20ª Sessão Ordinária - 12/04/2005
O SR. DEPUTADO NILSON MACHADO - Sr. Presidente, Srs. Deputados e público que nos acompanha através da TVAL, gostaria de dizer que durante a semana que passou acompanhei nos noticiários do Estado diversas pessoas ligadas à imprensa baseando-se nos depoimentos feitos pelo Presidente da Câmara, Deputado Severino Cavalcanti, que está em alta agora. E parece que as regalias que alguns Deputados Federais recebem acabam respingando na Assembléia Legislativa.
Na semana passada, ouvi um comentarista de uma rádio fazendo duras críticas a esta Casa Legislativa, dizendo que se fosse funcionário público gostaria de trabalhar neste Poder, porque aqui ninguém trabalha, só se ganha bem e não tem melhor coisa no mundo do que ser Deputado Estadual de Santa Catarina, devido às mordomias.
Achei isso muito pesado e penso que alguns jornalistas deveriam ter um conhecimento melhor da Assembléia Legislativa, da responsabilidade dos 40 Deputados, do trabalho incansável de muitos Deputados, que só saem de seus gabinetes por volta das 22h. Muitas vezes esses jornalistas extrapolam, falam inverdades, pois acham que a Assembléia Legislativa de Santa Catarina comunga com a situação de Brasília. Mas não temos nada a ver com a situação que Severino "Lampião" vem causando.
Gostaria de dizer que como Deputado vejo com muita honra a Assembléia Legislativa, com Deputadas e Deputados fazendo bons trabalhos a favor de Santa Catarina. E este Deputado, que é uma pessoa humilde, com origem no morro, jamais iria fazer vistas grossas em cima de coisas citadas por esse jornalista.
Fico sentido por ver a agressividade que usou com os funcionários desta Casa, uma inverdade, e gostaria que a imprensa de fora viesse acompanhar o trabalho dos diversos setores da Casa: do financeiro, dos serviços técnicos, do cerimonial, da gráfica, da imprensa, da manutenção, da documentação, do expediente, das telefonistas, das taquígrafas, da guarda; enfim, é um trabalho bonito que os funcionários da Assembléia desenvolvem não a favor dos Deputados, mas a favor de Santa Catarina.
É uma injustiça dizer que aqui não se bate ponto, que aqui não se faz nada, que aqui ninguém cumpre nada. Acho que a imprensa deveria fazer uma visita em grupo para ver como funciona a Assembléia Legislativa, ou seja, aqueles que não a conhecem e que concordam com esse tipo de depoimento deveriam visitar os gabinetes dos Srs. Deputados. Inclusive, quero colocar o meu gabinete à disposição, porque as irregularidades ditas por esse comentarista são absurdas e mentirosas. Desconheço as mordomias que ele fala e, se é que existem, até hoje não me atingiram, pois não tenho mordomia alguma.
Esse comentarista acha que um Deputado ter um carro à disposição é um absurdo. Mas não acha um absurdo eu me dirigir até a cidade de Chapecó no volante de um carro para ver a situação de alguns segmentos. Isso não é contado, é contado apenas que cada Deputado tem um carro, é contado que cada Deputado tem um telefone celular. É um absurdo! Agora, eu acho que isso é o mínimo que nós podemos ter para trabalhar como Deputado em Santa Catarina.
A Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em comparação com outras Assembléias, de acordo com o que se vê através da televisão, através da imprensa nacional, trabalha de forma muito transparente, Deputado Celestino Secco. Eu vejo isso na Bancada da Oposição, na Bancada da Situação e não posso comungar com esse tipo de comentário, assim como também não gostaria de me omitir a esse respeito.
Hoje, pela manhã, quando sintonizei aquela rádio, fiquei triste de ouvir como o radialista pegou pesado com a Assembléia, com os funcionários da Assembléia. Eu não sei o que ele pensa a respeito desta Casa. Eu não posso dizer que me senti envergonhado com o que ele falou porque são inverdades, mas fiquei sentido com o fato em função da receptividade que tenho dos funcionários desta Casa, dos Deputados, pela forma como os Srs. Deputados vêm trabalhando nesta Casa. Inclusive, eu nunca vi tantos projetos bons serem aprovados aqui a favor dos catarinenses.
As discussões existem, as oposições existem, as discussões entre Oposição e Situação são comuns, mas eu não gostaria que fosse feita uma comparação entre a Assembléia Legislativa de Santa Catarina, os seus Deputados e funcionários com o Severino "Lampião" lá de Brasília. Nós não temos nada a ver com o que ele falou. Se é que aquilo existe, o que eu também não acredito, aqui em Santa Catarina nós somos um exemplo a ser seguido. Os funcionários da Assembléia Legislativa de Santa Catarina são um exemplo. Eu quero registrar abertamente para toda Santa Catarina a transparência, a legitimidade dos funcionários da Assembléia Legislativa e a forma como eles trabalham nesta Casa.
Eu não posso dizer que não erramos. Talvez erremos, sim; errar é humano, faz parte da humanidade. Aqui não existem 40 Deputados perfeitos, mas nós procuramos a perfeição, talvez ainda não a encontramos, mas não é porque ainda não encontramos a perfeição que somos obrigados a ser crucificados. Não é pelo fato de o Severino ter dado aquele depoimento que, agora, nós somos todos iguais ao Severino ou comungamos com aqueles benefícios que o Severino " Lampião" está fazendo em Brasília.
Eu gostaria de pedir à imprensa de toda Santa Catarina que fizesse uma visita à Assembléia Legislativa, aos diversos setores, aos funcionários, aos gabinetes dos Srs. Deputados e procurasse saber como funciona a Assembléia Legislativa antes de fazer um comentário tão pesado como esse que eu ouvi, porque eu percebi, claramente, que aquilo está baseado na explosão da moda Severino pelo Brasil afora, de aumentos de salário, de regalias.
Aqui não existe isso e, se existe, eu não sou beneficiado, eu desconheço esse benefício. Mas gostaria de, muito mais do que defender os Deputados, defender os funcionários da Assembléia Legislativa, da humilde servente até aquele que ocupa o mais alto cargo nesta Casa Legislativa. Quero parabenizar os funcionários da Assembléia Legislativa e dizer que o Deputado Nilson Machado sempre estará na defesa dos funcionários desta Casa por tudo o que eles representam, por tudo o que aprendi e por tudo o que venho recebendo deles.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)