Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Jorginho Mello

51ª Sessão Ordinária - 05/08/2003

O SR. DEPUTADO JORGINHO MELLO - Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero fazer uma manifestação em nome da Associação dos Criadores de Suínos de Santa Catarina.

Eu ganhei esta camiseta em Xanxerê quando lá estive, Deputado Mauro Mariani, Presidente da Comissão de Agricultura, juntamente com o Ministro Rodrigues, quando discutíamos o maior consumo de carne suína na merenda escolar.

Prometi ao Sr. Inori Barbieri, Diretor da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina, falar sobre a crise da suinocultura em Santa Catarina. No ano de 2002 e o primeiro semestre de 2003 a suinocultura de Santa Catarina teve os seus piores momentos, mergulhou numa crise sem precedentes - preço do insumo, crise cambial, desestímulo da produção de milho e questões fiscais. Já tivemos 60 mil criadores de suínos, mas hoje Santa Catarina tem apenas 15 mil, fora os agregados das grandes indústrias.

Precisamos de ações que estimulem o consumo da carne de suíno. O Brasil é o 4º produtor mundial de suíno. Produzimos em Santa Catarina 2.892 toneladas e exportamos 475 mil toneladas, 15% do que produzimos.

Consumimos 12 quilos/ano por habitante. A Europa consome 50 quilos. O programa da merenda forte adotada no Município de Xanxerê está fazendo um esforço junto com o Estado. O Sr. Inori Barbieri está indo aos Estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo tentar incluir o consumo de carne suína na merenda escolar.

O Fundo de Desenvolvimento à Educação fornece aos Estados e aos Municípios R$0,13 por dia para a merenda escolar.Santa Catarina compra, 40% desse valor, entre carne, verdura e frutas, R$2,8 milhões por ano.

O Estado está produzindo uma cartilha para dar aos diretores de escolas maior conhecimento, quebrando tabus, sobre carne suína. Duzentos e cinqüenta e seis mil refeições são servidas na rede estadual. Se juntarmos com a rede municipal, serão 800 mil refeições.

Fala-se muito em crise, sobre as dificuldades por que passa o setor, que vira e mexe há problema com o dólar, com o câmbio, com os insumos, da dificuldade que o pequeno agricultor tem de absorver os seus custos, e mergulha novamente em crise.

É por isso que quero fazer minha manifestação aqui nesta Casa. A produção de suíno não é mais um privilégio do Oeste de Santa Catarina. A produção de suíno é do Estado de Santa Catarina.

Todas as regiões se desenvolveram, investiram muito e todos os anos passam por dificuldades. Vem crise, vai crise... Então, o esforço que se faz é para que a carne in natura do suíno seja mais consumida. É obrigação nossa fazer com que se consuma mais carne suína para que os produtores, não só os integrados dos grandes grupos (Sadia, Perdigão, Aurora), mas esses 15 mil que ainda sobrevivem da agricultura possam continuar trabalhando, lutando em favor dessa atividade, que já gerou riqueza, para sustentar sua família, sobreviver. E o Estado de Santa Catarina tem de dar, acima de tudo, proteção a eles.

Parabéns ao Estado, que está fazendo com que a carne suína faça parte da merenda escolar.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)