Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Simone Schramm

76ª Sessão Ordinária - 20/10/2004

A SRA. DEPUTADA SIMONE SCHRAMM - Boa-tarde! Parabenizo V.Exa., Sr. Presidente, pelo nosso Plenário. Estamos hoje num espaço que condiz com as necessidades de todos nós Deputados. Sabemos quantos anos os Deputados mais antigos que aqui estão aguardaram por esta reforma.

(Passa a ler)

"Na manhã de hoje estivemos reunidas com as presidentes das Redes Femininas de Combate ao Câncer de Santa Catarina para elaboração do seu novo estatuto, já de conformidade com o novo Código Civil, e também para a eleição da presidente estadual.

Elas orgulham toda a sociedade por ser uma das mais importantes e bem sucedidas sementes do voluntariado já plantadas neste País, atuando em áreas distintas, somando esforços para humanizar cada vez mais o tratamento oncológico.

O importante papel que esse exército de voluntárias desempenha intensifica a responsabilidade de estarem em constante movimento, amadurecendo, atualizando e profissionalizando os serviços.

Afeto, solidariedade e determinação representam o essencial para que uma voluntária exerça de forma tranqüila e competente suas funções, contribuindo para o alívio da dor e da falta de esperança dos pacientes e de seus familiares. Mais do que nunca, como nunca antes na história da humanidade, as pessoas estão se unindo e assumindo funções antes atribuídas principalmente ao Estado e à caridade.

Na verdade, estamos diante de uma revolução social global, que talvez venha a ser tão importante para o final do século XX como o surgimento do Estado-Nação foi para o final do século XIX.

Ainda no dia de hoje acompanhamos as presidentes das regiões Norte e Nordeste, desde Canoinhas, Mafra, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Joinville, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, em uma audiência com o Governador em exercício, Dr. Eduardo Pinho Moreira, onde também nos acompanhou o médico radioterapeuta, Dr. Ricardo Polli.

Lá fizemos a entrega do seguinte documento:

‘O Serviço de Radioterapia localizado no Hospital Municipal São José, em Joinville, inaugurado em 1990, atende milhares de pacientes oncológicos necessitados de tratamento radioterápico, oriundos dos mais diversos Municípios do norte catarinense.

Para tal, conta exclusivamente com uma Bomba de Cobalto, com atendimento de aproximadamente 80 pacientes/dia’ (Isso, Deputado Francisco de Assis, quando ela funciona, pois vive mais em manutenção do que em funcionamento) ‘resultando numa fila de espera de 80 a 100 pacientes, com expectativa de iniciar seu tratamento em 60 a 90 dias, situação esta incompatível com a natureza da enfermidade a ser tratada.

Também oportuno lembrar que Joinville é a única cidade referenciada para a radioterapia que não dispõe um Acelerador Linear, equipamento mais moderno para esta terapêutica, oferecendo maior qualidade tecnológica e possibilitando aumentar o número de pacientes atendidos.

Sendo, portanto, uma aspiração antiga de nossa comunidade, acompanhamos o então Prefeito de Joinville, Dr. Luiz Henrique da Silva em visita ao Inca (Instituto Nacional do Câncer) no Rio de Janeiro, órgão este de assessoramento ao Ministério da Saúde para a política de câncer do país, solicitando auxílio daquela instituição para a aquisição de um Acelerador Linear, porém não obtivemos sucesso pela inexistência de linha de crédito naquela oportunidade.

Posteriormente, o Prefeito Luiz Henrique da Silveira conseguiu, junto ao Ministério da Saúde, verba para comprar o equipamento pretendido, cujo montante repassado à Prefeitura Municipal de Joinville foi insuficiente devido à instabilidade cambial ocorrida durante a última campanha presidencial, inviabilizando a licitação realizada e o dinheiro retornou ao Ministério da Saúde’."

Mais uma vez, Deputado Cézar Cim, ficamos sem o Acelerador Linear.

Hoje estivemos com o Governador do Estado em exercício tentando resolver o problema, uma vez que os Municípios de Criciúma, Blumenau e Chapecó já têm esse equipamento, faltando apenas a região Norte para atender, desde Jaraguá do Sul, Mafra, Canoinhas e São Francisco do Sul, onde centenas de pessoas aguardam uma condição de tratamento digno.

Para os senhores terem uma idéia, nós temos pacientes cardíacos se deslocando de São Francisco do Sul, de ônibus, para Chapecó para fazer o seu tratamento de radioterapia. E a Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Francisco do Sul paga a Casa Abrigo para hospedar a pessoa em tratamento. Já é uma doença muito ingrata no seu tratamento e nós não podemos manter essas pessoas se deslocando de um Município a outro para fazerem o tratamento.

Por isso, nós estamos conclamando a Secretaria de Estado da Saúde e ao Governador Luiz Henrique da Silveira, hoje na condição de Governador e não mais de Prefeito de Joinville, que prestigiem o nosso Município adquirindo o Acelerador Linear, que dará maior dignidade de tratamento a todos os nossos pacientes das regiões Norte e Nordeste.

Muito obrigada!

(SEM REVISÃO DA ORADORA)