Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Francisco de Assis

1ª Sessão Ordinária - 18/02/2003

O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Sr. Presidente, colegas Deputados e Deputadas, quero inicialmente dar as boas-vindas aos colegas Deputados que já estavam na Casa na Legislatura passada, mas principalmente aos novos Colegas que estão chegando. É uma satisfação para nós tê-los aqui. Tenho certeza de que a população de Santa Catarina, os eleitores de nosso Estado, têm também imensa satisfação e alegria em ter essa nova composição na Assembléia Legislativa.

Queremos ainda, de forma especial, dar as boas-vindas aos Deputados da nossa região, da região Norte, de Joinville - e aqui temos o prazer de ter conosco os Deputados Dionei Walter da Silva, de Jaraguá do Sul, o Deputado Nilson Gonçalves, de Joinville, e a Deputada Simone Schramm - e a todos os Deputados que compõem esta Casa.

Queremos dar as boas-vindas a todos os Companheiros do nosso Partido, sendo que durante quatro anos convivemos em cinco Deputados e agora começamos esta Legislatura com nove, quem sabe dentro de poucos dias seremos a maior Bancada da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

Ao mesmo tempo em que aumenta o número de Deputados do PT, aumentam as suas responsabilidades. E esse compromisso do nosso Partido e dos nossos Parlamentares tem a ver também com a votação que o Partido dos Trabalhadores fez em Santa Catarina e no nosso País.

Inscrevi-me neste horário, Sr. Presidente, para falar de um assunto que V.Exa. na tarde de ontem abordou, que é em relação à saúde pública no País e no nosso Estado.

Esta semana, o jornal A Notícia trouxe uma matéria em que funcionários do hospital relatavam a situação de desespero das pessoas que precisam da saúde pública, principalmente do Hospital São José.

Pessoas estão convivendo no mesmo ambiente, com vários tipos de doenças, nos corredores do hospital, por falta de leitos e de estrutura mínima necessária para dar dignidade aos que mais sofrem no nosso Estado. E ontem V.Exa. falava ao Governador como médico, preocupado com a saúde do nosso povo.

Precisamos com urgência que o Governo do Estado e o Governo de Joinville, cidade à qual pretendo, durante essa mandato, dar prioridade, como à região Norte, mas principalmente à cidade de onde venho, cidade responsável direta pela nossa missão, Deputado Reno Caramori, eis que mais de 80% dos votos fiz em Joinville...

Não dá para aceitar nos dias de hoje, com toda a situação que se tem de economia, de falta de emprego e com todas as dificuldades que o povo brasileiro sofre, que essas pessoas morram nas filas dos hospitais, nos pronto-atendimentos desses hospitais.

Então, quero, na tarde de hoje, fazer essa denúncia: que Joinville há muito tempo, tanto no Hospital Municipal de São José quanto no Hospital Regional, os dois hospitais públicos, vem sofrendo discriminação por falta de recursos públicos, por falta de melhor atendimento. Tanto o Prefeito de Joinville quanto o Governador que vem de Joinville, têm responsabilidade direta pela saúde dos catarinenses. E a maior cidade do Estado, a cidade que mais contribui, não pode ficar na mão, e os hospitais não podem ficar do jeito que estão. A população não pode sofrer com isso.

O Prefeito de Joinville, recentemente, assinou convênio para comprar um terreno e construir o estádio municipal de Joinville, que considero importante, pois ali terá toda prática esportiva e não apenas futebol, no valor de R$1.700 milhão.

Outros investimentos já foram feitos na maior cidade do Estado, como o Centreventos, que é importante para a economia, para o desenvolvimento da região Norte. Agora, não dá para se fazer tudo isso, conseguir dinheiro para tantas coisas e a saúde continuar do mesmo jeito! Não dá para conseguir dinheiro para muitas obras importantes e deixar a saúde do jeito que está!

Então, o apelo que V.Exa. fez ontem e o que faço hoje é para que o Governador de Santa Catarina, que veio de Joinville, a nossa cidade, tenha olhos para essa questão importante, porque Joinville está perdendo, a cada dia, muito de seus filhos pela falta de estrutura, pela falta de médicos, pela falta de leitos e medicamentos nos hospitais da região Norte.

Como primeiro pronunciamento desta Casa, dando boas-vindas aos Deputados, não poderia deixar de tratar da nossa cidade, da cidade de onde viemos - espero que a população queira realmente que o Deputado eleito por Joinville faça -, onde a situação da saúde é talvez a pior de todas.

Em tempos passados era a segurança pública, que continua caótica e precisando de mais policiais, mas com certeza a saúde pública de Joinville está muito mal. Precisamos apontar soluções, saídas, para que a população não continue sofrendo.

Por fim, quero aproveitar o meu tempo para dizer que o nosso mandato, além das questões sociais, que sempre foram a nossa bandeira de luta, vai tratar especificamente com os movimentos organizados da sociedade, com os movimentos discriminados e com aqueles setores que têm muito pouco por eles, como os catadores de materiais recicláveis, que muito pouco têm em seu favor, como a educação - a maioria não sabe ler e escrever e não tem sequer documento de identidade -, e a sociedade não sabe que existem. Essas pessoas não vivem, elas sobrevivem daquilo que jogamos fora, do lixo que não queremos mais.

O nosso mandato, através de um planejamento que fizemos esta semana, vai priorizar essa área. Ajudaremos as pessoas que mais precisam neste Estado, porque muitas vezes não têm ninguém para olhar por elas.

Queremos dizer que seremos parceiros dos colegas Deputados. O nosso mandato está aí para servir à sociedade catarinense e para contribuir com cada Colega que precisar da nossa ajuda, da nossa luta, para fazermos deste espaço um espaço democrático, de cooperação mútua, para que a sociedade sinta orgulho da Assembléia Legislativa.

Tenho certeza de que cada um dos novos Deputados, assim como aqueles reeleitos, pensam retribuir à sociedade de forma eficiente, prática e com soluções para as pessoas que mais precisam do Poder Legislativo e também do Poder Executivo.

Espero que consigamos, durante esses quatro anos, boas parcerias entre nós e entre o Poder Executivo, porque o Executivo é aquele ao qual cabe, em última instância, resolver diretamente os problemas da sociedade.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)