72ª Sessão Ordinária - 06/10/2004
A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Sr. Presidente. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, primeiramente quero registrar a passagem dos 95 anos do Hospital Santa Isabel, de Blumenau, cuja comemoração vai ser hoje - será realizado um jantar promovido pela instituição. Gostaria de parabenizar os funcionários do hospital pelo bom atendimento que faz não só à cidade de Blumenau, mas também a toda região do Vale de Itajaí.
Quero também, Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, convidá-los para a abertura da 21ª edição da nossa festa maior, a Oktoberfest, amanhã, 7 de outubro, cujo desfile será às 18h, na Rua 15 de Novembro e a abertura às 19h, nos pavilhões da Proeb, onde teremos a imensa satisfação de recebê-los, assim como os funcionários desta Casa e também todos os catarinenses.
Quero parabenizar o Presidente desta Casa, Deputado Volnei Morastoni, já mencionado aqui pelo Deputado Antônio Ceron, por conseguir se eleger na cidade de Itajaí e por ter a humildade, Deputado Antônio Ceron, de procurar o Prefeito Jandir Bellini, por quem tenho uma consideração muito grande, para fazer a transição necessária. Nós, do Partido dos Trabalhadores, temos essa humildade, e faremos todos os encaminhamentos necessários para que as transições dos nossos Governos sejam da melhor forma possível.
(Passa a ler)
"Sr. Presidente, falando ainda sobre as eleições que vivemos no último dia 3 de outubro, com muita grandeza e no indicativo de maturidade, o País trava, com serenidade, mais um pleito eleitoral em procedimento do processo de aperfeiçoamento democrático.
E a democracia é o que se vê: a sociedade organizada em Partidos Políticos, que buscam o poder com o intuito de realizar seus projetos e metas. Tudo dentro do espírito da mais ampla expressão do pensamento. Periodicamente acontecem eleições através das quais o povo manifesta sua vontade. Os candidatos se apresentam ao debate público, o povo vai às urnas e escolhe aqueles que por esta ou aquela razão lhes parece interlocutores apropriados.
Nestes termos, meu companheiro de vida, de lutas e de princípios, Décio Lima, cumpriu oito anos de mandato, tendo enfrentado uma reeleição, na qual foi consagrado. Seu governo, absolutamente transparente, deixa uma marca na cidade de Blumenau.
Mas não me cabe aqui fazer-lhe o elogio fácil, o que seria redundante. Os que o conhecem, sabem do que falo e isso nos basta. Sabem, sobretudo, do seu mais inteiro e desprendido devotamento à cidade de Blumenau. E não cremos que haja mesmo, entre adversários, quem lhe conteste a dedicação, a integridade moral, a lisura dos atos e a sinceridade das intenções.
Deixamos nosso legado.
Fez um Governo cuja obras são do conhecimento de todos e do qual saímos nem nenhum ressentimento. Pelo contrário: de cabeça erguida, certos de havermos cumprido nosso dever, pois foram incansáveis as horas, os dias, as noites indormidas, os seguidos finais de semana, os feriados e os dias santos de dedicação ao nobre e ordeiro povo de Blumenau. E a exaustão, que muitas vezes tomava nosso corpo, não abatia nosso espírito na reta intenção de fazermos um Governo honrado e que fosse motivo de distinção e orgulho aos olhos de nossa gente e de nossos filhos.
Ah! Nossos filhos. Não tivemos tempo para eles e a família. Mas tínhamos um trato de honra com nosso povo: o de fazermos um Governo exemplar, honesto e dedicado, pois a essa tarefa entregamos o melhor de nós, a dádiva de nossos corações. Esse foi o nosso objetivo central nesses oito anos de lutas e cremos que as pessoas sabem disso e reconhecem.
Por essa razão é que não nos abalamos e saímos de fronte erguida, porque cumprindo o nosso dever, temos a certeza do reconhecimento do povo de Blumenau.
O nosso candidato, Edson Adriano, um homem de bem, honesto, de honradez inatacável, não teve a sorte do bafejo das urnas. Isso ocorreu certamente pelo seu nome não ser conhecido do público. E a população, também desconhecendo suas virtudes que não são poucas, deixou assim de sufragá-lo.
Porém, na esteira dessas eleições, o PT cresceu em todo o Brasil. Esse é um dado consistente. Foi, na verdade, o Partido que colheu os melhores resultados. Um avanço significativo. Isso para nós é um alento - sabemos que o povo brasileiro reconhece a trajetória do Partido dos Trabalhadores.
Aqui mesmo, em Santa Catarina, obtivemos um crescimento com a eleição, do dobro de Prefeitos e também de 17 vice-Prefeitos e 212 Vereadores.
A nossa agremiação se consolida cada vez mais, fortalecendo o Governo Lula, que dá sinais muito positivos na condução dos interesses nacionais. É humanamente impossível, em dois anos apenas, corrigirmos erros, distorções e desacertos que se arrastam há dezenas de anos.
Mas as estatísticas estão aí para quem quiser ver. O País melhora seus índices em todas as áreas de atuação governamental, a despeito da falta de recursos, dos compromissos internacionais, o que revela que, com seriedade, pode-se fazer do Brasil uma nação forte e respeitada, melhorando, em conseqüência, o padrão de vida de nosso povo. E é isso o que importa verdadeiramente.
Nesse compasso que volto minha atenção para o Deputado João Paulo Kleinübing. Foi o eleito. O escolhido pelo voto soberano do povo. Nós respeitamos essa decisão.
Um dos princípios consagrados pela democracia é a alternância de poder. Isso é salutar para a democracia. Por termos essa visão é que recebemos o resultado das urnas com humildade, paciência e muito respeito com o nosso povo, mas decididos firmemente a continuarmos na luta em defesa da população oprimida. Nada nos abala nesse ideal porque isso é um sonho, e mais do que tudo, sonhar é viver.
Continuamos com o mesmo espírito que nos arrebatou a vida pública. Eu, o meu companheiro Décio Lima, o companheiro Edson Adriano e os demais companheiros de luta fazemos votos de que o Deputado João Paulo Kleinübing faça um Governo a altura da expectativa gerada, ao passo que nós estaremos sempre dispostos a servir e dar o melhor de nossas vidas para o bem do povo de Blumenau, do Vale do Itajaí e do Estado de Santa Catarina.
Cumprimentamos vivamente os companheiros que nos ajudaram a enfrentar esse árduo desafio. Cumprimentamos e abraçamos comovidos o povo de Blumenau.
Quero também, Sr. Presidente, fazer um agradecimento a todos que participaram dessas eleições e, principalmente, parabenizar o Partido dos Trabalhadores, que elegeu Vanderlei de Oliveira, Maria Emília de Souza, Angelo Roncaglio, Isaltino Pedron.
Também quero dar parabéns aos Vereadores da coligação: Rufinus Seibt, José Luís Gaspar Clereci, Braz Roncaglio, Leoberto Vitor Cristelli.
Cumprimento também aos Vereadores das demais agremiações partidárias de nosso Município: Jean Jackson Kuhlmann, João José Marçal, Marco Antônio Wanrowsky, Jens Juergen Mantau, Jovino Cardoso Neto, Nagel Marinho.
Aproveito ainda, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, para endereçar meus cumprimentos a todos os candidatos que disputaram as eleições em Blumenau e, em especial, àqueles que concorreram à sucessão municipal: Deputado João Paulo Kleinübing, eleito Prefeito em Blumenau, Edson Adriano, Ismael dos Santos, Vilson de Souza, Ivan Naatz e Dari Diehl.
É importante ainda que neste momento seja dado o devido destaque à conquista da representação feminina da Câmara Municipal de Blumenau, com a presença de nossa companheira Maria Emília de Souza no Legislativo Municipal no mandato 2005/2008."
Tenho certeza de que todos os eleitos farão um bom trabalho, em especial essa mulher de luta, que durante o processo eleitoral foi caluniada. Tenho certeza de que ela vai representar muito bem a classe feminina na Câmara Municipal de Blumenau.
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)