Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Dr Vicente

97ª Sessão Ordinária - 01/12/2020

DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Parabeniza a Deputada Ada De Luca pela lembrança do Dia Mundial de Combate à AIDS. Coloca que o Brasil merece todos os elogios, na trajetória do combate dessa doença, que foi uma verdadeira epidemia no final da década de 80. Menciona que o Brasil, com a quebra das patentes do coquetel de medicamentos contra a AIDS, foi o primeiro País que se impôs, mundialmente, dizendo que o mais importante era a preservação de vidas e não os direitos autorais, com as pessoas recebendo mensalmente todo o seu coquetel.

Pronuncia-se, mais uma vez, quanto ao falecimento do psiquiatra Doutor Hercílio Luz Costa que viveu em Blumenau. Ele que, em 1968, iniciou a Psiquiatria em Blumenau, quando os grandes centros eram em Florianópolis e Joinville, época em que os transtornos mentais eram atendidos ambulatoriamente, ou em hospitais tipo asilos, como no Hospital Colônia Santana na região da Grande Florianópolis.

Relata que o doutor Hercílio buscou tratar os doentes, em Blumenau, com uma proposta humanizadora, criando uma unidade psiquiátrica no Hospital Santa Catarina desta cidade. Para tanto, encontrou inúmeras resistências, uma vez que rompia paradigmas e preconceitos do estigma das pessoas com doenças mentais. Hoje, essa unidade psiquiátrica do Hospital Santa Catarina é a única no Brasil a funcionar por 52 anos, e receberá o nome de seu fundador Doutor Hercílio Luz Costa.

Cita que, no Hospital Santa Catarina, os pacientes são atendidos por equipes multiprofissionais, com os recursos terapêuticos utilizados que acompanham o desenvolvimento científico da Medicina. Acrescenta que o doutor foi contra a discriminação a que o doente mental é submetido em programas de atendimento no SUS, onde, com freqüência, o paciente permanece em uso de medicamentos ultrapassados e sem acesso a novos recursos terapêuticos.

Ratificam esse discurso os seus ex-professores e psiquiatras, doutores Abelardo Vianna Filho e Júlio Cesar Gonçalves, contemporâneos do doutor Hercílio, que também viram nele o símbolo do pioneirismo em tratamento psiquiátrico no Brasil.

Finalizando, passa a ler um comunicado da Associação dos Hospitais de Santa Catarina: "A AHESC alerta para a sociedade catarinense que os hospitais privados e filantrópicos já estão operando em sua capacidade máxima, as próximas semanas serão críticas. Assim sendo, a prevenção é o melhor caminho, a atitude de prevenir salvará nosso Estado do colapso da rede hospitalar." [Taquígrafa: Eliana]