Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado João Henrique Blasi

8ª Sessão Extraordinária - 11/06/2002

O SR. DEPUTADO JOÃO HENRIQUE BLASI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, gostaria de fazer uma breve observação a respeito do que disse no final o Deputado Valmir Comin, porque eu não consegui entender a lógica de V.Exa.

Se há ônus pela omissão da BR-101 credite-se ao PMDB, se há bônus na construção da Barragem do Rio São Bento divida-se com toda a Bancada Federal, não premiando o PMDB.

Então, é uma lógica que não dá para entender. Ou se assume o ônus de tudo ou o bônus de tudo.

Mas o que eu queria, Sr. Presidente, aproveitando a bonomia de V.Exa. nesta exceção da exceção contra o Regimento da Casa é para assinalar uma decisão memorável que vai, a meu ver, Deputado Ronaldo Benedet, modificar os rumos ainda mais do pleito eleitoral de 06 de outubro, que foi a decisão tomada pela executiva estadual do PSDB de formalizar a coligação com o Prefeito Luiz Henrique da Silveira na eleição de 06 de outubro vindouro.

E o nosso ex-Prefeito Luiz Henrique da Silveira ontem parece que tinha bola de cristal quando em entrevista coletiva na Assembléia Legislativa dizia que a Mais Santa Catarina está cada vez menor. E é verdade. Perdeu o PTB, está na iminência de perder o PL, o PSDB busca outra alternativa e isso reforça aquilo que nós já vínhamos de a muito assinalando.

A cada dia que se aproxima e que se avizinha o pleito eleitoral, a cada dia é mais forte, a cada dia é mais factível a possibilidade da alternância do Poder em Santa Catarina, para que nós possamos ter dum Governo descentralizado, um Governo deslitoralizado, um Governo que vá fomentar o desenvolvimento social a partir do potencial de cada região e não um Governo centralizado apenas num local, privilegiando apenas este ou aquele Município muitas vezes por laços de natureza familiar

Mas um Governo que vem a ser comandado por alguém que tendo estado por três vezes à frente da maior Prefeitura de Santa Catarina soube a ver-se não apenas com probidade, que é uma obrigação, mas soube conduzir-se com competência fazendo com que Joinville seja hoje uma cidade invejada, no bom sentido, por todos os catarinenses e pelos brasileiros que têm a aventura de conhecê-la.

Creio, Deputado Ronaldo Benedet, que esta decisão histórica formalizada no dia de hoje pelo PSDB, ou seja, formalizada hoje, mas tomada ontem, vem reforçar o nosso entendimento de que democraticamente, pela via do desejo popular no pleito do dia 06 de outubro, teremos uma nova perspectiva, novas esperanças a partir do ano que vem, sobre uma nova administração a ser conduzida por alguém como o ex-Prefeito Luiz enrique Henrique da Silveira.

O Sr. Deputado Ronaldo Benedet - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO JOÃO HENRIQUE BLASI - Pois não!

O Sr. Deputado Ronaldo Benedet - Deputado João Henrique Blasi, desejo cumprimentar V.Exa. pelo pronunciamento histórico que faz, pois é um marco em Santa Catarina para que o PMDB seja resgatado, ou seja, aqueles que estiveram juntos do MDB, até porque o PSDB catarinense como da maioria do Brasil veio do MDB.

O nosso episódio em Santa Catarina é muito importante para que se separe toda aquela força que o atual Governo, o grupo chamado Mais Santa Catarina, se junte no momento da história catarinense para avalizar o Governo das oligarquias, que V.Exa. muito bem se referiu. Queremos fazer esta separação.

Esta eleição é um marco na história catarinense. É o momento em quem vai se decidir se o povo de Santa Catarina quer continuar com as oligarquias, com Governo familiar, onde a Prefeita da Capital é esposa do Governador do Estado; onde um Deputado Estadual é filho de Senador.

Há anos é o mesmo conglomerado de interesses concentrados na Capital, em detrimento do interior catarinense.

É neste momento que vamos ver se o povo catarinense quer a descentralização.

O SR. DEPUTADO JOÃO HENRIQUE BALSI - Sr. Presidente, gostaria de dizer que esta decisão histórica, perfilhada pela Executiva Estadual do PSDB, mais do que nunca, faz com que se isole aqueles que no passado foram áulicos da ditadura, aqueles que serviram a Arena felizmente proscrita do cenário político catarinense. Mas que vão estar mais uma vez unidos e vão ser derrotados pela vontade popular, através de uma candidatura democrática como é a do ex-Prefeito e futuro Governador Luiz Henrique da Silveira.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)