29ª Sessão Ordinária - 17/04/2002
A SRA. DEPUTADA IDELI SALVATTI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, gostaríamos de fazer o registro da nossa participação, inclusive, e de diversas mulheres de Santa Catarina num encontro latino-americano sobre o tema Mulher, Trabalho e Políticas Públicas Locais.
Esse encontro será realizado em São Paulo nesta quinta e sexta-feiras e terá, na abertura, a presença da Prefeita de São Paulo, Marta Suplicy; da Presidente do Parlatino, a Sra. Beatriz Paredes; da Sra. Rosário Utreras, Presidente da Federação de Mulheres Municipalistas da América Latina e do Caribe.
E na programação do encontro teremos temas importantíssimos para nós, mulheres; e não só os temas, mas as políticas que já vêm sendo desenvolvidas vão desde perspectivas de trabalho e renda para as mulheres na América Latina, em que a expositora será Laís Abramo, especialista regional em temas de gênero da OIT para a América Latina.
Teremos também como temas Os Impactos da Reestruturação Produtiva Sobre as Mulheres e A Organização da Vida Social, para os quais a expositora será Maria Pia Brunato, vice-Presidente da Comissão por Igualdade de Oportunidades da FMCU, de Turim, na Itália. Para os temas As Mudanças na Economia Internacional, Reestruturação Produtiva e Relações de Gênero a expositora será Ângela Araújo, professora doutorada do Departamento de Ciências Políticas da Universidade de Campinas.
Teremos também a apresentação A Experiência dos Coletivos de Trabalho, ordenada pela Sra. Neusa Azevedo, Secretária Estadual do Trabalho e Cidadania e Assistência Social do Rio Grande do Sul, e As Possibilidades de Cooperativas de Produção, coordenada e apresentada pela Sra. Rosa Maria Paz de Rodriguez, Vereadora de Santa Cruz, na Bolívia.
No dia 19, segundo dia do seminário, teremos: Políticas Municipais de Trabalho e Renda: as mulheres como sujeito das políticas, cujo expositor será o Sr. Cláudio Dedecca, professor doutor do Instituto de Economia da Universidade de Campinas.
Teremos também: Articulando Políticas Locais com a Construção da Cidadania das Mulheres, cuja expositora será a Sra. Patrícia Palácios - Pesquisadora do Programa de Gestão Urbana para a América Latina e o Caribe UN-Habitat - Quito, Equador; Combatendo a Desigualdade no Âmbito dos Governos Locais - experiências de políticas de distribuição de renda, cuja expositora será a Sra. Ana Fonseca, coordenadora do Programa de Renda Mínima da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade de São Paulo.
Trabalho, Gênero e Igualdade em Políticas de Renda e nas Relações de Trabalho - proposta da OIT, cuja expositora será a Sra. Laís Abramo - Especialista Regional em temas de gênero da OIT para América Latina.
Na parte da tarde teremos: As Mulheres Desafiando o Mundo do Trabalho, com a exposição da Sra. Maria Cândida Sánchez - Prefeita do Município de Pimentel, República Dominicana.
Portanto, teremos um encontro de alto nível, com representantes do Executivo e do Parlamento de inúmeros países da América Latina.
Tenho certeza de que nós, mulheres catarinenses, que iremos participar nesses dois dias, voltaremos...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)