Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Jessé Lopes

19ª Sessão Ordinária - 18/03/2021

DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Apresenta informações relativas à vacinação em diversos países, afirmando que a peculiaridade do atraso das vacinas não é apenas do Brasil.

Diz que não se trata de ser negacionista em relação à doença, mas cita as várias matérias de jornais em diversos países, que tratam do atraso das vacinas em todo o mundo.

Registra que o Brasil é o 2° da América Latina que mais vacinou até o presente momento, atrás apenas do Chile, e entre os países do BRICS, a cada 100 mil habitantes vacinados, o Brasil é o que mais vacinou. No índice mundial, o Brasil está na 5° posição de vacinação do coronavírus, e reforça que o problema não é o Governo Federal em relação às vacinas, e nem do Governo do Estado.

Comenta que existe um cronograma de vacinação, com mais de 400 milhões de vacinas programadas até dezembro, e relata sobre as quantidades das diversas vacinas compradas pelo Governo Federal.

Considera válida a cobrança dos Deputados, mas pede que se trabalhe com dados reais, sem jogar informações ao vento. Reconhece que a situação é calamitosa, preocupante, mas a questão da vacina tem sido prioridade no Brasil. Reafirma que não há falta de prioridade na questão da vacina, e que não somos o pior país do mundo quanto à vacinação. Desta forma, espera estar contribuindo com os Colegas ao trazer referências reais, e registra que na próxima semana apresentará mais informações sobre esta pauta.