34ª Sessão Ordinária - 14/05/2003
O SR. DEPUTADO ONOFRE SANTO AGOSTINI- Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, solicitei minha inscrição neste horário para dizer que agora, Deputado Antônio Ceron, V.Exas. já podem usar o aeroporto de Curitibanos porque já está devidamente asfaltado.
Sábado os dois primeiros aviões a jato já desceram na nossa terra. Um, transportava a famosa dupla sertaneja, Chitãozinho e Xororó, e o outro, um grupo artístico, que se apresentaram na grande festa na Expocentro.
Portanto, a partir de agora todos os aviões, claro que ainda não os de carreira, que precisem utilizar aquele aeroporto já poderão fazê-lo, graças ao trabalho de muita gente, dentre as quais V.Exa., Deputado Romildo Titon.
Foi um trabalho constante, ao longo dos anos. O Deputado Celestino Secco sabe da participação, principalmente do Governo anterior e deste Governo também, para disponibilizar esse extraordinário meio de locomoção, que ajudará toda a Região Serrana.
Queremos ainda dizer, Deputado Antônio Ceron, que há o compromisso do Brigadeiro-do-Ar Saito que ainda seremos contemplados com o balizamento daquele aeroporto, na segunda fase, para que os aviões possam descer durante à noite.
É um aeroporto considerado estratégico porque a nossa região é uma das que têm melhor visibilidade de Santa Catarina - o outro é Campos Novos - para aterrissagem de aviões.
Aquele aeroporto, além de ser um aeroporto estratégico, porque pode dar condições de socorro a aeronaves que porventura necessitarem dele, vai ser também de muita importância porque Curitibanos, como está centralizado, pode fazer esse transporte.
Queremos mais tarde, por isso desde já conto com o apoio de V.Exas., fazer ali uma rota: Chapecó-Curitibanos, Curitiba-São Paulo ou Chapecó-Curitibanos e Lages-Florianópolis. Estamos lutando por isso.
Faço esse registro, Deputado Antônio Ceron, porque foi uma luta constante! Foi briga em cima de briga! Foram idas ao Rio de Janeiro, ao DCE, à Conam, sérias idas ao Governo do Estado. Graças a Deus, depois de uma grande luta, conseguimos fazer esse aeroporto se tornar realidade, como vamos fazer também, Deputado Antônio, se Deus quiser, o aeroporto de Lages.
O Sr. Deputado Antônio Ceron (Intervindo) - Em Correia Pinto.
O SR. DEPUTADO ONOFRE SANTO AGOSTINI - É! Correia Pinto. Enfim, um aeroporto regional. O nosso, de Curitibanos, é mais modesto, Deputado. Custou aos cofres públicos - 70% do Governo Federal e 30% do Governo do Estado -, aproximadamente R$5 milhões, e o de Lages deve se aproximar a R$25 milhões. Claro que aquele é um aeroporto regional, e quem sabe um dia internacional, que vai atender toda a Região Serrana, que merece o nosso respeito e a nossa admiração.
O Sr. Deputado Antônio Ceron - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ONOFRE SANTO AGOSTINI - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Ceron - Só para complementar, Deputado Onofre Santo Agostini, com certeza essa obra tem a marca e a participação muito forte de V.Exa., sempre interessado em levar àquela região, especificamente Curitibanos, obras de infra-estrutura que proporcionem, que haja rapidez ou que acelere o processo de desenvolvimento que a nossa região, felizmente, está enfrentando, e que é fruto do trabalho de muitas lideranças, mais especificamente de V.Exa.
Eu conheço o aeroporto, e na sua fase anterior tive oportunidade de estar num avião que pousou lá, e pude constatar as condições geográficas daquela região, que são totalmente favoráveis.
Quero, então, cumprimentar V.Exa. e dizer também que, com certeza, o aeroporto de Correia Pinto, que está em execução, também tem a presença muito forte de V.Exa., deste Deputado, dos Deputados Sandro Tarzan e Ivan Ranzolin e de todas as pessoas daquela região.
As pessoas muitas vezes nos questionam por que aumentar o aeroporto se não há público. Mas, Deputado Onofre Santo Agostini, não podemos pensar no desenvolvimento a longo prazo da nossa região sem contemplá-la com obras de infra-estrutura, e no caso do setor de aviação, com aeroportos.
Muito obrigado e parabéns.
O SR. DEPUTADO ONOFRE SANTO AGOSTINI - Agradeço a V.Exa. pela manifestação.
Por uma questão de justiça quero citar aqui o empenho do então Governador Esperidião Amin, que sem dúvida nenhuma foi fundamental para a conclusão dessa obra, porque foi S.Exa. que a decretou como obra prioritária em Santa Catarina. Por via de conseqüência, fomos buscar recursos do Governo Federal para realizá-la. E o atual Governo deu continuidade. S.Exa. poderia ter parado a obra, mas, atendendo nosso pleito, deu continuidade à obra, e graças a Deus está concluída.
Deputado Sérgio Godinho, quando V.Exa. precisar vender o seu macarrão ou visitar a nossa terra pode ir de avião porque já temos condições de recebê-lo. Sem dúvida alguma é um aeroporto de primeiro mundo, com todas as técnicas; foi feito dentro do padrão necessário, e V.Exa., assim como todos os Deputados e as pessoas que necessitarem dele, principalmente os proprietários de aviões, como o Deputado Valmir Comin, principalmente quando for pedir voto, lá serão bem recebidos.
O Sr. Deputado Sérgio Godinho - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ONOFRE SANTO AGOSTINI - Pois não!
O Sr. Deputado Sérgio Godinho - Deputado Onofre Santo Agostini, para mim é uma honra muito grande estar na Assembléia Legislativa e uma honra maior trabalhar com V.Exa. na Mesa Diretora desta Casa. Digo isso com toda a sinceridade e honestidade, e não é só pensamento meu, e sim de toda a nossa Região Serrana, que vê em V.Exa. um dos mais brilhantes serranos aqui na Assembléia Legislativa.
Digo tudo isso para parabenizá-lo pelo que V.Exa. tem conseguido para a Região Serrana. O seu trabalho ativo e permanente em prol daquela região tem como resultado um aeroporto para Curitibanos. E não ganha só aquele Município, ganha toda a Região Serrana.
Parabenizo V.Exa. por essa conquista. V.Exa. humildemente se manifestou e agradeceu muito às autoridades que o ajudaram, mas o mérito maior é seu. Nós, como serranos, temos que agradecer por tudo o que tem feito por aquela região, que não se restringe somente ao aeroporto, pois muitas outras obras tem conseguido propiciar para toda a região.
Parabéns, Deputado.
O SR. DEPUTADO ONOFRE SANTO AGOSTINI - Agradeço, Deputado Sérgio Godinho, e pode ter certeza de que a honra de trabalhar com V.Exa. é deste modesto servidor.
Sem dúvida alguma, passamos a conhecer V.Exa., a estimá-lo e a ter um grande respeito por essa forma angustiada de resolver os problemas, que se assemelha muito a minha. Nós dois, todos nós da Região Serrana temos essa forma angustiada, assim como os Deputados Romildo Titon, Antônio Ceron, Valmir Comin, de resolver as coisas - de uma vez por todas. O Deputado Antônio Carlos Vieira também age dessa forma. Queremos resolver rapidamente as coisas.
Por isso, é um prazer muito grande tê-lo não só na Assembléia mas na Mesa. Passamos a gostar de sua forma de agir, que é positiva, absolutamente clara. E pode ter certeza de que Santa Catarina ganhou muito com a vinda de V.Exa., Deputado Sérgio Godinho, para cá.
Deputado Valmir Comin, quero me penitenciar, pedir desculpas pela forma que eu falei, pois eu tentei brincar. É brincadeira. Sei que faço isso pela amizade que tenho ao ilustre Parlamentar, por quem tenho uma grande estima, e, de vez em quando, S.Exa. vai lá para a nossa região, Celso Ramos, buscar voto.
S.Exa. é muito trabalhador, muito esperto. Quantas vezes eu e o Deputado Romildo Titon estávamos lá em Celso Ramos, na Festa da Cachaça, e de repente o Deputado Valmir Comin lá aparecia, porque tem um grande parentesco naquela região, e levou alguns votos, Deputado Antônio Carlos Vieira, não só de V.Exa. Graças a Deus S.Exa. merece porque é um excepcional Deputado, por quem temos uma grande estima e um grande respeito.
O Sr. Deputado Valmir Comin - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ONOFRE SANTO AGOSTINI - Pois não!
O Sr. Deputado Valmir Comin - Deputado Onofre Santo Agostini, gostaria de parabenizá-lo pelo seu pronunciamento, e dizer que este Deputado tem um carinho, um apreço e uma estima muito grande pelo povo do Planalto, tanto é que tivemos uma votação significativa e foi muito importante para mais uma vez chegarmos ao Parlamento catarinense.
Inclusive, na sexta-feira próxima passada fazia um roteiro pela região do Planalto. Estive em Urubici, Rio Rufino, São Joaquim. Inclusive em Urubici, Capital das Hortaliças, a fruticultura é muito forte, e está se criando lá também, na comunidade de São Francisco, a rota de uma gastronomia muito forte. E isso enaltece cada vez mais e a certeza de que o Planalto serrano é muito promissor e está muito bem representado por V.Exa. Tenha certeza de que pode também contar com este humilde Deputado.
O SR. DEPUTADO ONOFRE SANTO AGOSTINI - Muito obrigado, Deputado. Os Deputados Antônio Ceron, Sérgio Godinho e Romildo Titon e eu vamos tentar ir lá para o Sul do Estado ver se tiramos uns votinhos lá, senão vamos ficar sobrando.
Tudo que é morro abaixo, Deputado Romildo Titon, o santo ajuda. Morro acima a coisa é mais complicada e, por via de conseqüência, vamos lá na região do Deputado.
Mais uma vez quero deixar aqui registrada a minha alegria, enaltecendo a grande festa que Curitibanos realizou nesse fim de semana, a Expocentro. Eu tive o prazer, Deputado Antônio Ceron, há 30 anos, de realizar a 1a Feira Brasileira do Terneiro. Foi a 1ª Feira do Terneiro do Brasil, realizada em Santa Catarina. E foi realizada quando este modesto servidor era Prefeito de Curitibanos. Com isso consegui gerar desenvolvimento, como Prefeito, e devo muito à Acaresc e à Epagri.
Na época, a Acaresc era presidida pelo Dr. Glauco Olinger, e tinha na nossa terra, Deputado Romildo Titon, V.Exa. conheceu, uma grande figura chamado Vilson Santa Catarina, que nos ajudou a fazer com que o rebanho bovino de Santa Catarina melhorasse muito, graças à feira.
Realizamos, então, a 31a Feira do Terneiro, de Santa Catarina, iniciada em 1973 quando este modesto Deputado era Prefeito.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)