Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Professora Odete de Jesus

80ª Sessão Ordinária - 15/10/2003

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Sra. Deputada e Srs. Deputados, assomamos hoje à tribuna para nos dirigirmos aos colegas professores de uma maneira muito carinhosa e especial pela comemoração do seu dia.

Minha formação é no Magistério e da luta de educar falo de cadeira. Lecionei por muitos anos, foram 21 anos de sala de aula, seis anos alfabetizando no interior, em Matos Costa, atuando

de 1ª a 4ª, de 5ª a 8ª, no 2º grau e assim por diante. Então, tive um trabalho intenso em muitas escolas da cidade de Caçador.

Lecionar é uma vocação divina.

Eu estava assistindo ao pronunciamento do Deputado Lício Silveira e notei bem as palavras do Deputado quando falou que para o professor a sala de aula é o seu altar, é aonde vai se oferecer em holocausto, é onde vai sacrificar a sua vida. Muito me chamou atenção a afirmativa do Deputado, porque os professores procuram transformar a sociedade. São eles que levam informações, conteúdos. São os professores que permanecem na sala de aula procurando cuidar daquela criança que não tem pai nem mãe. Além de fazer o seu papel de professor, de passar o conteúdo, muitas vezes tem que fazer o papel de pai, de mãe, de enfermeiro, de merendeiro e assim por diante.

Senhores, com a modernidade, tudo evoluiu, mas em muitas escolas o instrumento de trabalho continua sendo o quadro de giz, e o professor tem que ser abnegado, criativo, fazer das suas aulas um verdadeiro show, para que não haja evasão escolar, para que seus alunos estejam bem motivados, para que procurem se interessar.

Então, muitas vezes o professor, Sr. Presidente, precisa ser um artista em sala de aula para manter a sua postura de profissional e de cidadão. O professor precisa fazer um malabarismo incrível para poder manter os seus compromissos, o que é muito difícil.

Senhores, este mesmo professor, além de lecionar em dois ou três períodos, leva montanhas de provas, de cadernos, Srs. Deputados, para continuar ainda o seu trabalho em casa. Esse é o trabalho que ninguém vê, que ninguém sabe.

Ser professor é abraçar uma tarefa difícil, que pede sacrifício e exige dedicação e que, na grande maioria das vezes, é feita somente com o coração.

São os professores os responsáveis pelas mudanças, pela transformação dos nossos filhos, dos nossos netos. E só quem foi professor é que sabe o quanto é digno, o quanto realiza e o quanto faz bem para a alma ser um professor.

Muito obrigada!

(SEM REVISÃO DA ORADORA)