Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nelson Goetten

59ª Sessão Ordinária - 21/08/2003

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente e Srs. Deputados, assomo à tribuna para encerrar a minha participação num assunto que acabou trazendo muita discussão nesta Casa e fez com que eu também perdesse o controle quando assomei esta tribuna para rebater o Deputado Ronaldo Benedet.

Quero dizer que, para quem escutou o Deputado Ronaldo Benedet, S.Exa. foi a vítima, foi acusado por este Deputado injustamente, porque quis dizer que não fez nada, que não falou nada. E por que estou reagindo? Estou reagindo porque esse assunto sempre me trouxe muita tristeza, muita preocupação. Em todos os lugares em que vou há sempre alguém que diz que o Nelson Goetten está envolvido nesse negócio de jogo.

Aqui mesmo nesta Casa muitos Parlamentares fazem citações de que o Deputado Nelson Goetten se beneficia do jogo, que o seu mandato tem a ver com o jogo ou coisas dessa natureza acontecem.

Quero deixar bem claro - e esse era o objetivo - que não participo, que não tenho nada a ver, nunca participei, como já disse também que não tenho nada contra isso, porque ignoro o jogo, não participo; eu não gosto de jogo, nem de futebol.

Agora, cada um faz o que bem entende da sua vida! Desde que essa atividade seja regulamentada e que tenha ordem, eu não tenho nada contra, como também não tinha nada contra o Deputado Ronaldo Benedet questionar o negócio de jogo em Santa Catarina. Eu não tinha nada contra! Se S.Exa. viesse aqui questionar o jogo, é um direito legítimo, o debate nesta Casa.

Agora, quem veio aqui falar de jogo e dizer que quem tinha se beneficiado do dinheiro do jogo, supostamente o Deputado Nelson Goetten de Lima, que tivesse o mandato amaldiçoado. Isso foi S.Exa. quem disse! E citou, então, o nome de uma pessoa, Jorge Goetten de Lima.

Por que S.Exa. não citou o jogo? Por que não citou as centenas de pessoas envolvidas nisso? Se não tivesse intenção de prejudicar, por que citou o nome deste Deputado? Supostamente, era para este Deputado explicar se era parente ou não!

(Passa a ler)

"’Isso não é ética Deputado Goetten. Ética é defender o que é decente, digno. Que isso não sirva de exemplo para outras pessoas’, havia dito o Deputado governista."

"... Ronaldo Benedet partir para o ataque. Ao denunciar o irmão do Deputado Jorge Goetten Ltda. de Lima, sócio da empresa Ban Games Ltda, de Rio do Sul, que possui 1.513 máquinas de jogos de ‘azar’..."

E diz mais: (está aqui a cópia do seu discurso) "Sr. Presidente e Srs. Deputados, ontem, o Deputado Nelson Goetten se manifestou ao microfone de aparte dizendo que eu havia misturado a questão pessoal, que havia citado o seu nome com relação à questão dos jogos de azar."

Ora, não citou! Fez indiretamente a citação, citava o meu mano.

E mais, "... quando erramos ao citar um nome, temos de pedir desculpas. O nome da pessoa que tem 1.513 máquinas.... O nome é Jorge Goetten de Lima. Não sei se tem parentesco com o S.Exa.".

Quem disse isso foi o Deputado Ronaldo Benedet, nesta Casa. Foi S.Exa. que provocou a questão que exigia, aqui, a minha manifestação.

Portanto, a minha manifestação é clara. Eu penso que o Deputado não tinha o direito de atacar a minha honra sem primeiro provar se tinha ou não alguma coisa a ver com a atividade. Tinha de provar primeiro isso!

Eu disse também, naquela oportunidade, que não tinha nada com a atividade de qualquer irmão de um Parlamentar! Eu não tenho o direito de falar de questões pessoais e de família.

Dizia que meu mano não precisava de defesa porque ele tem uma atividade legalizada no Estado de Santa Catarina. Se aquele dinheiro é amaldiçoado, também é amaldiçoado o dinheiro que a Codesc recebe do jogo. Portanto, o dinheiro dos dois poderiam ser considerados amaldiçoados. Mas, que se explique quem está envolvido na atividade.

Não tenho nada contra o debate e sim contra quererem induzir que o Deputado Nelson Goetten participa dessa atividade.

É a mesma coisa com a desgraça que aconteceu na família de Casildo Maldaner. Se sua família foi envolvida num processo de receptação, é um fato! Agora, eu não posso dizer que Casildo Maldaner é o responsável pela fatalidade que aconteceu! Não podemos culpá-lo por uma coisa que não tem nada a ver, se a família fez ou não algo errado! Não estamos aqui questionando quem fez ou não algo errado.

Não falei que o jogo dava emprego. Não foi isso que quis dizer. O meu mano paga imposto e gera emprego. Foi isso que eu disse, como todos os outros que participam dessa atividade!

Disse que meu mano tem uma atividade legalizada desde a época do PMDB! E na minha representação estou pedindo ao Deputado Ronaldo Benedet que prove, só isso, que o Jorge Goetten de Lima, que é meu mano, possui 1.500 máquinas de jogo! Quero que ele prove que meu mano é dono da Ban Games! Quero que prove isso!

Penso que estou no meu direito. Quero ver o Deputado Ronaldo Benedet provar que o meu mano é dono da atividade. E aí quero mostrar que é fácil mentir, enganar, e que essa prática continua acontecendo e prejudicando pessoas.

(Passa a ler)

"O nome de pessoa que tem 1.513 máquinas, que corrompem a vida de muitas pessoas deste Estado, que levaram pessoas ao suicido, que destruíram famílias, que prejudicam jovens e crianças, não é o do Deputado Nelson Goetten. O nome é Jorge Goetten de Lima. Não sei se há algum parentesco com S.Exa."

Vejam bem, supostamente, se meu mano tem 1.500 máquinas, ele destrói famílias, ele leva pessoas ao suicídio! Foi isso que disse no seu discurso, o santo Benedet. O santo Benedet, que veio aqui ontem, disse isso! Esse homem bonzinho, educado, disse isso! Ele disse isso aqui.

Então, o meu mano é o responsável pela desgraça, pelo suicídio, enquanto o Governo, que legalizou e recebe, não tem responsabilidade por isso?

É isso que queria questionar aqui, a questão do respeito. E disse, ainda, que o Deputado Nelson Goetten era antiético e indigno. Quero só que diga o que significa isso. Se provar isso, está tudo muito bem.

A questão do jogo tem de ser debatida, e não tenho nada contra isso porque não me beneficio e ignoro quem joga; acho uma estupidez quem vai para uma máquina de jogo, quem fuma, quem vai para a prostituição, quem bebe, mas, infelizmente, isso faz parte da humanidade.

Uma matéria mostra que o Deputado Ronaldo Benedet diz que o jogo destrói, desgraça famílias. Aí diz o Deputado Herneus de Nadal: "Pára aí, não é bem assim, porque tem jogo bom! O nosso Governo vai saber separar bem o jogo bom.

O jogo do bingo é bom, ali não vicia ninguém, ali não desagrega família. Aquilo é jogo bom! E esse jogo bom vamos precisar dele, porque a Codesc precisa desse dinheiro.

Tenho certeza absoluta que na hora em que a Justiça se manifestar, declarando a ilegalidade dessa atividade, o Governo do PMDB não vai ter cara nem coragem de mandar para esta Casa uma medida provisória para editar aquilo que eles vêm dizendo que corrompe, que destrói e que vicia as pessoas.

Eu não acredito que o PMDB vai ter coragem, depois da manifestação do Judiciário, de mandar alguma coisa para cá para regulamentar o jogo bom, porque se isso acontecer, aí Santa Catarina vai conhecer quem é o PMDB, o descaramento que o PMDB faz nas suas ações!

Tomara! Quero vir aqui e dizer para o Deputado Ronaldo Benedet que ele estava certo, que acabou essa pouca vergonha no País, em Santa Catarina, apesar de o País ser uma indústria de caça-níquel. O Governo Federal vem e leva o dinheiro, todo dia inventa mais um jogo. O mundo inteiro vive em função do jogo, também! Em cada esquina existe o jogo do bicho, e até há alguém do Judiciário que joga também. É assim mesmo. O que defendíamos era a regulamentação.

Portanto, quero deixar claro que não tenho, me envolvo e a minha única mágoa foi essa.

Quero dizer ao Deputado Ronaldo Benedet, na questão do atendimento às pessoas, que montamos essa instituição, primeiramente ajudado pelo Governador Esperidião Amin e depois mantemos esses nove médicos com a ajuda da comunidade. Conseguimos cinco mil patrocinadores; temos uma casa em Florianópolis, com 45 leitos, e uma outra no Alto Vale. Temos cinco médicos e mais três especialistas.

Se o Deputado Ronaldo Benedet quiser ajuda..., o meu salário, tenho ajudado. É uma atividade que me sustenta. Agora, se o Deputado Ronaldo Benedet quiser uma ajuda para organizar alguma coisa, pode procurar este Parlamentar, porque tenho condições de ajudá-lo.

Agora, procure o Deputado Romildo Titon porque eu aprendi com ele. Eu me informei com o Deputado Romildo Titon, que é Deputado do seu Partido, a fim de saber como é que se faz um bom atendimento na saúde. Se S.Exa. quiser a minha ajuda, pode ter certeza de que o oriento de como fiz para manter esses 20 mil atendimentos, e neste ano já atendemos 10 mil pessoas, com sete médicos efetivos trabalhando nessa instituição.

Só queria resgatar a verdade. Fiquei muito magoado porque em muitos cantos desta Santa Catarina por onde ando perguntam como é que mantenho essa atividade no jogo, dizendo que a família está viciada. Tenho passado muita vergonha por isso.

Se o Deputado tivesse vindo aqui para questionar o jogo, não teria nada contra, mas induzir que quem está corrompendo é o mano Jorge Goetten de Lima, é ofendê-lo porque está legalizado, e atingir o Deputado Nelson Goetten na sua moral. E isso não posso aceitar.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)