61ª Sessão Ordinária - 27/08/2003
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente e Srs. Deputados, venho a esta tribuna, nesta tarde, para fazer alguns registros importantes nesta Casa.
Surpreendeu-me muito ouvir o Deputado Eduardo Cherem dando justificativas para aquele assunto da segurança que trouxe o Deputado Antônio Carlos Vieira.
Quando nós mudamos de lado, é gostoso de ver. Eu gostaria de neste momento ter acesso à taquigrafia só por uma razão, por uma questão de justiça. Por muitas vezes nesta tribuna eu fiz o papel de bobo da corte como alguém está fazendo muito bem hoje. Porque não há um palácio sem ter um bobo para fazer esse papel. Os espertos pulam fora e o bobo vem aqui.
Eu fazia bem esse papel, reconheço. E o que acontecia? Era acusado a cada crime que acontecia em Santa Catarina. E traziam o ex-Governador Esperidião Amin como responsável por mais isso aqui.
Deputado Ronaldo Benedet, quantas vezes V.Exa. veio a esta tribuna acusar o Esperidião Amin como o responsável por qualquer crime que acontecia?
É claro que nós sabemos que segurança é uma questão de tempo, segurança se resolve com justiça social, segurança se resolve com emprego, é isto que nós sabemos. Mas nós, quando governávamos, fomos acusados por demais.
Agora, Deputado Eduardo Cherem, quando viemos a esta tribuna foi sempre com o objetivo de exercer aquilo que as urnas decidiram, que era fazer oposição. Foram as urnas que decidiram assim, passaram a V.Exas. a missão de defender o Governo e passaram a nós a de fiscalizar e fazer oposição.
Então, por favor, primeiro nos respeitem, aceitem essa condição nossa. Segundo, V.Exa. continue cumprindo com o seu papel.
V.Exa. é um bom Parlamentar, é um cidadão de bem, porque se não fosse de bem não estaria aqui nesta Casa. Por certo V.Exa. tem serviço prestado naquela sua terra, e eu respeito isso e respeito cada um dos seus eleitores.
V.Exa. disse que o Deputado Nelson Goetten é um frustrado. Deputado, eu quero dizer que sou um cidadão com muitos defeitos e muitos problemas, mas não sou um cidadão frustrado. Graças a Deus eu sou um cidadão com a vida resolvida, tenho uma família que para mim é motivo de orgulho, fui um homem muito abençoado na vida não só pela saúde que tenho como pela saúde da minha família. Tenho uma atividade que começou no fundo do quintal, mas hoje no ramo é a segunda empresa que está atuando no mercado, e graças a Deus vai muito bem.
Tive a felicidade de no meio político me eleger Vereador, bem que eu não merecia tudo isso, mas não só me elegi Vereador como tive a honra de ser Prefeito da minha terra. Concederam-me a honraria de ser um Deputado pela segunda vez, e isso é muito honroso.
Eu tenho a honra de exercer a minha atividade dentro do meu limite, dentro do meu jeito e do meu limite. Então, frustrado eu tenho certeza de que não sou, Deputado.
Agora, frustração, sim, muita gente tem, e eu acho que V.Exa. tem uma grande frustração: a de ter que vir aqui fazer este papel que está fazendo, a de ter que defender um Governo que faz de conta, Deputado, um Governo do faz-de-conta, aquele que dá 1% de aumento de salário e faz de conta que deu 43.
Só V.Exa. que poderia mesmo defender com afinco este Governo faz-de-conta. Ele faz de conta que acabou com a ambulância terapia, que foi um grande prejuízo.
Nós fizemos um grande trabalho de descentralização da saúde nesta Santa Catarina, mas veio o PMDB com aquela proposta do 15. E olhem o 15! E está no 15! E estava no 15, de fato, a desgraça nesta questão da saúde, e hoje não só aumentou o número de ambulâncias para Florianópolis como também muitos centros cirúrgicos aqui em Florianópolis estão fechando.
Deputado, V.Exa., por favor, vá até o Hospital Celso Ramos verificar se não está faltando o material pago para fazer cirurgias, para pessoas que precisam de cirurgias no dia de hoje. Por favor, V.Exa. vá lá para ver se não está se fazendo de conta.
Ele faz de conta que vai aumentar o salário do policial nesta Santa Catarina, que vai dar um aumento de 90%, mas quando tiver dinheiro. É aquela história: devo, não nego, mas pago quando tiver dinheiro. Essa é mais uma proposta faz-de-conta!
Deputado, faz que conta... Ele faz uma CPI, porque faz de conta que pegou o Estado quebrado. Ora, só o PMDB tem essa capacidade.
Mas eu admiro a capacidade de mentir e de acreditar na mentira que tem o PMDB. Eu não tenho essa capacidade, mas frustração maior não há, quando se vem falar em fechar o Estado meio período, porque falta dinheiro. E faz uma isenção vergonhosa daqueles que sonegaram em Santa Catarina, porque precisa de dinheiro, e torra 42 mil reais por mês em cada uma daquelas Secretarias, em que os funcionários ficam esparramados na cama até 10h. E bem tranqüilos levantam para tomar o seu café, quando o cidadão que ganha R$300,00 tem que levantar às 7h para ir trabalhar, quando o agricultor tem que levantar às 5h para ir para o serviço.
Agora, o cidadão que ganha R$7.962,00, este é o custo de um cidadão, só de um deles, começa a trabalhar às 13h. Isso é uma vergonha. Isso é uma afronta ao eleitor, é contra tudo que é sério neste Estado. Nós não podemos aceitar esta barbaridade.
Srs. Deputados, pior do que isso é o que estou denunciando agora. Que me perdoe o PMDB, mas é o meu papel. O PMDB que venha se defender. Eu tenho que fazer o papel de fiscalizar, cumprindo com aquilo que as urnas decidiram. Foram as urnas que decidiram isso.
Deputado Eduardo Cherem, como V.Exa. defende um Governo que além de fazer de conta, faz pior, faz mal? Como ele tem coragem de enganar deficiente físico, usando a Apae para esquentar dinheiro?
V.Exa. ligue para a Apae de Salete, de Trombudo Central. Ele mandou R$20.500,00 e lá uma equipe apoiada pelo Governo faz toda a documentação dizendo que vão fazer um show cultural na cidade. E vai lá uma banda chamada Nativos, aliás que tem uma vinculação forte com o PMDB desde a campanha, para fazer um grande show cultural. Como cresce a cultura naquele lugar depois que passa a banda Nativos? Que beleza, duas horas num campo de futebol e ganhamos muito em cultura com um show dessa natureza. Mas pior do que isso: ele é patrocinado pela Petrobrás. O patrocínio é da Petrobrás. São R$6.000,00 que a Petrobrás está pagando de patrocínio.
O grupo vai à cidade e ganha mais o apoio da alimentação e da hospedagem da Prefeitura. E o que fez, sentindo que dava para buscar aí um dinheirinho? Chegaram a mais R$20.000,00. E pior do que buscar R$20.000,00 é usar uma instituição que não tem nada a ver com isso, de fé pública, usando da má-fé, passando os R$20.000,00 para essa instituição e essa instituição assinando de volta para o conjunto. Está aqui, Deputado Eduardo Cherem, imediatamente devolvendo o dinheiro para esse conjunto.
Qual é a banda em Santa Catarina e no Brasil que numa segunda, terça ou numa quinta-feira cobra R$20.000,00 para fazer uma apresentação? Qual é a banda? Onde existe isso? Se deixassem os R$20.000,00 para a Apae daquele Município, para aquele hospital, dariam R$1.700,00 por mês durante um ano, seria melhor, para que aquela entidade pudesse comprar alimento, ela que passa por todas as privações e dificuldades, que fica coletando prenda de casa em casa, fazendo rifa para arrumar um dinheirinho, mas vai o PMDB lá esquentar um dinheiro na Apae para fazer um show cultura.
Perdoe-me o PMDB se tenho que fazer isso, mas não posso me calar. Tenho o dever de colocar o fato que agora precisa ser explicado. O PMDB pode bem explicar isso. Isso é feio. Se querem contratar uma banda, licitem uma banda e contratem uma banda. Se eles acham que é assim que se cresce em cultura, que façam isso. Mas eu acho que cultura é pegar esse dinheiro e dar apoio aos valores culturais que temos em cada Município e em cada região. Aí estará investindo em cultura. Agora, dar dinheiro para uma banda ir de cidade em cidade?
E aí o que acabou acontecendo? Virou um palanque político, um palco, um grande comício. Os Secretários que não tinham o que fazer agora têm. Agora estão lá o Secretário, o Diretor do Lazer, o Diretor de Assuntos da Criança, o Diretor de Assuntos da Juventude, o Diretor da Informação. Só falta o Presidente do PMDB também no palanque. Virou um palanque político e com um custo desses.
O que significa uma banda dessa estar fazendo shows todos os dias a esse valor? Tem banda aqui com o mesmo potencial, com a mesma fama, com os mesmos equipamentos, com o mesmo caminhão, e a sua proposta é de R$10.000,00. Tenho certeza de que se fizesse um contrato para trabalhar 30 dias, num ano, seguidamente, com certeza os valores não seriam mais do que R$6.000,00, que é o que essa banda recebe de patrocínio do Governo Federal, através da Petrobrás.
Então, permitam-me vir aqui não como um frustrado. Não estou preocupado. Foram as urnas que decidiram que o PMDB, que contou todas aquelas histórias, merecia ser Governo.
Agora, chega de saliva, chega de desculpas, chega de agredir e ofender o cidadão. Se não têm o recurso necessário hoje, façam primeiro uma coisa: antes de fechar por meio período o Estado, mandem embora os que não têm nada para fazer. É muito o dinheiro que está se gastando com aqueles que não têm nada para fazer, se eles tivessem ocupação eu concordo.
No dia que tiverem orçamento, contratem as pessoas, mas enquanto não tiverem orçamento e recursos mandem essa gente embora. E, por favor, não façam isso com aquele cidadão que é sério neste País!
Fizemos uma CPI da Sonegação, em que foi constatada a indústria da falsificação e da adulteração de notas. E todas essas pessoas foram inocentadas porque o Governo resolveu precisar de dinheiro. Então, inocenta, não cobra mais os juros, a multa porque o Governo precisa de dinheiro. Portanto, livra do crime...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)