Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Sérgio Godinho

66ª Sessão Ordinária - 09/09/2003

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente e Srs. Deputados, trago hoje para a reflexão do povo de Santa Catarina e, principalmente, para a reflexão dos Srs. Deputados uma carta muito interessante de um americano ao povo brasileiro.(Passa a ler)

"Caros amigos brasileiros e ‘ricaços’!

Vocês, brasileiros, pagam o dobro do que os americanos pagam pela água que consomem, embora tenham mais água doce disponível (aproximadamente 25% da reserva mundial de água doce está no Brasil). Vocês, brasileiros, pagam 60% a mais nas tarifas de telefone e eletricidade, embora 95% da produção de energia em seu País venha de hidroelétrica (mais barata e não poluente). Enquanto nós, pobres americanos, somente podemos pagar pela energia altamente poluente produzida por termelétricas a base de carvão e petróleo e as perigosas usinas nucleares.

Vocês, brasileiros, pagam o dobro pela gasolina, que ainda por cima é de má qualidade, que acabam com os motores dos carros (cerca de 21% da gasolina é composta de álcool anidro e ainda querem aumentar este percentual para beneficiar os usineiros de álcool.

Não dá para entender. Seu País é quase auto-suficiente em produção de petróleo (75% é produzido aí) e ainda assim têm preços tão elevados. Aqui nos Estados Unidos nós defendemos com unhas e dentes o preço do combustível, que está estabilizado há vários anos (US$0,30 é igual a R$ 0,90).

Por falar em carro, vocês, brasileiros, pagam R$40 mil por um carro que nós, nos Estados Unidos, pagamos apenas R$20 mil. Vocês dão de presente para seu Governo R$20 mil para gastar não se sabe com o que e nem onde, já que os serviços públicos no Brasil são um lixo perto dos serviços prestados pelo setor público nos Estados Unidos.

Na Flórida, caros brasileiros, nós somos muito pobres. O governo estadual cobra apenas 2% de imposto sobre o valor agregado (equivalente ao ICMS no Brasil), e mais 4% de imposto federal, o que dá um total de 6%. No Brasil, vocês são muito ricos, afinal concordam em pagar 18% só de ICMS.

E já que falamos em impostos, eu não entendo por que vocês alegam serem pobres. Afinal, vocês não se importam em pagar além desse absurdo ICMS mais PIS, Cofins, CPMF, ISS, INSS, IPTU, IPVA, IR, ITR e outras dezenas de impostos, de taxas e de contribuições, em geral com efeito cascata de imposto sobre imposto, e ainda fazem festa nos estádios de futebol e nas passarelas de carnaval. Sinal de que não se incomodam com esse confisco maligno que o Governo promove, tirando-lhes quatro meses por ano de seu suado trabalho (de acordo com estudos realizados, um brasileiro trabalha quatro meses por ano somente para pagar a carga tributária de impostos diretos e indiretos).

Nós, americanos, lembramos que somos extremamente pobres, tanto que o Governo isenta de pagar Imposto de Renda todos que ganham menos de US$3 mil por mês (equivalente a R$9.300,00), enquanto aí no Brasil os assalariados devem viver muito bem, pois pagam Imposto de Renda todos que ganham a partir de R$1.200,00.

Além disso, vocês têm desconto retido na fonte e ainda antecipam o Imposto para o Governo, sem saber se vão ter renda até o final do ano. Aqui nos Estados Unidos nós declaramos o Imposto de Renda apenas no final do ano, e caso tenhamos tido renda aí sim recolhemos o valor devido aos Cofres Públicos. Essa certeza nos bons resultados futuros torna o Brasil um País insuperável.

Voltando a falar de serviços públicos, caro amigo brasileiro, vocês são riquíssimos. Afinal, pagam sua própria segurança. Nós, pobres americanos, dependemos da segurança pública. Aí no Brasil vocês pagam escola e livros para seus filhos porque, afinal, devem nadar em dinheiro. Aqui nos Estados Unidos nós, pobres pais americanos, como não temos toda essa fortuna, mandamos nossos filhos para as excelentes escolas públicas com livros gratuitos.

Vocês, ricaços do Brasil, quando tomam no banco um empréstimo pessoal, pagam por mês o que nós, pobres americanos, pagamos por ano.

Caro amigo brasileiro, quando você me contou que pagou de R$2.500,00 pelo seguro de seu carro, aí, sim, confirmei a minha tese: vocês são podres de rico! Nós nunca poderíamos pagar tudo isso por um simples seguro de automóvel. Por meu carro grande e luxuoso eu pago US$345,00 dólares.

Quando você me disse que também paga R$1.700,00 de IPVA pelo seu carro, não tive mais dúvidas. Nós pagamos apenas US$15,00 de licenciamento anual, não importando qual tipo veículo seja.

Afinal, quem é rico e quem é pobre? Aí no Brasil, 20% da população economicamente ativa não trabalha. Aqui não podemos nos dar ao luxo de sustentar além 4% da população que está desempregada. Não é mais rico quem pode sustentar mais gente que não trabalha?"

Caros catarinenses, não podemos contestar esse ianque. E essa matéria maravilhosa vem criar esta reflexão: o que podemos fazer para mudar esse quadro? Sem criticar o Governo atual, colocar que seja uma prioridade nossa diminuir impostos para que o Brasil possa crescer e para que as pessoas, pagando menos impostos e menos taxas, possam, sem dúvida alguma, comprar mais, adquirir mais, e as empresas, por sua vez, possam dar mais lucros para gerar mais empregos e produzir mais.

Essa constastação da comparação dos impostos, das taxas e do custo do automóvel mostra o quanto precisamos melhorar o nosso sistema no País.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)