8ª Sessão Ordinária - 04/03/2004
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - O que eu gostaria de fazer é só um lembrete: o Deputado Genésio Goulart, que é um Deputado muito elegante no seu trato, e ele é de fato elegante, não usa a expressão adequada ao se referir ao Deputado Joares Ponticelli, tratando-o por você. Então, que na próxima vez S.Exa. tratasse o Deputado Joares Ponticelli com o tratamento adequado regimentalmente aqui. É só um lembrete. E peço que S.Exa. não leve a mal essa minha colocação.
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Sr. Presidente, Srs. Deputados, eu certamente não iria me manifestar sobre o assunto ao qual fui instigado a me manifestar agora - ainda a questão de Tubarão.
Para restabelecer a verdade, até porque nós temos a TVAL, que chega às diversas regiões de Santa Catarina, pois quem ouviu a manifestação do meu colega, Deputado Genésio Goulart, e que não conhece a realidade de Tubarão pode acreditar em algumas inverdades que aqui foram colocadas.
Em primeiro lugar, eu preciso dizer que eu entendo a situação do Deputado Genésio Goulart, a sua preocupação, os ataques que têm sido feitos ao Prefeito Municipal e à administração municipal, porque o momento que os adversários do Prefeito Carlos Stüpp vivem é um momento de angústia.
Estou lendo na coluna do Paulo Alceu de hoje que V.Exa. está desistindo de ser candidato a Prefeito, que foi comunicar ao Deputado Miguel Ximenes que não quer mais disputar, e o Deputado Miguel Ximenes também está reclamando que não disputa mais porque não recebeu o apoio de V.Exa.
Certamente, são as pesquisas de Tubarão que mostram a grande virada, o grande apoio da população ao Prefeito Carlos Stüpp, tornando-o, pelos números da forma que estão hoje, praticamente imbatível nas eleições.
Por isso, V.Exa. está tão angustiado em ter gerado uma expectativa de ser candidato e agora talvez querer arranjar desculpas para não disputar.
E o Deputado Miguel Ximenes faz referência ao tal movimento "fica Genésio, volta Genésio" exatamente porque o Prefeito Carlos Stüpp caminha a passos largos para a reeleição, com a manutenção da nossa coligação, sim, porque a cidade de Tubarão, com a competência, a seriedade, a transparência, a determinação do Prefeito Carlos Stüpp e toda sua equipe, vive um momento de transformação.
É um salto de 30 anos, e é bom comparar, Deputado Onofre Santo Agostini, uma gestão com a outra.
O Prefeito Carlos Stüpp entra no último ano de Governo com salários em dia, distribuindo Fundef para todos os professores, e o Fundef em Tubarão tem umas histórias complicadas no passado.
O Prefeito Carlos Stüpp está distribuindo para todos os professores salário em dia, fazendo reposição, os fornecedores estão recebendo, ele está inaugurando obras com qualidade - e não se inaugura ponte que cai no dia da inauguração, como já aconteceu em Tubarão.
Houve ponte que caiu no dia da inauguração, asfalto que esfarelou em menos de uma ano. As obras do Prefeito Carlos Stüpp, da atual administração, são obras para 20, 30, 40, 50 anos, são obras de qualidade, de responsabilidade, obras de quem não faz ações demagógicas, mas de quem administra com seriedade, com responsabilidade, com competência.
Por isso, Deputado Antônio Ceron, ele não têm do que falar!
Ontem, parece-me que um dirigente do PMDB municipal reclamou num programa de rádio, em Tubarão, que o trânsito está um caos, na cidade. É verdade, o trânsito de Tubarão está um caos, mas está um caos por conta de obras.
As duas avenidas beira-rio estão sendo asfaltadas, Deputado Nilson Gonçalves, a avenida central da cidade aguardava há 30 anos. V.Exa., Deputado Nilson Gonçalves, precisa ir a Tubarão. Se faz tempo que não vai lá, não vai reconhecer mais a cidade. Há uma grande transformação.
Quero cumprimentar o seu correligionário, o Prefeito Carlos Stüpp, que nem é meu correligionário, mas sim de V.Exa., mas que é nosso aliado, nosso parceiro e realiza uma gestão que nos orgulha.
Então, esse grande momento que vive a nossa cidade é que provoca esta manifestação, e eu quero discordar, aqui, do Deputado Genésio. O Prefeito Carlos Stüpp, para Santa Catarina saber, tomou no Badesc três milhões de reais de empréstimo, autorizado pelo Banco Central, ainda no Governo Esperidião Amin. O atual Governo apenas liberou as parcelas, o contrato já estava assinado, não tinha como voltar atrás, apenas liberou as parcelas.
São três milhões. Mais que isso o Prefeito Stüpp recebeu de herança de salário atrasado, Deputado Nilson Gonçalves, só de salário atrasado.
Portanto, dizer que, como eu lia ontem, na coluna do Paulo Alceu, vai ficar um canteiro de pepinos a abacaxis para o próximo Prefeito? Feliz do próximo Prefeito de Tubarão, seja ele quem for, que vai encontrar uma Prefeitura saneada, com obras, com responsabilidade.
Abacaxis e pepinos foi o que o Prefeito Stüpp encontrou. Só de salários, repito, mais dívida do que este financiamento que ele fez agora para entregar obras.
E V.Exa. disse que são obras só no centro da cidade! V.Exa. não está falando a verdade, Deputado Genésio Goulart. V.Exa. devia ter ido para o Rio do Pouso, pois quase cinco quilômetros de asfalto estão sendo feitos lá. V.Exa. deve ter passado em Congonhas, onde a obra que V.Exa. iniciou e não terminou está lá concluída pelo Prefeito Stüpp. São Martinho, Morretes, e aí eu não vou declinar, porque eu gastaria todo o tempo para falar das grandes obras.
Por isso é bom comparar! É bom comparar o último ano do Governo de V.Exa. com o último ano do Governo atual. Os momentos são outros, as obras no centro da cidade estão chegando agora, mas muito antes de fazer obras físicas e pavimentação, o Prefeito Stüpp investiu no cidadão, investiu na educação e na saúde, como nunca se viu na cidade.
E no social? V.Exa. esteve na inauguração de uma creche na segunda-feira e ouviu as manifestações elogiosas ou o reconhecimento de entidades que nunca na história de Tubarão receberam tanto apoio; são quase 10% do orçamento do Município no social. É isso que nos orgulha!
O Sr. Deputado Genésio Goulart - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Pois não!
O Sr. Deputado Genésio Goulart - Bem, Deputado, eu gostaria de, em primeiro lugar, pedir que V.Exa. me respeitasse. V.Exa. não respondeu até agora a pergunta que fiz, do convênio que V.Exa., no seu Governo, fez para a Prefeitura de Tubarão.
Eu gostaria que V.Exa. me respeitasse, sou empresário, fui presidente do Lions, sou da Loja Maçônica, sou presidente de cooperativa, sou Deputado e tenho uma história construída.
Se V.Exa. quiser fazer comparação, vá fazer do seu Governo. Agora, respeite-me, pois que eu fui Prefeito de Tubarão, fiz duzentas e poucas ruas asfaltas, são 42.000 tubos enterrados, fizemos obras volumosas.
Tubarão foi a 20a cidade em qualidade de vida do País, a 2a cidade com menor índice de mortalidade infantil do País; construímos mais de 120 casas populares, criamos quase 4.000 novos empregos.
Então, V.Exa., pode sim, falar muito bem do Prefeito de Tubarão, e tem toda razão de falar. Agora, gostaria que V.Exa. me respeitasse. Deixamos meia folha de pagamento atrasada, mas depois de dois meses de Governo o Prefeito já anunciava que há quatro milhões de reais em caixa.
Então, eu gostaria que V.Exa. pudesse falar à vontade que eu não vou interferir nem vou também tentar dizer o contrário. Eu vou respeita-lo. Agora, gostaria que V.Exa. me respeitasse, respeitasse o meu Governo, porque graças a Deus fui considerado o melhor Prefeito que Tubarão teve até hoje. Tanto é verdade que com 58 dias de campanha que eu tive agora para Deputado Estadual a minha cidade me deu 18.000 votos.
Deputado, vamos parar, eis que V.Exa. sabe perfeitamente quem tem telhado de vidro e que não pode jogar pedra no telhado dos outros.
Então, gostaria que o Deputado me respeitasse, fizesse, sim, as suas colocações, falasse do seu Governo (palavra retirada por solicitação do Presidente).
A população de Tubarão sabe como está sendo administrada a cidade, mas, por favor, eu gostaria que o amigo me respeitasse nas suas colocações.
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICEELI - Solicito a retirada da expressão que considero indecorosa e que o tratamento fosse Deputado ou Excelência e não de amigo como ele acabou de se referir, porque é como Regimento determina.
Mas eu quero dizer que esta é a Casa do combate, é a Casa do debate. Nós estamos fazendo um debate político. Se V.Exa. afirma que foi o melhor Prefeito da cidade, as urnas não entenderam assim. Tanto que V.Exa. disputou com o atual Prefeito e perdeu a eleição.
Então, a maioria do povo não disse que V.Exa. foi o melhor Prefeito da cidade. E eu não sei por que, se V.Exa. foi o melhor Prefeito e quer ser candidato, está dizendo agora que não quer mais disputar com o Prefeito Carlos Stüpp.
Certamente V.Exa., que tem dois ouvidos e sabe ouvir o povo, é um homem que caminha muito no meio do povo, está ouvindo o povo e sabe que os números das pesquisas de seis meses são muito diferentes dos números atuais.
O Sr. Deputado Genésio Goulart - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Pois não!
O Sr. Deputado Genésio Goulart - Eu quero só deixar bem claro que eu nunca botei o meu nome à disposição para ser candidato a Prefeito de Tubarão nessas eleições. O povo é quem está pedindo. Inclusive tem pesquisa feita por pessoas desta Casa que indicam que 80% da população de Tubarão me quer como candidato a Prefeito. E eu, Miguel Ximenes e o Deputado Edson Bez temos um bom relacionamento. O PMDB é um Partido muito forte.
Veja bem, eu não tenho medo nenhum, se for eu escolhido pelo Partido para disputar a eleição de Tubarão, porque tenho certeza de que o povo de Tubarão sempre reconheceu o meu trabalho. Mas em momento nenhum eu botei o meu nome nem retirei o meu nome de candidato a Prefeito de Tubarão.
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Com certeza que quem tem 80% de apoio popular não vai nem para eleição. Vai ser aclamado. Eu não sei onde estão esses 80%. Eu não fui pesquisado. Agora, a nossa situação deve estar ruim mesmo, porque 80% não é eleição, é aclamação.
Eu acho que no dia 3 de outubro, então, vai ser uma coroação. Eu não entendo por que quem pode ser aclamado com 80% está afirmando que não é candidato, a não ser que o Paulo Alceu não esteja refletindo a verdade na sua coluna. O que não é do feitio dele. É uma coluna muito respeitada. Assim como é respeitado e verdadeiro o Deputado Miguel Ximenes, que certamente não falta com a verdade que aqui está.
Mas eu quero convidar os Deputados que pertencem a outras regiões para que passem por Tubarão, até para verificar in loco o que está acontecendo e para ouvir o povo. Quem sabe passar um final de semana para ouvir a comparação de uma administração e outra e para constatar que tudo aquilo que tem sido dito aqui, com todo o respeito que tenho pelo Deputado Genésio Goulart, não reflete a verdade.
O Prefeito atual, a administração atual está realizando, foi competente, foi saneadora, foi responsável, e repito: quantos não queriam ser sucessor de uma administração como essa?! Até porque vai ter muito pouco para fazer. Olha, o próximo Prefeito vai ter que pintar meio-fio, vai ter que embelezar, porque as grandes obras estruturais de acesso, de pavimentação, estarão feitas. Serão quase 64 quilômetros de asfalto, como eu disse, que não vai esfarelar em um ano, como outros que vimos no passado.
Então, é isso que orgulha, é isso que preocupa, e eu entendo a angústia do Deputado Genésio Goulart, que se diz detentor de 80% das intenções, mas não é isso que os nossos ouvidos sentem da população de Tubarão.
Por isso, é bom a disputa. Dia 4 de outubro espero estar aqui para fazer uma avaliação sobre as eleições, até porque aí eu vou conseguir entender o eleitor. Se comparar uma administração à outra, de acordo com aquilo que for o resultado das urnas, eu vou conseguir entender, Deputado Antônio Carlos Vieira, o que pensa o eleitor.
Com relação ao questionamento que V.Exa. tem feito, há seis meses já sem resposta, Deputado Antônio Carlos Vieira, eu sou lá da região e também não sei onde estão esses oito milhões. Eu acho que o Deputado Genésio Goulart se refere ao pagamento dos servidores públicos, porque só o que está faltando o Governo do Estado fazer é isso. É somar os salário que paga aos servidores concursados todo mês e colocar isso como investimento na região - pode ser isso.
Eu acho que se somar os salários de todos os servidores, ao longo deste ano, os empréstimos e colocando o empréstimo do Badesc para Tubarão, talvez dê oito milhões, fora disso eu até agora vi muito discurso, muita propaganda, muito foguete, muita churrascada e nada de obra.
Mal e lentamente estão terminando as obras que nós iniciamos; como disse, o trecho Tubarão-Guarda infelizmente está abandonado.
Fez aniversário a licitação, Deputado Antônio Carlos Vieira, um investimento de quase R$8 milhões, e eles não tiveram a competência, a determinação e o compromisso de começar uma obra tão importante para Tubarão e para toda região até hoje.
Tubarão está sendo discriminado, sim, Deputado Antônio Ceron, não recebeu um centavo sequer a fundo perdido. E dois convênios que a cidade tinha foram cortados, um de R$300 mil, na área da educação, para a construção de uma escola, e outro que era um recurso para a pavimentação, mas que, infelizmente, a nossa cidade não mereceu.
A nossa cidade tem sido discriminada violentamente, e seu povo tem sido injustiçado. E é por isso que nós vamos continuar reclamando e pedindo, porque essa é a nossa obrigação.
Dizer que estamos fazendo oposição para destruir, como o Deputado Genésio Goulart tem feito, não é do nosso feitio; nós estamos aqui pedindo, cobrando, pois a minha obrigação é cobrar, a de vocês é de fazer, de governar. Nós fizemos quando fomos Governo. Quanto a vocês, prometeram e até agora não disseram a que vieram.
Mas eu torço, e vou continuar cobrando, para que tudo isso que está sendo anunciado se torne realidade um dia, porque aí eu vou saber reconhecer.
Muito Obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)