4ª Sessão Especial - 14/12/2004
O SR. DEPUTADO GELSON MERÍSIO - Excelentíssimo Deputado Onofre Santo Agostini, que está presidindo esta sessão;
Excelentíssimo Prefeito eleito de Chapecó, Deputado Estadual João Rodrigues;
Excelentíssimo Prefeito eleito de Blumenau, Deputado João Paulo Kleinübing;
Colega Deputado Antônio Aguiar;
Deputado Federal Gervásio Silva;
Deputado Jorginho Mello, secretário da região do Planalto Norte;
Srs. Deputados aqui presentes, na pessoa do Líder de meu Partido, Deputado Antônio Ceron, quero cumprimentar todos os colegas Deputados.
Gostaria de cumprimentar todos os Prefeitos que aqui estão. Gostaria de cumprimentar também o que foi coordenador da minha campanha e que me ajudou muito nas horas mais difíceis, o Sr. Edgar Jordani, a quem quero agradeço.
Registro a alegria e a satisfação de poder estar aqui hoje, com um número tão grande de amigos, que vieram com a caravana do Oeste, de Vereadores, de lideranças, eis que para nós da Região Oeste sempre é um pouco mais difícil, porque a viagem é mais longa e mais cansativa. Mas graças a Deus todos estão aqui.
Cumprimento também o Presidente de meu Partido, o Prefeito de Lages, Raimundo Colombo; o José Carlos Vieira, meu colega da Casan, que hoje é suplente de Deputado Estadual; cumprimento cada um dos amigos do Oeste que estão aqui; cumprimento minha família, a minha esposa Márcia, o meu pai, a minha mãe, as minhas duas irmãs e meus cunhados.
De uma forma muito especial gostaria de fazer uma referência ao momento político que Santa Catarina está passando.
Nós estamos verdadeiramente, em todos os cantos do Estado, passando por uma troca de geração política, que ocorre a cada dez, 15, 20 anos. Efetivamente estamos passando por esse processo em Santa Catarina.
Graças a isso teremos dois Prefeitos tão jovens, como é o caso do Deputado João Paulo Kleinübing, em Blumenau, e do Deputado João Rodrigues, em Chapecó.
Peço permissão ao Deputado João Paulo Kleinübing para fazer uma citação especial ao Deputado João Rodrigues, da importância que ele tem para a Região Oeste.
O Oeste sempre foi uma região um pouco mais distante. E por sermos de uma região mais distante sempre sofremos um pouco mais. Sempre estamos mais distante do Poder, sempre carecemos de uma liderança forte. Há 20 ou 30 anos não temos de fato uma união regional, capitaneada por um líder forte.
O Deputado João Rodrigues está com essa missão, com a sua competência, com o seu jeito arrojado, com a sua vontade de trabalhar. É o nosso Líder da Região Oeste.
Quero, aqui, de público, dizer que sou seu liderado tanto aqui, na Assembléia Legislativa, quanto na Região Oeste, como em todos os cantos de Santa Catarina, porque entendo a importância que tem para a nossa região um caminho único, e um caminho único se faz com um líder puxando à frente.
A Região Oeste tem muitas dificuldades na sua área agrícola, aliás, com duas agriculturas, e isso tem que ser muito entendido em Santa Catarina.
Nós temos o agronegócio, a agricultura de grande porte, que vai muito bem com as exportações, com os preços, com a produção, mas temos também Deputado Mauro Mariani, que é Presidente da Comissão na Casa, uma agricultura familiar com muita dificuldade, uma agricultura onde o minifúndio tem muitas dificuldades de subsistência.
Já tive a oportunidade de passar pela presidência da Facisc, onde conheci um pouco o setor econômico em Santa Catarina, no Sebrae, com as micros e as pequenas empresas. E o debate que quero ajudar a propiciar, ajudar a fazer, é na questão da geração de empregos, seja na área agrícola, seja na área do comércio, mas acima de tudo quero poder ser útil a Santa Catarina à minha região.
Entendo que ser útil à minha região é prestigiar de uma forma muito forte, muito contundente, aos Prefeitos que vão assumir.
Vejo aqui o Danúncio Adriano Bittencourt, que vai assumir a Prefeitura de São Domingos, o Lírio Dagort, que vai assumir a Prefeitura de Xaxim, e desde já quero pedir a compreensão dos Srs. Deputados para com o Município de Xaxim, eis que ele vai passar por um período muito difícil nos próximos dois anos, em função do problema havido na Chapecó Alimentos há dois anos.
Nos próximos dois anos Xaxim vai perder 30% da receita. Imaginem o Prefeito assumindo com essa dificuldade o quanto vai precisar do apoio dos Srs. Deputados nos projetos que serão encaminhados para cá.
Amanhã mesmo teremos uma emenda apresentada pelo Deputado João Rodrigues, que precisa ter o carinho e a atenção, porque é um fato diferenciado. Nenhum Município de Santa Catarina passou ou vai passar o que Xaxim vai passar nos próximos dois anos.
Mas quero, Prefeito Danúncio Adriano Bittencourt e Silva, Prefeito Lírio Dagort, Prefeito Avelino, Prefeito Edegar, Prefeito de Bel Monte, Prefeito de Pinhalzinho e todos os Prefeitos da região Oeste, juntamente com os demais Deputados - somos em apenas cinco, a região Oeste tem 20% dos votos, deveria ter oito Deputados e tem apenas cinco -, fazer um trabalho integrado e entrosado. E quero propor trabalhar, independentemente de Partido Político ou de questões ideológicas.
Precisamos ser verdadeiros colegas na boa causa e irmãos no desafio que é atender e trabalhar bem por Santa Catarina.
Quero mais uma vez agradecer a cada um dos meus irmãos do Oeste, que vieram de tão longe, que fizeram uma viagem tão longa, eis que são mais de 15 horas de ônibus, para vir aqui prestigiar um ato tão singelo e curto - apenas meia hora.
(Palmas)
Assim, com a salva de palmas proposta pelo Deputado Nelson Goetten, eu quero agradecer a cada um de vocês que estão aqui, assumindo um compromisso com toda região, de fazer um trabalho muito efetivo. São apenas dois anos para procurar fazer um trabalho, e poderiam ter sido quatro, mas não foram porque não tivemos a competência necessária, não conseguimos levar a mensagem da forma como deveria e ficamos na suplência.
Graças a Deus, o trabalho dos Deputados João Rodrigues e João Paulo Kleinübing, que assumirão as Prefeituras de Chapecó e Blumenau, é muito sério, honesto, coerente, e por isso estamos tendo essa oportunidade.
Cumprimento também aqui o meu amigo Marcelo Petrelli, e em nome dele quero saudar toda imprensa aqui presente, as rádios de Xanxerê, a Rádio Princesa que está aqui, os jornais, enfim, todos vocês que estão nos acompanhando.
Essa alegria é partilhada com todos vocês. Eu apenas fui o representante de um movimento. E ao mesmo tempo em que agradeço ao Edegar pelo trabalho que fizemos juntos, agradeço a cada um de vocês que me ajudaram a fazer 23.800 mil votos, muito suados e trabalhados, até porque tivemos na região um fenômeno eleitoral, que foi o Deputado João Rodrigues, com 48 mil votos.
Graças a Deus que ele fez todos esses votos, teve a sua eleição e hoje dá-nos a oportunidade de assumir esse mandato e também o compromisso com a Região Oeste.
Houve muito trabalho, muito esforço e sempre o compromisso da dedicação, da devoção à causa, ao desenvolvimento econômico, à causa da Região Oeste e acima de tudo à causa dos meus companheiros.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)