75ª Sessão Ordinária - 15/10/2002
A SRA. DEPUTADA IDELI SALVATTI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, no último domingo o Partido dos Trabalhadores realizou uma das suas maiores plenárias, histórica, que levou a Rio do Sul o diretório estadual, a executiva do Partido e a ampla maioria dos nossos candidatos; das nossas Deputadas e Deputados eleitos; o nosso candidato a Governador, José Fritsch; o nosso candidato ao Senado, Milton Mendes, que reassumiu a Presidência do Partido; e os nossos Prefeitos e Vereadores. Mais de 350 lideranças do Partido estiveram reunidas para que pudéssemos fazer os encaminhamentos do segundo turno da campanha presidencial.
Não fizemos o balanço eleitoral ainda, porque não podemos perder tempo em análises, pois o trabalho ainda a ser realizado até o dia 27 de outubro é muito grande.
Portanto, essa plenária do Partido dos Trabalhadores teve como principal objetivo comemorar as vitórias, sim, porque o Partido dos Trabalhadores - a Frente Popular - foi amplamente vitorioso no nosso Estado.
Mas a nossa prioridade era preparar a nossa campanha e continuarmos a ser, no Brasil, o campeão de percentual de votos a Luíz Inácio Lula da Silva. Aquilo que já fizemos no primeiro turno, dando a Lula o maior percentual de todos os Estados brasileiros, 57%, pretendemos ampliar, aumentar, para continuar liderando, em termos de Brasil, esse percentual.
Essa é a meta deliberada nessa plenária realizada em Rio do Sul. Mas além desse debate sobre a organização da nossa campanha ao segundo turno do Lula, nós não poderíamos também deixar de tomar um posicionamento em relação à eleição a Governador, no segundo turno, no nosso Estado.
Por aproximadamente 90% dos votos dos membros do Diretório Estadual do Partido, depois de um debate aberto a todos os participantes da plenária - portanto, tinha direito à fala todo e qualquer filiado do Partido presente -, o Diretório Estadual do Partido indicou Luiz Henrique para Governador.
Esse debate teve vários viés. E não poderia deixar de trazer à tribuna o meu convencimento dessa indicação de voto.
Queremos deixar bem claro, porque foi dessa forma que fizemos a defesa no encontro em Rio do Sul, que o que nos moveu a tomar uma posição na eleição para Governador de Santa Catarina foi, em primeiro lugar, a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, e, em segundo lugar, a governabilidade, as condições para que o Lula possa implementar o seu plano de Governo, principalmente após o que este atual Governo vem fazendo em termos de terrorismo e de criação de condições de instabilidade econômica, como estamos assistindo, aterrorizados, nos últimos dias.
A taxa de juros ser colocada em 21% é algo que não tem amparo nos fundamentos econômicos e tem como único objetivo aterrorizar o eleitorado brasileiro, numa perspectiva de um Governo Lula. Eles acham que dessa forma vão conseguir tirar de ¾ da população brasileira a convicção de que precisamos, temos e queremos mudar este País.
Então, essa governabilidade para o Lula é muito importante. É claro que o mais importante é ganhar a eleição, mas ganhar a eleição e poder implementar o programa de Governo é de fundamental importância.
Portanto, ganhar a eleição e poder ter maior tranqüilidade para governar foi o que me moveu e, tenho certeza absoluta, moveu os 90% do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores nessa decisão.
Quando falamos em governabilidade para o Lula no Congresso Nacional, falamos em cima de um fato que é transparente, claro, óbvio, ou alguém pode imaginar as Bancadas do PPB e do PFL no Congresso Nacional dando sustentação às propostas de Mudança Lula?! Podem até estar, como estão aqui em Santa Catarina, com adesivos "Amin cá Lula lá", declarando voto e apoio. Mas temos a convicção, até porque é assim que vem se desenhando ao longo de muitos anos, de que PPB e PFL são adversários históricos do PT, não vão dar refresco ao Governo Lula e vão fazer Oposição ao seu Governo!
Da parte do PMDB, podemos esperar um apoio, que poderá acontecer ou não! Esperamos que sim! Estamos trabalhando com esse compromisso que as candidaturas do PMDB, em alguns Estados, estão sinalizando, inclusive aqui em Santa Catarina, na figura de Luiz Henrique.
Agora, com certeza já sabemos, de antemão, que não teremos apoio nem do PPB nem do PFL ao Governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Também tem uma outra questão que eu, como professora e funcionária pública, quero deixar aqui registrada. Esta Casa, a partir do ano que vem, Deputado Reno Caramori, já está configurada. O PPB tem 10 Deputados, o PFL sete, o PSDB três e o PTB dois.
Portanto, se o Sr. Esperidião Amin for reeleito continuará tendo a maioria dos Deputados desta Casa, sem precisar sentar e negociar nada! Vai continuar fazendo o que quer, quando quer e como quer! Isso já está claro, pela configuração que temos aqui no Plenário, a partir do ano que vem.
O mesmo não se dá com o Sr. Luiz Henrique! O seu Partido elegeu sete Deputados para a próxima Legislatura! Se repetir a aventura de coligação com o PFL, como já fez no Governo Paulo Afonso - e espero, sinceramente, que não repita, porque a experiência tem que servir para alguma coisa, pelo menos para aprendermos a não repetir erros -, mesmo que se aproxime do PFL, vai ficar com 14 Deputados; mesmo que consiga obter o apoio do PSDB, vai ficar com 17 Deputados; mesmo que consiga obter o apoio do PTB, vai ficar com 19 Deputados.
Portanto, se o Sr. Luiz Henrique for Governador, não poderá fazer nada sem negociar! Vai ter de negociar!
Por isso nós, que a partir do ano que vem vamos ter nove Deputados do PT aqui nesta Casa e mais a Deputada Odete de Jesus, da nossa coligação - portanto, teremos 10 Deputados; será ¼ deste Plenário -, temos a convicção de que será melhor para Santa Catarina, porque ai dele se não fizer as coisas direitinho! Vai haver ¼ da Bancada aqui na Assembléia Legislativa com condição de poder exigir e de cobrar, enquanto que o Sr. Esperidião Amin terá tranqüilidade para dar continuidade a tudo que desejar fazer.
Então, sendo muito pragmática, até como funcionária pública, que sabe o quanto o funcionalismo público amargou em determinadas situações graves de atraso de salário que ocorreram, quero dizer que teremos a configuração deste Plenário com possibilidade de pressão e de negociação de uma forma com o Luiz Henrique e de outra forma com o Sr. Esperidião Amin.
Então, eu, que vou ter a tarefa de estar no Senado da República representando o nosso Estado e os interesses de Santa Catarina e daqueles que apostaram na mudança, estou convencida de que tanto para o Brasil.... E vamos cobrar o apoio da Bancada governista em Brasília para as propostas de Lula, como também aqui em Santa Catarina vamos ter os 10 Deputados - pelo menos os nove do PT, com certeza, e tenho convicção de que a Deputada Odete de Jesus também estará fechada, porque foi eleita pela coligação - e estaremos aqui cobrando que os compromissos públicos sejam assumidos.
Esse é o nosso tabuleiro político para o ano que vem. Por isso que a indicação do voto em Luiz Henrique foi, de forma inequívoca, pelo menos para mim, como foi para a maioria dos que estavam no Plenário, a melhor opção para o Governo Lula e para que tenhamos condições de exigir os compromissos assumidos na campanha.
Com Luiz Henrique poderemos cobrar e exigir negociações no futuro do próximo Governo! Com Esperidião Amin, ele governará de costas para Santa Catarina, como fez até agora!
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)