Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Djalma Berger

81ª Sessão Ordinária - 03/11/2004

O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Sr. Presidente, Srs. Deputados, inauguro oficialmente este parlatório aqui da Assembléia Legislativa de Santa Catarina depois de ter ficado praticamente quatro meses ausente, em função da campanha eleitoral que se propagou no Estado de Santa Catarina.

Venho de público, aqui, Sr. Presidente, primeiro agradecer àqueles amigos de primeira hora, àquelas pessoas, àqueles Partidos que estiveram conosco e que nos deram a oportunidade de disputar uma eleição na região da Grande Florianópolis.

Foi uma eleição difícil. Procurei não fazer comentários durante o primeiro turno, até ter decidido o segundo turno. Foi uma eleição em que passamos por vários momentos, muitos deles até de difícil superação. Mas quis o destino que lográssemos êxito, que além de elegermos os Prefeitos da região metropolitana da Grande Florianópolis, no dia 31 de outubro próximo passado, ter a satisfação, Deputado Manoel Mota, de ver o Prefeito Dário Berger, ex-Prefeito da cidade de São José, ganhar a eleição aqui na Capital dos catarinenses.

Para nós, além da satisfação de termos um administrador como Dário à frente dos destinos da nossa Capital, é muito mais a certeza de que agora, definitivamente, a região metropolitana da Grande Florianópolis vai sair do papel para o bem de todos os Municípios que integram a Grande Florianópolis.

O Prefeito eleito de Florianópolis é muito amigo do Prefeito de São José, é muito amigo do Prefeito de Palhoça, é muito amigo do Prefeito de Biguaçu, é muito amigo do Prefeito de Santo Amaro da Imperatriz, de Governador Celso Ramos e por que não dizer de Águas Mornas também, ou seja, de toda a região da Grande Florianópolis. Problemas comuns que têm esses Municípios, tem agora oportunidade inconteste de serem resolvidos de forma equilibrada, em parceria com todos esses Municípios.

Nós, que sempre vivemos uma situação em que a Capital estava um pouquinho distante dos Municípios do Estado de Santa Catarina, agora vamos aproximá-la, de maneira que todos os Municípios da região da Grande Florianópolis e do Estado de Santa Catarina sejam os verdadeiros beneficiados.

Tivemos no segundo turno o Prefeito eleito Dário Berger com 58,47% dos votos, 118.644 votos válidos em prol de sua candidatura.

Por isso, eu gostaria de agradecer, de coração, a esses 118.644 florianopolitanos que verdadeiramente amam essa terra e escolheram um Prefeito que, na sua expectativa, seria aquele mais próximo da solução de seus problemas mais imediatos.

Inicia-se aqui uma nova página na história da política catarinense. Aquela página da política exercida com amor, com respeito aos adversários, com muito mais respeito ainda aos companheiros, sabendo levar, sabendo colocar à população suas idéias, seu pensamento e, acima de tudo, a solução que se vislumbra para os problemas mais imediatos.

Eu tive a oportunidade de percorrer esta cidade e de ver no semblante das pessoas, caro Presidente, principalmente naquelas regiões mais afastadas do centro urbano de Florianópolis, como elas depositaram no Dário Berger a esperança de viver uma vida melhor no seu bairro, não só elas, como também os seus filhos.

Essa é uma responsabilidade que o Dário Berger, como grande administrador que é - e ele já conseguiu provar isso onde esteve fazendo uma grande administração pública -, vai exercer com todo o brilhantismo, com toda a magnitude e, acima de tudo, com toda a sua força de trabalho, que destinada à busca de uma grande administração pública, visando a solução dos seus problemas mais prementes, mais imediatos.

Quero fazer aqui um agradecimento todo especial primeiro ao PMN - Partido da Mobilização Nacional -, em muitos casos não tão bem reconhecido, que no primeiro turno - e vejam bem Srs. Deputados e nossos queridos telespectadores da TVAL - foi o único Partido que se colocou ao nosso lado e que, efetivamente, esteve conosco nessa caminhada.

Então, ao PMN, o nosso agradecimento e a nossa certeza de que ele será passageiro de primeira categoria nessa administração da cidade de Florianópolis.

Quero fazer aqui também um agradecimento mais que especial à figura do nosso querido Líder, Deputado Manoel Mota, que foi um guerreiro valiosíssimo nesse segundo turno. Gostaria de fazer um agradecimento especial a V.Exa., ao PMDB, ao Governo do Estado, e a toda Bancada do PMDB nesta Casa, que se colocou ao nosso lado, efetivamente, buscando administrar a Capital de todos os catarinenses.

Gostaria de agradecer também ao PL da Deputada Odete de Jesus, que foi o primeiro Partido, de forma oficial, a declarar o seu apoio à candidatura do Dário Berger no segundo turno.

Meus agradecimentos também ao PTB do Deputado Narcizo Parisotto, que foi uma pessoa que esteve ao nosso lado e que, sem dúvida nenhuma, merece todo o nosso respeito, a nossa credibilidade e o nosso reconhecimento da grande administração do seu Partido.

Quero fazer um agradecimento pessoal ao Deputado Cézar Cim, do PDT, que nessa caminhada também fez o seu trabalho e ajudou-nos nessa caminhada em busca da administração da cidade de Florianópolis.

Se não lhe causar constrangimento, gostaria de fazer um agradecimento mais que especial ao Deputado Dionei Walter da Silva, que em determinado momento sofreu até um pequeno puxãozinho de orelha, mas que depois se colocou ao lado do Dário Berger nessa caminhada em busca da Prefeitura da Grande Florianópolis.

A estes companheiros fica aqui a nossa certeza de que escolheram a pessoa certa, de que escolheram um administrador capaz, um administrador de resultados, um administrador que acorda cedo e que dorme tarde, um administrador que vai ao encontro da comunidade e um administrador que vai ouvir a população onde ela estiver. Ele não é um administrador de gabinete, mas um administrador que, efetivamente, vai estar nas ruas andando por toda essa cidade para buscar das pessoas aquelas sugestões para a solução dos seus problemas mais prementes.

Por último, devido a importância que essa pessoa tem, gostaria de agradecer ao meu querido amigo Deputado Nilson Machado, o Duduco, que foi um guerreiro extraordinário, nessa campanha, que esteve com o Dário Berger em todos os momentos e que fez com que a nossa vitória fosse mais consagradora ainda.

Portanto, ao Deputado Duduco também o nosso muito obrigado!

Era isso, Sr. Presidente, o que eu tinha a colocar!

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)