Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Jaime Mantelli

76ª Sessão Ordinária - 29/10/2002

O SR. DEPUTADO JAIME MANTELLI - Sr. Presidente, Srs. Deputados e catarinenses que nos ouvem, estas eleições de segundo turno também passaram a ser extremamente importantes na medida em que contemplamos que Partidos entre os que participam do arco ideológico que o PDT sempre gravitou acabam de galgar o Poder em nível federal, com a eleição do Lula a Presidente, e também em Santa Catarina, com a eleição de Luiz Henrique da Silveira, na medida que ele representa o sentimento do velho MDB, projeto embrião do atual PMDB, que trouxe no bojo do idealismo e do programa do MDB as propostas que buscaram sempre colocar o ser humano no centro das preocupações das administrações públicas, diferentemente dos Partidos tradicionais, que sempre trabalharam com a vertente do investir no capital, para depois do capital produzido ver o que era possível distribuir para a sociedade.

Pedimos aos eleitos e também à proteção divina no sentido de que haja a vontade, a determinação, a obstinação de fazer na prática aquilo que se buscou sempre nos discursos, na defesa dos projetos e das teorias, para que o ser humano seja efetivamente o centro das preocupações de todas as ações governamentais.

Precisamos sair do burocratismo, sair de um estado administrativo, no qual o Chefe do Poder se coloca na condição de sabe tudo, decidindo aquilo que bem entende fazer, como se fosse aquela sua decisão o melhor para a sociedade.

Esperamos que propostas como as que Luiz Henrique da Silveira defende no seu Plano 15, da municipalização das ações governamentais... Que se trabalhe a questão do Orçamento Regionalizado de fato, aliás, uma bandeira que este Poder Legislativo viu escapar das suas mãos em razão de uma mudança de postura do Chefe do Executivo, o qual através do resultado da eleição deixará o Poder nos próximos dias.

Que se retome, então, esses caminhos do Orçamento Regionalizado, do Orçamento Participativo, ou como queiram dar o nome, fazendo com que a proposta da municipalização das ações da descentralização da administração pública seja o condão, o instrumento e a ferramenta capaz de produzir as grandes transformações que a sociedade catarinense e brasileira tanto esperam.

Particularmente estou plenamente convencido, Sr. Presidente, de que o resultado das eleições fará com que essa transformação ocorra. Entendo que os eleitos em nível de Presidência da República e de Governo do Estado de Santa Catarina são as pessoas que historicamente defenderam na história das suas vidas a prática como essas que defenderam nos seus programas de governo.

Por isso, estou mais do que nunca certo de que a sociedade catarinense e brasileira viverão, sem a menor sombra de dúvida, um período de grandes transformações que, evidentemente, não começará nos primeiros dias do ano que vem, mas ao longo dos quatro anos, que é a duração dos mandatos do Governador e do Presidente da República.

Teremos uma Santa Catarina e um Brasil muito melhor encaminhados, com o ser humano mais valorizado, fazendo com que todos os sentidos da administração sejam desviados da rota de hoje, burocrática e centralista, para defender e realizar o sonho, a obra que visa contemplar as necessidades do povo brasileiro e catarinense.

Por isso, o registro em nome do PDT deste momento feliz da política brasileira.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)