Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado João Rodrigues

5ª Sessão Solene - 15/04/2004

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Sr. Vice-Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Onofre Santo Agostini, Sr. Vice-Governador Eduardo Pinho Moreira, Sr. Prefeito Municipal Pedro Uczai, Sr. Presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó Amarildo Sperandio de Bairros, Srs. Deputados Estaduais, Srs. Deputados Federais, Sr. Juiz de Direito e demais integrantes da mesa, após a manifestação do Deputado Herneus de Nadal, confesso que sobrou pouca coisa, por assim dizer, até porque foi um discurso brilhante, com detalhes, contando, com suas palavras, a breve história da Aurora.

Mas gostaria de expressar e de, na mesma esteira do Deputado Herneus de Nadal, em nome dos nossos Deputados Estaduais e Federais, dirigir algumas palavras a todos os cooperativistas, Prefeitos, senhoras, senhores e autoridades aqui presentes, para que tudo isso que nós assistimos no vídeo e para que todo esse relato belíssimo e muito bem colocado pelo Deputado Herneus de Nadal tivesse acontecido. E para que no dia de hoje estivéssemos comemorando 35 anos, é importante que saibamos que tudo isso foi à custa de muito trabalho, de muita dificuldade, de muitas intempéries no decorrer desse caminho.

Conforme observamos no relato, há 35 anos, quando o Sr. Aury Luiz Bodanese, juntamente com outros líderes e outras pessoas da nossa região, apostavam na estruturação da Coopercentral Aurora, muitos não acreditavam nessa possibilidade. Porque no decorrer desse caminho, Sr. Presidente, muitos puxaram para trás também, manifestavam-se contra as cooperativas, e isso aconteceu num passado recente. Mas que bom que muitos acreditaram, porque hoje ela é uma das maiores cooperativas deste País.

Chapecó, Xaxim e região, recentemente, sentiram na pele, com o fechamento do Frigorífico Chapecó, as dificuldades, o desemprego gerado, o pavor das comunidades, num momento de dificuldade de emprego no País. Imaginem, senhoras e senhores, se não tivéssemos a figura da Aurora, não apenas dela, mas das demais cooperativas, e posso aqui até mencionar, como a Cooperativa Regional Itaipu, muito bem comandada pelo Sr. Marcos Jordan, da cidade de Pinhalzinho, a Cooper A1, comandada pelo Sr. Luiz Hilton Temp, a Cooper Auriverde, a Cooperalfa, comandada pelo Sr. Mário Lanznaster, e as outras tantas cooperativas comandadas pelos cooperativistas que aqui estão, como seria a agricultura do Oeste catarinense.

Seria essa agricultura de destaque, apesar das dificuldades, apesar dos problemas que enfrenta no dia-a-dia pelas intempéries, ora pelo preço do produto, ora pela dificuldade na exportação? Mas apesar disso tudo, se não existisse a marca Aurora e o cooperativismo, como seria o nosso produtor rural? Dá para percebermos, exceto o grande produtor que tem as suas próprias pernas para andar. Mas com relação ao pequeno produtor que não está integrado ao cooperativismo é nítida a diferença. Podemos perceber quem é e quem não é, quem está e quem não está integrado ao cooperativismo.

Então, V.Exa., Deputado Herneus de Nadal, está de parabéns, evidentemente, por ter a iniciativa de sugerir à Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina esta sessão e por contar com o apoio de todos os Parlamentares que aqui estão, ou seja, os Deputados Reno Caramori; Mauro Mariani; o nosso Deputado Narcizo Parisotto, da cidade de Chapecó; o Deputado Jorginho Mello; o Deputado Onofre Santo Agostini, vice-Presidente da Assembléia Legislativa, que, juntamente com os demais Deputados, aprovaram a sua indicação para que estivéssemos aqui para prestar esta justa homenagem ao Oeste catarinense, nas pessoas dos Srs. José Zeferino Pedrozo, Luiz Hilton Temp, Mário Lanznaster, à Coopercentral Aurora e a todos os cooperativistas da nossa grande região.

Que bom que temos um cooperativismo e uma agricultura fortes. E tomara que possamos ter por muitos e muitos anos a prosperidade e o crescimento cada vez maior da Aurora e das demais cooperativas que são muito bem conduzidas em toda a grande região.

Por isso, senhoras e senhores, nas minhas humildes colocações, vou encerrar a minha manifestação da seguinte forma: Viva o Cooperativismo! Viva os 35 anos da Aurora!

Muito obrigado!

(Palmas)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)