Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Adrianinho

115ª Sessão Ordinária - 17/11/2021

DEPUTADO ADRIANINHO (Orador) - Anuncia seu último pronunciamento pela bancada do PT no Plenário desta Casa.

Comenta que, no próximo mês de dezembro, inicia-se em santa Catarina o processo de negociação entre os trabalhadores e empresários catarinenses para estabelecerem o reajuste do piso salarial estadual, que entrará em vigor a partir de janeiro de 2022. Entidades, dirigentes sindicais, e trabalhadores estão construindo uma proposta de reajuste salarial que será apresentada a entidades patronais na data de 23 de novembro do corrente ano. Reforça que a intenção dos trabalhadores é de se negociar até o dia 15 de dezembro, para que a proposta chegue nesta Casa ainda este ano e tramite em regime de urgência.

Discorre sobre o papel da Assembleia Legislativa na negociação, e a expectativa é que o mínimo regional tenha uma recomposição da inflação assim como algum ganho real, como aconteceu até os governos Temer e Bolsonaro mudarem a política de reajuste do salário mínimo nacional.

Tece críticas a política de reajuste aplicada hoje pelo Governo Federal, resultando no empobrecimento da população com a disparada dos preços. Faz uma extensa leitura do tema com críticas e dados de governos anteriores, comparando hoje com a alta da inflação. Deixa o seu registro quanto à negociação sobre o novo piso regional salarial, pedindo apoio aos deputados no andamento e aprovação da proposta.