68ª Sessão Ordinária - 11/09/2003
O SR. DEPUTADO ONOFRE SANTO AGOSTINI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, vou usar esses quatro minutos para fazer dois registros.
Com muita alegria registro a presença dos alunos da Escola do Legislativo, deste Poder. Sejam bem-vindos e tirem proveito desta sessão.
Srs. Deputados, haja vista termos algumas notícias não muito boas nos jornais: "BNDS admite perdoar dívida do Frigorífico Chapecó". Segundo consta, os credores, entre os quais o BNDS, estariam dispostos a perdoar a dívida da empresa.
Acho que é grave, gravíssimo. Eu torço pelo Frigorífico Chapecó, tenho manifestado isso ao prezado amigo Deputado Pedro Baldissera e ao Deputado João. Agora, perdoar a dívida, acho que é uma afronta a todos aqueles que pagam as suas dívidas. Os administradores do Frigorífico Chapecó, que causaram esse prejuízo, deveriam ser punidos.
BNDES admite perdoar a dívida do Frigorífico Chapecó. Essa é uma decisão de credores do sistema financeiro.
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ONOFRE SANTO AGOSTINI - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - É muito interessante a sua colocação, mesmo porque no primeiro semestre deste ano, no primeiro período legislativo, discutiu-se muito a esse respeito, colocando que no Governo passado o BNDES teria jogado pela janela recursos, emprestando dinheiro para aquele grupo argentino, para investir no Grupo Chapecó.
Agora, também, acompanho a notícia que eles vão perdoar 95% da dívida, dando um deságio. Isso me causa espécie, porque naquela oportunidade se falava que iriam apurar as responsabilidades.
Acho que se dando deságio, as responsabilidades também terão o deságio.
O SR. DEPUTADO ONOFRE SANTO AGOSTINI - É verdade, a situação é complicada. Mas é uma notícia triste, porque quando vemos que o próprio Governo Lula deseja recursos para enfrentar as suas necessidades, assim como o Governo do Estado, os Municípios, e vemos aí jogarem dinheiro fora.
A notícia boa que trago diz respeito ao fato de que um catarinense recebe o prêmio de 1º lugar no concurso do IV Seminário Nacional da Justiça Eleitoral. É um catarinense, meu conterrâneo, Dr. Gonsalo Agostini Ribeiro, de Curitibanos, funcionário do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, que recebe o prêmio de 1º lugar no concurso do IV Seminário Nacional da Justiça Eleitoral. Ele recebeu o prêmio pela Justiça brasileira, em Brasília.
O seu projeto possibilitará ao eleitor a emissão de certidões eleitorais pela Internet. Por isso estou entrando com um requerimento, que solicita o envio de mensagem telegráfica cumprimentando o Tribunal Regional Eleitoral por essa conquista de um catarinense, funcionário do Poder Judiciário, que vem ao longo dos tempos sendo o coordenador das eleições em Santa Catarina.
Fico muito feliz por ser catarinense, por ser curitibanense e por ele, Dr. Gonsalo Agostini Ribeiro, ser sobrinho deste Deputado, eis que recebe o prêmio de 1º lugar, em nível de País, como Coordenador da Justiça Eleitoral, realizado em Brasília.
Deputado Antônio Ceron, sinto-me muito feliz por esse sobrinho ganhar o prêmio. Não só por ser catarinense e curitibanense, mas por honrar a Justiça Eleitoral de Santa Catarina ele me orgulha muito.
Veja, Deputado Antônio Ceron, que as notícias às vezes são boas, como a deste catarinense que orgulha Santa Catarina, de modo especial Curitibanos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)