13ª Sessão Ordinária - 19/03/2003
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente e Srs. Deputados...
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Pois não!
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Deputado, com relação a esse cartaz que o Deputado Ronaldo Benedet trouxe, só quero dar uma resposta a ele: na minha região, só se foi colocado nos diretórios do PMDB e dentro da sala do diretor, porque sempre ando em locais públicos e não o vi em lugar nenhum!
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente, ocupo o horário do meu Partido para fazer alguns esclarecimentos.
Preciso deixar dito aqui ao Deputado Jorginho Mello e aos Deputados do PSDB - Parlamentares que quero muito bem e que sempre aprendi a respeitar - que, de forma alguma, não tinha a intenção de prejudicar qualquer Parlamentar do PSDB quando falaram.
Agora, também não acho justo o Deputado Jorginho Mello querer dizer que o Deputado Nelson Goetten precisa todo dia estar encrencando com alguém.
Eu não encrenco com as pessoas; eu debato assuntos, trago assuntos, cobro assuntos. Sou uma pessoa sempre presente, tentando cumprir com o meu dever. Faço isso, Deputado Jorginho Mello!
Tenho o maior carinho e respeito por V.Exa., mas não posso admitir que V.Exa. diga que não aceita o Deputado Nelson Goetten dizer isso, que não admite... Aqui ninguém deixa de admitir ou não!
Aqui estou livre para defender os meus pontos de vista, isso decidido pelas urnas, e venho aqui não para falar só como Partido Político, mas como um cidadão catarinense que tem preocupação com o seu Estado e que vê hoje que se está produzindo a maior vergonha que já produzida em Santa Catarina pelo PSDB!
O PSDB tem de ter vergonha - e não os Deputados, que são bons Parlamentares - do que está produzindo em Santa Catarina! Vai para 90 dias brigando por causa de cargo! O PSDB, que até ontem esteve... Bem, pode ser mesmo até que tenha razões, porque até ontem fazia parte de um Governo.
Ouvi alguns nomes, que hoje já estão ajudando o Governo Luiz Henrique. É estarrecedor o que escutamos deles! Ou eram muito mentirosos, naquela época, ou estão mentindo agora! Ou eles mentiram para o eleitor naquela época, que o PMDB enganou, que o PMDB deixou de pagar a folha, que o PSDB traiu Santa Catarina, que o PMDB enlameou Santa Catarina. Eram esses os discursos desses companheiros. Ou mentiram naquela época ou estão mentindo agora para o povo catarinense.
E isso tem preço! Isso tem cobrança! Estou falando como cidadão catarinense, que tem preocupação com o Estado.
É verdade que ou emplacamos na primeira página falando da guerra contra o Iraque ou emplacamos falando do PSDB! O PSDB descontente com o Governo; o PSDB quer os seus 30; o PSDB não ganhou os seus 30; o PSDB quer esse! É isso que estão produzindo em Santa Catarina, Deputado Jorginho Mello.
Tenho respeito pelos meus companheiros Deputados. Agora, estou munido do meu mandato parlamentar para cobrar coerência do PSDB! O PSDB não pode estar produzindo esse vergonha para Santa Catarina. Amiudar-se! E se falei isso é porque os jornais trazem!
Está aqui o ex-Presidente do seu Partido falando de golpe, de traição, de persona non grata; de intervenção. É a sua gente que está falando isso! Estamos cansados, como sociedade catarinense, de ver essa barganha que está sendo montada em Santa Catarina, porque precisamos de Governo, trabalhando e atuando!
No nosso entender o PSDB produz contra Santa Catarina quando impõe essas discussões, e não avançam isso! Chegar ao ponto de ter uma eleição para discutir se é do PSDB ou do PMDB... É uma vergonha o que está se produzindo em Santa Catarina!
Será que não tenho o direito de vir a esta tribuna, Deputado Jorginho Mello, para falar isso? Ordem, V.Exa. dá para os seus filhos! Ordem V.Exa. dá para os seus empregados! Mas para o Deputado Nelson Goetten, munido de um mandato parlamentar, que veio lá do Alto Vale para ajudar, para contribuir com Santa Catarina, V.Exa. não dá ordem!
Aqui estou, no meu mandato, para defender a minha convicção. E dentro da minha convicção, o PSDB está produzindo mal para Santa Catarina neste momento, como Partido!
Falo do PSDB porque já votei três vezes no PSDB. Fui leal com o PSDB. Tive minha postura firme com o PSDB. Fiz a minha parte pelo PSDB.
Agora, não posso aceitar que V.Exa. venha dar ordens para o que posso ou não fazer; que venha aqui dizer que o Deputado Nelson Goetten é um encrenqueiro, só faz encrenca! Sei reconhecer o seu valor! Sei reconhecer o valor das pessoas. Sei reconhecer o que é certo e o que é errado! Sei também entender que o PSDB está muito errado no que está produzindo em Santa Catarina.
Quando V.Exa. falava de alguns Companheiros, fiquei com pena do eleitor que votou neles. O meu Partido, o PPB, está com dificuldade, é verdade, mas não está governando Santa Catarina! Não está atrapalhando Santa Catarina! Não está participando de negociata! Não está participando de acertos! Não está disputando eleição para saber se o cargo é desse ou daquele.
Estamos aqui cumprindo o nosso dever, de perdedor, porque as urnas assim impuseram, e razões poderiam ser muitas, mas estamos aqui de cabeça erguida cumprindo o nosso papel, defendendo, sim, aquilo que é o nosso dever, o de fazer oposição responsável, torcendo sempre por uma Santa Catarina melhor.
O Sr. Deputado Jorginho Mello - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Pois não!
O Sr. Deputado Jorginho Mello - Sempre tratei V.Exa. com muito respeito, como a todos os Srs. Deputados.
O que disse na tribuna reafirmo. V.Exa. é Deputado tanto quanto eu. V.Exa. representa uma região e não tem o direito de vir aqui no Parlamento falar do que o PSDB está fazendo ou vai deixar de fazer, até porque há pouco tempo V.Exa. estava propenso a vir para o PSDB, mas parece que não deu certo e V.Exa. recolheu o trem de pouso.
Então, quero dizer, mais uma vez, que o PSDB tem Deputado aqui, tem problema, como o Partido de V.Exa., como todos os Partidos.
O que disse da tribuna, Deputado Nelson Goetten, V.Exa. está comprovando! V.Exa. não sossega, não se conforma, tem sempre que arrumar uma rebarba, um gancho! Agora, dizer que está com vergonha do que a Deputada Simone Schramm fez, do que o Deputado Gilmar Knaesel fez! Isso é problemas deles! S.Exas. são Deputados, estão aqui! Se estavam no seu Partido... V.Exa. tem de respeitá-los porque deixaram de estar!
O PSDB sabe o que está fazendo. Tem problema interno? Claro que tem! Todos os Partidos têm! Mas estamos resolvendo os nosso problemas.
Não vim aqui para dar ordens a V.Exa., porque não sou de dar ordens à ninguém. Todos me conhecem. Agora, não venha pisar no meu calo, porque vai levar, Deputado. V.Exa., que fala grosso, que faz teatro, não pense que vou me acovardar com isso. Defenda suas idéias sempre que quiser, mas nunca pisando no pescoço de alguém, muito menos do PSDB.
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Respeito, e V.Exa. tem todo o direito. Democraticamente, V.Exa. defende o seu ponto de vista e este Parlamentar defende o seu. V.Exa. defende os seus Companheiros, e eu faço a minha defesa, pois esse é o direito que me cabe.
Venho aqui falar como cidadão, com um ponto de vista. Cabe a V.Exa. defender o seu ponto de vista! Esse é o campo da democracia, e é aqui dentro que exercemos isso.
Portanto, tenho o direito de exercer isso. Não quero mais uma rebarba ou menos uma rebarba! Mas também não posso levar desaforo para casa, principalmente destas questões.
Só estou aqui tentando contribuir com o meu papel de opositor, respeitando a minha condição porque foi assim que o eleitor decidiu. É verdade, votei três vezes no PSDB; tenho simpatia pelo PSDB nacional, disse isso. E estava colocado na coluna do Prisco Paraíso: "O Nelson só não vai porque o PSDB virou Governo". E agora virou uma filial do PMDB. Só por isso. Talvez seria um bom Partido para este Deputado estar presente porque é um grande Partido nacional.
O Sr. Deputado Ronaldo Benedet - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Pois não!
O Sr. Deputado Ronaldo Benedet - Quero dizer que sou solidário a V.Exa. numa questão só, porque acho que o direito da liberdade de expressão nós, Deputados, conquistamos.
Quero também dizer que o Deputado Jorginho Mello tem razão quando diz que V.Exa. se intromete numa questão partidária.
Nós, do PMDB, estamos aliados com o PSDB, tivemos uma caminhada bonita, tivemos uma vitória juntos, mas não podemos intrometer na vida política do PSDB, assim como o PSDB não pode se intrometer na vida política do PMDB. O que faz o PSDB é por conta deles e nós vamos ter de nos entender entre nós!
Claro que uma convivência como essa, num começo de Governo, há interesses de cargos e funções, interesse de pessoas, que muitas vezes acabam se sobrepondo a interesses partidários. Mas isso não tem atrapalhado em nada, como V.Exa. quer tentar induzir ao povo que nos ouve, à imprensa...
(Falas paralelas)
Isso não é verdade, não está acontecendo! O povo de Santa Catarina, Deputado Nelson Goetten, não está perdendo nada! Na verdade V.Exa. está querendo induzir, como se o Governo estivesse parado por causa de brigas! Isso não existe!
Qual o problema do Deputado Jorginho Mello, o Deputado Eduardo Cherem e este Deputado quererem conversar e discutir sobre funções? O que isso atrasa o Governo? Não atrasa em nada! A única coisa que atrasou o Governo até agora foram os problemas, as dívidas e a herança recebida do Governo que V.Exa. defendia. É a única coisa que está atrapalhando o Governo! É só!
O Governo está começando, são poucos dias de Governo, mas espero que em breve V.Exa. possa elogiar, porque tudo estará correndo às mil maravilhas.
Agora, na relação PSDB, PMDB, nada está atrapalhando ou prejudicando o andamento das obras, o andamento do Governo, e nada está prejudicando o povo de Santa Catarina, pelo contrário, só tem acontecido benefícios ao povo catarinense.
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)