20ª Sessão Ordinária - 08/04/2003
O SR. DEPUTADO WILSON VIEIRA - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, público que nos prestigia, imprensa da Casa e funcionários deste Poder, o que temos percebido, quando lemos os jornais, ouvimos o rádio e assistimos à televisão, é que a grande mídia nacional não consegue, de forma alguma, elogiar ou reconhecer qualquer ato do Governo Luiz Inácio Lula da Silva.
Antes das eleições, fez-se terrorismo com a candidatura do companheiro Lula, numa visão equivocada de que, se ganhássemos o Governo, o dólar iria disparar, a economia entraria no caos, não iria haver crescimento e o Risco Brasil também iria afastar todos os investidores do nosso País.
Porém, o que vemos hoje é um processo totalmente inverso. A preocupação agora é não deixar o dólar baixar demais para não prejudicar as exportações; a preocupação agora é estar atento ao Risco Brasil, porque já existem aqueles que defendem que, se o País crescer mais do que 3,5%, vamos sofrer mais um apagão.
Esqueceram que a sociedade brasileira aprendeu, da forma mais dura, é claro, a economizar. Ela investiu na modernização do seu sistema elétrico em sua residência; os empresários em suas empresas; os comerciantes nos seus estabelecimentos comerciais, fazendo com que o Brasil suportasse aquele período crítico de escuridão ou de risco de escuridão pelo qual passou algum tempo atrás.
Tudo se procura fazer para deixar o Governo Lula cair no descrédito. Porém, não se consegue esconder que este é o Governo mais democrático que este País já viu nos últimos anos; é o único Governo que chamou todos os Governadores de Estado para conversar, para ouvi-los, para trocar idéias e opiniões e para ter um Raios X exato da situação de cada Estado do País; é o único Governo que, sem fazer qualquer restrição, atendeu os Prefeitos do País inteiro, sem fazer distinção partidária ou política.
Não dá para negar que um Governo democrático pode até demorar um pouco mais para realizar as suas ações de Governo, porém vai fazê-las com a certeza de que não vai errar e sem ter a preocupação de ter de mudá-las, alguns meses depois, ou de ter de voltar atrás nas suas decisões governamentais.
Então, temos certeza de que o nosso Governo está no caminho correto. Não prometemos, durante a campanha, um milagre, que iríamos resolver, nos primeiros três meses, os problemas criados nos últimos 500 anos de País. Ao contrário, prometemos um Governo que está sendo aplicado hoje no País: um Governo democrático, que iria ouvir a sociedade, debater com ela e encaminhar as propostas que fossem melhor para o Brasil, num entendimento amplo e social.
Isso está sendo feito. Porém, infelizmente, a grande mídia não consegue reconhecer esse fato. É difícil para ela falar bem do Governo. Sentimos isso, ela enrola com números, dobra a língua e a notícia acaba não saindo como deveria sair.
Temos certeza de que é uma questão de tempo. O povo já está reconhecendo isso, através do índice de 80% de aceitação do Governo Lula. E a grande mídia vai ter, em breve, de aceitar a condição real de que o País está sendo governado por um trabalhador e que está sendo muito melhor governado do que foi pelos doutores que passaram pela Presidência da República.
O Sr. Deputado Afrânio Boppré - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO WILSON VIEIRA - Pois não!
O Sr. Deputado Afrânio Boppré - Deputado, quero parabenizá-lo pelo pronunciamento chamando atenção, neste momento, da tradição democrática do Partido dos Trabalhadores.
Temos experiências espalhadas por todo o Brasil: no Norte, começando por Belém, o Prefeito Edmilson Rodrigues está, pela segunda gestão, no exercício do seu mandato, colocando em prática iniciativas inovadoras, a exemplo do Congresso da Cidade, numa cidade com 1,5 milhão de habitantes plantada mo meio da Floresta Amazônica; e no Sul, em Porto Alegre, por quatro gestões consecutivas, o Orçamento Participativo e as mudanças que ocorreram no modelo de gestão e no modelo econômico do Município.
Aqui em Santa Catarina as Prefeituras têm servido como um exemplo do exercício da democracia. O próprio Deputado Pedro Baldissera, quando Prefeito, foi reeleito no seu Município e agora, como Deputado, temos a honra de dividir com ele o exercício parlamentar. Essa é também uma demonstração do modo petista de governar, da forma democrática.
E, gradativamente, como a força da democracia é tão grande, tenho absoluta certeza de que os veículos de comunicação vão abrir espaços para reconhecer a forma democrática do Governo Lula na Presidência da República.
O SR. DEPUTADO WILSON VIEIRA - Muito obrigado, Deputado Afrânio Boppré.
Gostaríamos de lembrar uma outra questão colocada pelos nossos Opositores e também pela mídia nacional: que o Lula não teria credibilidade lá fora. Ao contrário, ele acabou se tornando um grande Líder, reconhecido por todos os países deste planeta, e apresentou para o mundo o maior projeto social que o mundo já viu, que é o programa Fome Zero, numa demonstração clara de que se tem muito a fazer pela sociedade, mas que o caminho certo é realmente promovendo o debate social para que a sociedade mostre o caminho, porque nada melhor do que a base social para conhecer os seus problemas, as suas mazelas e ajudar realmente um governo social a governar um País do tamanho do Brasil, que chega a ser quase um grande continente.
O Sr. Deputado Pedro Baldissera - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO WILSON VIEIRA - Pois não!
O Sr. Deputado Pedro Baldissera - Agradeço, Deputado Wilson Vieira, pela oportunidade do aparte.
Gostaríamos de enaltecer o pronunciamento de V.Exa., destacando alguns aspectos do nosso Governo Federal, do Governo Lula, que vem surpreendendo de maneira gradativa e marcante, pela sua postura e pela sua forma de conduzir os destinos do nosso País.
V.Exa. levanta um dos aspectos importantes, que é a questão da fome. Pessoalmente, acreditamos que existe uma grande forma de resolvermos o problema da fome no País e no mundo: quando os seres humanos se sensibilizarem e se revestirem de um dos grandes valores, que é a partilha. Num País onde existe uma concentração demasiada em cima de alguns, em detrimento da grande maioria, que vive às mínguas, que vive na pobreza, é claro que é preciso esse gesto da partilha para que realmente possamos ter uma vida mais digna, mais humana.
E sem dúvida nenhuma esse o grande desejo e o projeto do Governo Federal Lula, e que está muito presente na caminhada, na vida de todo o nosso trabalho, enquanto Partido dos Trabalhadores.
O SR. DEPUTADO WILSON VIEIRA - Concluindo, gostaria de dizer que o fato de grandes empresários do País estarem contribuindo com o programa Fome Zero mostra que ele tem credibilidade. Infelizmente, a grande mídia nacional ainda não conseguiu enxergar o alcance social desse programa.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)