81ª Sessão Ordinária - 24/08/2021
DEPUTADO TIAGO FRIGO (Orador) - Em nome do Presidente da Alesc, cumprimenta todos os colegas aqui presentes; também cumprimenta aqueles que acompanham pela TV Assembleia Legislativa e pelas redes sociais.
Registra que, no dia 19 de agosto de 2021, nesta mesma tribuna, prometeu manter, defender e cumprir a Constituição do Estado de Santa Catarina e a Constituição do Brasil. E, hoje, em seu primeiro discurso como Deputado, repete o dito em sua primeira campanha eleitoral, em 2008: política não é profissão, é uma missão.
Em seus agradecimentos, primeiramente agradece a Deus pelo dom da vida e pela oportunidade de tão nobre missão; agradece a sua querida esposa Raquel, que se encontra presente, justificando que ela não pode estar no dia da sua posse, pois tinha um plantão médico. Enfatiza que ela sempre o ajudou, e recorda os tempos da campanha eleitoral, em 2018, quando ela saia dos plantões e ia, sem dormir mesmo, para a rua lhe ajudar, dizendo é muito grato a ela, e feliz por tê-la a seu lado; agradece ao seu filho João Gabriel, que está com a mãe, foi fruto dessa campanha eleitoral, em 2018, e hoje se sente honrado com a sua presença.
Afirma que também quer agradecer, principalmente, a sua família: ao seu pai Luiz Arthur Frigo, que nessa trajetória da campanha eleitoral foi um guerreiro, com 70 anos, levantava às 7h da manhã e ia para a rua, panfletando junto para que pudéssemos alcançar o objetivo; a sua mãe também, aqui presente, Cirlene Bolan Frigo, que sempre o apoiou, em todos os momentos da sua vida, e nessa caminhada para estar aqui hoje. Registra que sua mãe é irmã do ex-Deputado Aristides Bolan, que fez parte desta Casa, foi vice-Presidente por três legislaturas, foi secretário, e em quem se espelha, apesar de não ter convivido muito, mas sempre ouve falar dele com muito carinho e respeito, comentando que era um Deputado muito honrado, o que lhe dá muito orgulho de ser seu sobrinho. Também agradece a sua irmã Luciana e ao seu esposo, que também lhe ajudaram muito nessa caminhada; a todos os demais familiares e os seus amigos, que foram fundamentais para que hoje estivesse aqui.
Comenta que não poderia deixar de agradecer os 19.868 votos de confiança, numa campanha franciscana, onde gastou R$15 mil do próprio bolso, falando obrigado de coração pela confiança e por acreditarem nele para representá-los, e reafirma seu compromisso para com o Presidente Jair Messias Bolsonaro. Agradece ainda ao Deputado Coronel Mocellin, que lhe oportunizou essa chance de representar os catarinenses nesta Casa.
Pede para que seja apresentado um vídeo sobre um tema que quer trazer a esta Casa, que realizou como Secretário-adjunto da Pesca da Prefeitura de Florianópolis em 2013. Mostra no vídeo que ele foi o criador do Projeto 'DNA do Pescado', projeto que desmascarou diversas fraudes no comércio de pescados, em Santa Catarina, o famoso gato por lebre. Relata que um teste de DNA, num peixe vendido no supermercado, achou um percentual grande de peixe falsificado, com espécies baratas sendo vendidas como nobres. No vídeo, a jornalista fala que: "a intenção é saber se o produto é o mesmo que diz a placa, e para isso a genética será analisada. O Secretário-adjunto da Pesca garante que a operação beneficia tanto os comerciantes, quanto os clientes, porque, quando ele está processado, em filé, essa identificação é muito complicada sem utilizar uma metodologia como essa do DNA."
Acrescenta que trouxe esse vídeo para mostrar como irá balizar o seu mandato: na seriedade, no combate à corrupção e sempre a favor do povo catarinense. Declara que quer contribuir com o desenvolvimento do Estado, apresentando projetos de lei, levantando bandeiras que defendeu durante a campanha, e continuará defendendo o legado e as ações do Presidente Bolsonaro, que não tem vida fácil, e por isso precisa do seu apoio nessa luta para continuar promovendo as mudanças que o Brasil precisa.
Explica que seu foco, no mandato, também será ouvir as demandas da população e buscar soluções, trabalhar por serviço público de qualidade em todas as áreas. Reforça seu compromisso com o combate à corrupção e à transparência, no serviço público, lutando por menos burocracia, menos impostos, e um ambiente de negócio que facilite a vida de quem empreende. Defende também o direito à legítima defesa, pois o cidadão de bem merece dispor de meios para se defender, defender sua família e seu patrimônio. Ressalta que é preciso honrar e valorizar aqueles que sacrificam suas vidas, em nome da sua segurança e da segurança dos seus familiares.
Menciona que, com a benção de Deus, o apoio de sua família, e a força do povo catarinense, trabalhará incansavelmente para que o Brasil e Santa Catarina encontrem seu destino e se tornem a grande Nação que todos querem. Cita que está no Parlamento para fiscalizar, propor e defender, principalmente, as liberdades, e a principal delas para um Parlamentar é a liberdade de expressão. Salienta que hoje esta liberdade está sendo cerceada, de uma maneira inaceitável, principalmente pelo órgão jurídico máximo do País, que cerceia o direito, inclusive, dos Parlamentares.
Informa que, na noite anterior, esteve presente na solenidade do Bicentenário de Anita Garibaldi, e se espelha nela. Finalmente, manifesta gratidão a todos, dizendo que colocará Santa Catarina acima de tudo, o Brasil acima de tudo, e Deus acima de todos! (Palmas)
DEPUTADO NILSO BERLANDA (Presidente) - Dá boas-vindas ao Deputado Frigo, comentando da emoção de ser Deputado pela primeira vez, e diz que teve essa oportunidade quando o Deputado Maurício Eskudlark se licenciou, e esses 60 dias despertaram vontade e determinação para chegar ao Parlamento como Deputado pela porta da frente. Entende que o Deputado Frigo já mostrou o seu trabalho como Secretário Municipal, e demonstra certeza de que o mesmo fará um excelente mandato, despertando para que definitivamente volte a esta Casa como Deputado Estadual. Parabeniza mais uma vez o Deputado e seus familiares.
Deputado Moacir Sopelsa (Aparteante) - Dá boas-vindas ao Deputado Frigo, parabenizando também o Deputado Mocellin pelo gesto da valorização do suplente. Deseja que continue fazendo um bom trabalho, também quanto à qualidade dos alimentos para a população.
Deputado Silvio Dreveck (Aparteante) - Igualmente, cumprimenta o Deputado Frigo, desejando boas-vindas e sucesso, ao mesmo tempo enaltecendo a atitude do Deputado Mocellin, lembrando que poucos chegaram nesta Casa individualmente, com a quantidade de votos para exercer o mandato. Ressalta que não há como alguém chegar sozinho, sempre é um conjunto de líderes que se colocam à disposição para candidatura, e é a soma desses votos que elege o número de deputados. Diz que chegar a esta Casa através do reconhecimento de um colega Deputado enaltece mais ainda o espírito solidário e a relevância que tem o Parlamento para a democracia de Santa Catarina e do Brasil. [Taquígrafa:Eliana]
DEPUTADA PAULINHA (Oradora) - Cumprimenta o Deputado Frigo, que chega a esta Casa, acompanhado da sua família, e observa a sua emoção ao se colocar como um catarinense a representar o Estado, dando o seu melhor para edificá-lo.
Refere-se à Segurança Pública do Estado, e fala que a Polícia Militar, de tempos em tempos, por meio da lei de organização básica, procura estruturar os seus comandos. Diz que a implementação de um batalhão significa mais policiais nas ruas em uma determinada região.
Cita que região da Amfri e do Vale do Rio Tijucas é uma região gigantesca para um único batalhão, e o clamor é que se tenha um novo batalhão na Costa Esmeralda e nos municípios do Vale do Rio Tijucas.
Menciona que fez uma indicação dirigida ao Governo, nesse sentido, para que tecnicamente faça as observações necessárias para a constituição desse batalhão. Fala também da necessidade de um novo batalhão para a cidade de Mafra, que cresceu muito nos últimos anos e precisa amplificar a força do seu trabalho por meio de um batalhão da Polícia Militar.
Destaca a nova agenda do Governador, agora no sul, implementando ações para melhorar a vida das pessoas, como a obra da Serra do Corvo Branco, que ligará a serra ao sul do Estado. Coloca que se deve estabelecer uma relação de gratidão com o Governo, que tem hoje uma robustez financeira como há muito tempo não se via em Santa Catarina. Fala que nessa viagem ao sul também será iniciada a pavimentação de um trecho da SC-290, e ações na área da Saúde e na Educação.
Ressalta que não há razão para que o Parlamento não reconheça esses e tantos gestos que têm sido patrocinados pelo Governador Moisés e sua equipe, com recursos próprios, cumprindo com seus deveres para com o Estado de Santa Catarina. Deixa também o seu reconhecimento ao esforço que foi feito para aplicar R$ 300 milhões na SC-470.
Lembra, ainda que não foram esquecidos os servidores, agora com o benefício direto da renda mínima para o professor, e pede que não sejam esquecidos os funcionários da Saúde, dos servidores do IMA, revendo também as condições salariais dos servidores da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura. [Taquígrafa: Eliana]