Dário Berger aqui na Capital. Mas temos certeza de que quando as pessoas estão desesperadas, procuram buscar todos os encaminhamentos. Dário Berger não irá mudar o seu perfil, que sempre foi o de fazer campanha construindo aquilo que será o melhor. E ele vai continuar com esse mesmo perfil - foi o que nos disse nessa reunião. E estaremos com ele, pois a melhor proposta para Florianópolis é a dele. Então, escolhemos a melhor proposta, que é a de Dário Berger!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)