75ª Sessão Ordinária - 14/10/2004
A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, imprensa e amigos que me assistem, quero dizer que ontem não consegui terminar o assunto que estava abordando, pois os cinco minutos do horário do meu Partido foram pouco tempo. Eu me referia ao assédio sexual que está ocorrendo nas escolas, e isso é muito grave.
Tenho recebido denúncias por parte de pais indignados, que têm procurado a Comissão para saber que atitudes devem tomar diante das reclamações das filhas, que são vítimas de piadinhas e de cantadas baratas por parte dos seus instrutores. Vejam que são os instrutores que, ao invés de aproveitarem o tempo precioso para passar conteúdos, transmitir conhecimento e ajudar na transformação do caráter dos jovens, ficam ocupando o tempo com brincadeiras.
Então, temos recebido muitas reclamações. E estou me referindo aos instrutores, Srs. Deputados.
Deputada Simone Schramm, assim como eu, V.Exa. também é uma profissional da área da educação. Já temos anos de carreira no Magistério e sabemos que o tempo é curto para se passar conteúdos. Temos muitos dias letivos para passarmos os conteúdos e o professor tem que ser um amigo do aluno.
Portanto, estou enviando para esta Casa um projeto, que deverá ser afixado nas salas de aula para conhecimento dos alunos, de quem interessa possa, daqueles que forem vítimas de maus tratos, de abuso e de assédio sexual. Então, seria um lembrete para ficar nas salas de aula, informando sobre as punições e onde as pessoas devem recorrer.
Não podemos ficar caladas diante dessa problemática, porque fazemos parte de uma Comissão muito importante nesta Casa Legislativa, e vamos apurar os fatos. Já comentamos que levaremos esse assunto para debate na nossa Comissão, pois queremos que os demais Deputados também tomem ciência disso. E vamos ver que medidas vamos tomar na próxima reunião.
Deixando de lado os instrutores, que muitas vezes são profissionais também em outras áreas e que aproveitam o seu tempo livre dando aulas... Então, esses eu chamo de instrutores.
(Passa a ler)
"Hoje quero fazer uma homenagem aos profissionais da área da Educação, porque amanhã, dia 15, é o Dia do Professor.
A data, bem sabemos, é simbólica e é comemorada somente no Brasil - a origem do dia foi em 15 de outubro de 1827, quando D. Pedro I baixou um decreto imperial que criou o ensino elementar no Brasil.
Esse decreto, Srs. Deputados, falava muita coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender, e até como os professores deveriam ser contratados.
Por causa da importância dessa lei, a data passou a ser comemorada já na década de 30, e em 1963 virou data comemorativa, através de um decreto.
Mas o que nos entristece hoje, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, como educadora que sou - e tenho muito orgulho de ser uma profissional na área da Educação e graças a Deus sempre fiz um bom trabalho pelas escolas por onde passei -, é a situação do ensino e as condições que estão vivendo os nossos professores. Inclusive, já passei por isso quando iniciei no Magistério.
Srs. Deputados, acabou hoje no Estado, graças a Deus, mais uma greve da categoria por descontentamento salarial, por reivindicações que são justas, pois o professor sofre com a injustiça social, com os baixos salários, com as escolas mal equipadas e com cargas horárias sobrecarregadas. A maioria dos professores precisa trabalhar 60 horas/aulas semanais para poder sustentar a sua família.
No meu ponto de vista, essa é uma das classes mais importantes da sociedade e a mais prejudicada. Por quê? Porque é o professor que está por trás da formação de todos os profissionais. Pelas mãos dos professores passaram os médicos, os advogados, os grande profissionais, e o professor continua sendo sacrificado pelo sistema e oprimido pelas políticas públicas, que não lhe traz melhorias."
Muitos professores estão sem condições de sobrevivência digna. E falo não só em nível estadual, mas também em nível municipal e federal. Eles encontram dificuldades no campo profissional. Muitos professores investem muito na carreira, sempre fazendo um curso de aperfeiçoamento ou uma faculdade, e muitos têm que lecionar no início da carreira no interior, como aconteceu com esta Deputada, que lecionou em Matos Costa.
Portanto, muitos professores têm que sustentar uma família com muitos filhos, e sabemos que a vida não está fácil para ninguém. Alguns têm de pagar o aluguel, levar o alimento para dentro de casa, a vestimenta, o transporte e tudo mais.
Sei que a vida deles não é fácil e sou solidária com a minha categoria. Eu apóio os meus colegas professores que ainda acreditam na educação, graças a Deus, porque muitos trabalham por amor à camisa, ainda lutam por uma especialização e dedicam-se para a construção de uma sociedade melhor.
Esperamos que os nossos educadores encontrem força e coragem para continuar no exercício de sua função e que os nossos governantes vejam com urgência a necessidade de melhorar as condições de vida dos professores.
Eu parabenizo todos os meus colegas professores, peço que não desanimem e que continuem fazendo o papel que é de essencial importância para a formação das nossas crianças, porque algumas dessas crianças, Srs. Deputados, são órfãs de pai e mãe e muitas delas encontram no seu professor o verdadeiro mestre.
Muitos professores, Deputado João Henrique Blasi, fazem papel de pai e de mãe para aqueles órfãos. Eles fazem o papel de verdadeiros mestres! E quem foi o mestre? A Bíblia Sagrada diz que o verdadeiro mestre foi o Senhor Jesus, que ele não faz acepção de ninguém e sempre está trazendo uma palavra de vida, uma palavra de renovação.
Por isso, como amanhã será o Dia do Professor - e também o meu dia -, eu parabenizar também os nossos colegas professores, que temos aqui alguns Deputados professores!
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)