3ª Sessão Extraordinária - 29/04/2003
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente, Sra. Deputada, Srs. Deputados, retorno à tribuna no dia de hoje para fazer um pronunciamento parabenizando o agricultor da Serra catarinense, da cidade de Bocaina do Sul, por essa produção maravilhosa, por essa capacidade imensa, mesmo vivendo nas dificuldades que vive o agricultor em Santa Catarina e no País consegue fazer uma produção maravilhosa.
Quero parabenizar o agricultor brasileiro e mostrar uma matéria da última revista Veja, que diz o seguinte: Agricultura, o Motor do Brasil.
Outro dia fiz uma observação com relação ao Governo passado que propiciou um crescimento para este País, Deputado Dionei Walter da Silva. E pedi ao Governo do PT, ao Governo do Sr. Lula que continue esse impulso que o Brasil estava tendo. E vou ler alguns dados aqui:
(Passa a ler)
"O ritmo de crescimento da economia do campo já é seis vezes maior que a média de toda a economia nacional. E vem aí nova safra recorde.
Prestem atenção aos seguintes números oriundos do campo e recém-divulgados: o Brasil deverá colher neste ano uma safra recorde de 114 milhões de toneladas de grãos, contra 98 milhões no ano passado. Em 2002, o PIB gerado pelo agronegócio registrou crescimento de 8%. No mesmo período, a economia vista como um todo cresceu a uma taxa anual de 1,5%.
Pela primeira vez na história o Brasil vai exportar mais soja do que os Estados Unidos, a grande potência agrícola do planeta. Um efeito desse crescimento agita a indústria de máquinas e fertilizantes de forma jamais vista. Comprar algum modelo de trator significa entrar numa fila que pode durar meses. Outro efeito pode ser verificado na edição deste ano no Agrishow, uma das três maiores festas da agropecuária do mundo, que começa em Ribeirão Preto nesta segunda-feira. Os analistas esperam que a feira movimente 1,2 bilhão de reais com a venda de implementos, máquinas, sistemas de irrigação, aviões. Como se vê, é do campo, responsável por 30% do PIB, que estão vindo as melhores notícias econômicas do primeiro ano de governo Lula.
Há alguns anos, a paisagem rural era desanimadora. A idade média da frota de tratores era de 20 anos. Estima-se que as velhas colheitadeiras desperdiçavam 6% da safra de grãos."
Então, quero fazer aqui uma homenagem a todo o povo, a todos os agricultores, àqueles que na terra plantam os alimentos, e sabemos das dificuldades, Deputado Pedro Baldissera, V.Exa. que vem da origem, do Oeste catarinense, que vivem, pertinentes as suas atividades, que é ir no campo plantar, colher; sujeitos a adversidades - chuva ou falta de chuva. O agricultor é o herói deste País. O agricultor deve ser visto como o homem mais precioso, como o segmento mais importante porque é dele, 30% do PIB, que vem os recursos para manter este País.
Quero colocar também que a produção agrícola de hoje é oriunda do Governo passado, que conseguiu fazer com que se desse um retorno, uma virada na economia da agricultura. E quero pedir ao Governo atual, de Lula, que consiga, no mínimo, dar continuidade a todos os projetos para a agricultura, para que passamos ter safras recordes, como tivemos este ano - 114 milhões de toneladas.
Parabéns, agricultores de Santa Catarina!
Peço a todos os Parlamentares desta Casa que, na medida do possível, quando tivermos matérias, priorizemos a apreciação e a votação em benefício daqueles que geram o nosso alimento de cada dia.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)