Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Manoel Mota

17ª Sessão Ordinária - 02/04/2002

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. Presidente, Srs. Deputados e visitantes, hoje é um dia importante para nós, cidadãos araranguaenses, porque o nosso Município, a nossa querida cidade de Araranguá vem à Assembléia Legislativa mostrar o seu potencial, a sua pujança, o seu povo, os seus empresários, os seus comerciantes, enfim, mostrar aquilo que Araranguá ao longo de 122 anos vem construindo na região.

Tenho certeza e convicção de que hoje é uma noite muito importante, porque a minha terra, a minha cidade de Araranguá está aqui participando dos Retratos de Santa Catarina, fazendo parte desta história linda que o Parlamento de Santa Catarina vem demonstrando a todo o Estado e ao País.

A nossa Assembléia Legislativa tem sido reconhecida nos demais Estados, através do trabalho dos Srs. Parlamentares, da luta desta Casa em dar continuidade aos projetos, entre os quais Retratos de Santa Catarina, as audiências públicas realizadas em diversas regiões, através das Comissões da Casa. Enfim, é um novo momento do Parlamento de Santa Catarina!

Por isso, sem dúvida alguma, na terça-feira, dia 02 de abril, será um dia muito importante. E, com certeza, não é mais o dia da mentira, pois foi ontem, e hoje é o dia da verdade! Por isso Araranguá estará presente, hoje, nesta Casa, apresentando seu potencial.

Quero, mais uma vez, convidar os nobres Parlamentares para participarem desta festa importante, que faz parte das comemorações dos 122 anos de aniversário da Cidade das Avenidas, minha querida Araranguá, hoje à noite, na Assembléia Legislativa e amanhã, em Araranguá.

Então, é muito importante esta comemoração dos 122 anos de Araranguá e, por isso, aproveitamos para parabenizar o Prefeito Municipal, Sr. Primo Menegalli e toda a sua administração; parabenizar também o Presidente da Câmara de Vereadores, Sr. Rodrigo da Silva Turatti e, em seu nome, todos os seus Pares.

Através do Presidente da Câmara de Vereadores do nosso Município - que já está aqui desde ontem à noite, juntamente com o vice-Presidente, Sr. Claúdio Roberto -, quero deixar um abraço muito especial a todos os integrantes daquela Casa Legislativa. E tenho certeza de que hoje vários Vereadores estarão aqui presentes a esta solenidade.

Por isso estamos hoje, na Assembléia Legislativa, registrando este dia caloroso da minha terra, da minha gente e da minha cidade. E, com certeza, muitas autoridades da região, como Prefeitos de outros Municípios do Vale do Araranguá, estarão aqui prestigiando este encontro do dia 02 de abril, quando estaremos comemorando os 122 anos da minha querida cidade Araranguá.

Quero dizer também da honra que sinto em receber o meu vizinho de prédio, o Deputado Odacir Zonta, nosso Parlamentar e amigo, que retorna à Assembléia Legislativa. E para nós é um grande prazer recebê-lo aqui, quando retorna aos seus trabalhos neste Parlamento, já com sua missão cumprida frente à Pasta da Agricultura, porque para efetivar sua candidatura a Deputado Federal a lei obriga o seu retorno. Mas tenho certeza de que prestou relevantes trabalhos também naquela Secretaria.

Quero dizer que hoje temos uma outra missão muito importante, não só a de receber o povo da minha terra, Araranguá, como também teremos a segunda reunião da CPI do Roubo de Cargas e Veículos. Há uma preocupação muito grande a esse respeito e por isso queremos montar ainda hoje a pauta dos trabalhos da CPI.

Convidamos os Poderes de Santa Catarina, representantes do Ministério Público, a Polícia Federal, a Polícia Militar, a Segurança Pública, através do DEIC, a OAB e a Federação de Transportes de Cargas, representando todos os sindicatos de transportes de cargas, que constituirão uma comissão técnica e de assessoramento à nossa CPI, visando agilizar os trabalhos e buscar respostas e resultados.

Por isso teremos, às 17h, esta reunião de trabalho. E com certeza nós e o Deputado Julio Garcia, que também é do Sul, entendemos que temos que fazer um trabalho isento, profissional, técnico e que traga resultados.

Lamentavelmente, para a nossa tristeza, Deputado Jaime Mantelli, que faz parte da CPI, nesses últimos dez dias que passaram na região Sul, houve o roubo de três cargas: uma de bebida, uma de arroz e uma de medicamentos.

Então, vejam bem o trabalho que temos. Além de investigar o roubo de veículos, os desmanches, os roubo de cargas, a CPI tem também como missão fazer um trabalho sem estardalhaço, um trabalho técnico, responsável, buscando resultados para trazer de volta a tranqüilidade à sociedade.

Esta é a nossa obrigação neste Parlamento, ou seja, fazer um trabalho com responsabilidade e com justiça, sem fazer denúncias antes de termos dados reais para que não se cometam injustiças. Não queremos cometer injustiças, muito pelo contrário, queremos fazer justiça, e é por isso que faremos um trabalho técnico para termos resultados com respostas.

Este é o trabalho que a CPI quer apresentar, para que possa ser um instrumento de trabalho, de realização e de resposta para Santa Catarina.

O Sr. Deputado Jaime Mantelli - V.Exa. me concede um parte?

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Com muita honra ouço o Deputado Jaime Mantelli que, com certeza, irá enriquecer o meu pronunciamento. V.Exa., que é uma pessoa ligada à Polícia Militar, com certeza não voltará mais para lá, porque será reeleito pelo trabalho que tem realizado nesta Casa.

O Sr. Deputado Jaime Mantelli - Muito obrigado, Deputado, pelas palavras bondosas que V.Exa. acaba de pronunciar.

Eu me manifesto sobre as duas vertentes principais do pronunciamento que V.Exa. faz. A primeira diz respeito ao projeto Retratos de Santa Catarina, que hoje traz ao conhecimento de todo o Estado a importância de Araranguá para a economia catarinense, o valor da sua gente e suas potencialidades. Com certeza o trabalho que V.Exa. teve para fazer com que o espaço fosse computado por Araranguá no Retratos de Santa Catarina vai fazer com que aquele importante Município seja muito mais querido, muito mais respeitado do que já é em todo o cenário de Santa Catarina.

Sobre a segunda vertente, que diz respeito à CPI de Roubo de Cargas e Veículos, quero informar a V.Exa. que na reunião de hoje - e já estamos convocados para tal por V.Exa. - nós, nesse intervalo da reunião anterior para a de hoje, estivemos sempre trabalhando junto com o Deputado Reno Caramori, com o Dr. Buzzi, que é o Procurador Jurídico que assessora a CPI. Com certeza, hoje, na reunião, já estaremos deliberando sobre uma proposta básica de trabalho que a Comissão vai desenhar para o seu encaminhamento, para que possamos criar o resultado dentro da expectativa que foi criada.

Tenho certeza de que poderemos produzir resultados, na medida em que estamos nos havendo no conjunto dos Parlamentares com grande responsabilidade. O resultado será extremamente eficiente.

O que queremos aqui é parabenizar V.Exa. pela iniciativa e reafirmar o nosso compromisso. E pela vontade que temos presenciado nos encaminhamentos, haveremos de produzir o sucesso esperado pela população, criando os mecanismos de segurança para as nossas rodovias. São rodovias de cargas, enfim, todos os que transitam pelas nossas rodovias.

Parabéns, Deputado, pelas duas iniciativas!

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Obrigado, Deputado Jaime Mantelli. Quero incorporar o seu aparte ao meu pronunciamento e dizer que, com certeza, vamos fazer um trabalho com muita responsabilidade, sem estardalhaço, com respostas e com resultados. A reunião, hoje, Deputado, vai ser uma reunião de duas horas. Às 19h encerraremos porque teremos que participar da apresentação da minha terra, Araranguá, aqui, no Retratos de Santa Catarina, e com certeza teremos a presença de muitas pessoas do Sul, da minha terra.

Então, quero convidar os Srs. Deputados-membros da CPI, para que possamos montar a nossa pauta de trabalho com a participação da equipe da Casa, do Procurador Buzzi, que tem muito conhecimento e que está nos ajudando muito, a fim de que possamos fazer um trabalho responsável e com resultados...

(Discurso interrompido por término do horário regimental.)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)