12ª Sessão Ordinária - 18/03/2003
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente, companheiros Deputados, assomo à tribuna, nesta tarde de terça-feira, para tecer alguns comentários com relação a um assunto que me está trazendo muito aborrecimento e desconforto. É um assunto que acho que é do interesse de todos os Parlamentares desta Casa.
Eu quero dizer, Sr. Presidente e Srs. Deputados, que sempre procuro tratar dos assuntos que debato nesta Casa com a maior responsabilidade.
Gostaria de conviver sempre em harmonia nesta Casa, a exemplo do que estamos vendo com a maioria dos Srs. Parlamentares. Mas acho agora, Deputado Djalma Berger, que nós, Deputados, não podemos mais continuar assistindo, através dos jornais, a busca da promoção pessoal de um Parlamentar da Bancada do PT, que é o Deputado Francisco de Assis. Ele, novamente, está aparecendo no jornal e postando-se como paladino da moralidade, ofendendo e agredindo Parlamentares, e isso está fazendo desde a época em que ia à imprensa dizer que iria acabar com o salário-moradia. Porque esta era a intenção do PT!
Nós sabemos muito bem que o salário-moradia foi agregado pelo salário, tanto pelo Judiciário como pelo Ministério Público e também pelos Srs. Procuradores desta Casa. Transformou-se, então, em salário, em remuneratório, Deputado Genésio Goulart. Pouco resolveria todos os Parlamentares abdicarem-se do seu salário-moradia. A única classe que realmente precisava do salário indenizatório. E foi criado como indenizatório.
Cada Parlamentar pode explicar muito bem o que faz com os seus recursos; cada um pode justificar para a sociedade por que recebe e como aplica os seus recursos. Mas não pode uma pessoa ocupar páginas de jornais, Deputado Onofre Santo Agostini, para atingir, denegrir e ofender Parlamentares. Pior do que isso, é sempre ele que aparece com essas notícias. E aqui diz o seguinte na notícia de hoje: "Deputado que vai a Brasília. Deputado que quer moralizar a Casa. Deputado Francisco de Assis quer acertar esta Casa. Deputado Francisco de Assis acha que Parlamentar..." Aqui deixa dúvida na questão da sua seriedade! Mas agora faz mais: ele vai a Brasília e parece que só ele quem foi! Parece que só ele que resolve as coisas!
Eu não queria chegar a esse ponto, Deputado Francisco de Assis! V.Exa. tem algumas qualidades as quais admiro, mas tem algumas coisas que têm de ser questionadas. V.Exa. não tem o direito de fazer isto com os Parlamentares ao dizer que para moralizarmos esta Casa temos que criar um escritório no interior.
Eu queria perguntar à imprensa catarinense se fosse um de nós e não um petista que fizesse uma proposta de criar um escritório no interior, isso iria emplacar semanas e semanas aqui, como alguém que quer se locupletar com o dinheiro público, alguém que quer favores com o dinheiro público? Nós seríamos condenados, execrados em praça pública se quiséssemos montar um escritório no interior para fazermos o nosso comitê político lá!
Mas foi com o Deputado Francisco de Assis, do PT. A imprensa acha que o PT é sério! Quando o João Paulo, Presidente do Congresso Nacional, aceitou dar mais dois salários de R$5.000,00 para cada Parlamentar deste País, acharam que o PT é sério! Mas se fosse outro, seria picareta, irresponsável! Mas o PT, não, o PT é sério!
A imprensa catarinense, pelo jeito está também na mesma linha. Criar um escritório no interior e querer camuflar, Deputado Francisco de Assis, o seu interesse próprio e dizer que tem muitos Parlamentares! Enquanto ele prega a moralidade, espécie de moralidade, respeito com o dinheiro público, os demais Parlamentares, na sua maioria, torcem o nariz!
Deputado Francisco de Assis, com todo o respeito que tenho por V.Exa., mas tem de aprender a respeitar os outros Deputados! Todos nós temos uma história! Todos nós temos trabalhos e queremos respeitar e ser respeitados! V.Exa. não tem o direito de avocar para si esta questão da moralidade, atingindo, também, a sua Bancada, o seu Partido! V.Exa. não tem esse direito! Nós, sim, nesta Casa, procuramos fazer o melhor, buscando seriedade e moralidade. Agora, quando V.Exa. diz que alguém torce o nariz ou quando coloca Deputados sob suspeição, diga o nome de quem está falando! Se V.Exa. tem dúvida de que alguém aqui não é sério, diga o seu nome!
V.Exa. não pode enxovalhar os Parlamentares desta Casa! Diga o nome de quem está usando indevidamente o recurso. É fulano de tal, que não é sério, que não presta conta corretamente.
Eu não posso aceitar que V.Exa., por mais respeito que tenha por sua pessoa, agrida e ofenda os Parlamentares desta Casa, através dos jornais, para fazer demagogia, para se autopromover, pois no fundo tem interesse pessoal!
Eu queria ver a imprensa denunciar isso, porque se fosse qualquer um de nós, Sr. Presidente Sérgio Godinho, não tenha dúvida de que iríamos escutar muitas bobagens.
Mas é o PT! Parece que o PT pode, ainda mais quando é o Deputado Francisco de Assis. O que é isso?! Que vergonha! Isso não podemos tolerar!
O Sr. Deputado Lício Silveira - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Pois não!
O Sr. Deputado Lício Silveira - Eu gostaria de discutir este assunto interno da Casa de forma particular. Nós podíamos muito bem conversarmos sobre este assunto em particular, mas às vezes somos ignorados e há exageros que estão sendo feitos de uma forma constante, totalmente inadequada, atingindo todos os Srs. Deputados desta Casa.
Ora, se for efetivamente para discutirmos todos os problemas desta Casa, acho, sim, que devemos fazer uma mesa aberta, pública para discutirmos de uma vez por todas este aspecto de moralidade e da imoralidade!
Eu não tenho nariz torcido! Eu acho que nenhum dos Srs. Deputados tem nariz torcido aqui. Se alguém tem, não somos nós! É aquele que critica, é aquele que vem colocando as coisas de uma forma indevida! E chamo a atenção da Casa e também da Mesa Diretora, no bom sentido. Porque quando o Deputado vai, em nome da Casa, a outros lugares, como foram a Brasília, e logo a seguir...
O SR. DEPTUADO NELSON GOETTEN - Não ouço o nome da Casa! Não ouço o nome da Comissão! É sempre ele que vai, ele que faz.Eles foram, nós fomos. Ele que aprenda isso!O plural faz bem.
O Sr. Deputado Lício Silveira - O verbo é importante!
Só acho, de uma vez por todas, que isso é responsabilidade da Mesa Diretora, a qual tem que trabalhar esse assunto da melhor forma possível. Não podemos mais admitir este problema que só um lado, aqui, é bom! O restante não vale nada!
Não, Deputada, não estou falando com V.Exa. Por favor! Longe disso! V.Exa. até me assustou, agora.
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Esse aqui é o lado dos pecadores!
O Sr. Deputado Lício Silveira - O lado dos pecadores está aqui? Não! Não! Não tem pecador só aqui, não! Eu até ia colocar este assunto, Deputado Nelson Goetten, de uma forma mais incisiva. Aliás, isto dá para escrever um baita livro, não é? Os pecados dos Legislativos não só no Estado de Santa Catarina, mas do Brasil. Nós vamos morrer de tanto escrever. Só peço à Casa que tratem estes assuntos de uma forma mais adequada possível.
Não temos nada a esconder da imprensa, não! Nada a esconder da imprensa e não vamos esconder! Mas não podemos admitir que um Deputado pregue a moralidade em detrimento da imoralidade dos outros!
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Deputado Lício Silveira, eu acho que tem uma coisa em que temos que ser justos.
Eu acho que se for para o Deputado, o Parlamentar Francisco de Assis trabalhar para tentar cada vez mais deixar a Casa transparente, que seja um trabalho levado à Mesa Diretora! Que a Mesa faça isso! Não temos nada contra! Agora, não podemos aceitar o Deputado Francisco de Assis enlamear os Companheiros dele, o Partido dele.
E o seu Partido, Deputados, pela terceira vez, fica numa situação muito delicada, este ano. O Deputado Francisco de Assis traz assuntos para a imprensa, ocupa páginas de jornais buscando promoção pessoal. E fica muito ruim para os 40 Srs. Parlamentares que estão aqui, que têm responsabilidade, que têm compromisso com a sua região e que têm compromissos políticos com esta Casa.
Eu não sou contra debater a questão da transparência, da seriedade. Agora, não posso aceitar alguém buscar artifícios, buscar promoção pessoal e denegrir as pessoas para aparecer ou parecer que queira aparecer como paladino, como o melhor.
Eu acho que todos nós aqui temos que nos autodefender e, se tivermos alguma ação, podemos condenar, mas dar o nome de quem torce o nariz, não é correto. Vamos aprender a nos respeitar mais.
Então, é isso que eu precisava lhe dizer, Deputado Francisco de Assis, em respeito a esta Casa, pois nós queremos o melhor para ela. Não somos contra o trabalho da transparência, da seriedade. Agora, não vamos nos calar e aceitar sermos sempre atingidos ou incluídos, deixando no ar dúvida sobre a atuação ou a seriedade do Parlamentar.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)