Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Rogério Mendonça

47ª Sessão Ordinária - 29/06/2004

O SR. DEPUTADO ROGÉRIO MENDONÇA - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, outros Colegas já ocuparam a tribuna hoje para fazer referência ao grande homem público Evilásio Vieira, o Lazinho, que morreu, ontem, em Blumenau, aos 78 anos.

Já falaram do Lazinho os Deputados Francisco Küster e João Henrique Blasi, mas eu não poderia deixar de também ocupar esta tribuna para homenagear o nosso companheiro de sigla, até porque o Evilásio Vieira é do Vale do Itajaí, região da qual também tenho origem política e da qual tenho não sei se o privilégio de ser hoje - acho que o PMDB já foi maior no Vale do Itajaí, porque tínhamos muitos representantes lá - o único Deputado Estadual representante desta Casa Legislativa do velho MDB, hoje PMDB, nosso MDB de guerra do nosso querido Lazinho.

(Passa a ler)

"Lazinho foi fundador do Movimento Democrático Brasileiro e primeira liderança política do Vale do Itajaí. Foi Deputado nesta Assembléia Legislativa, de 1967 a 1970, na sexta legislatura desta Casa.

Foi o primeiro Prefeito eleito pelo MDB de Blumenau em 1969, ganhando uma eleição apertadíssima por pouco mais de 200 votos, exercendo o cargo de Prefeito de 1970 a 1973.

Depois foi também o primeiro Senador da República, eleito pela legenda do MDB, desempenhando o mandato entre 1975 a 1982.

Lazinho foi um batalhador. Lazinho tinha grandes sonhos, grandes ambições e grandes paixões. Uma delas foi a política e a outra o futebol. Aos 12 anos começou a trabalhar como jornalista no jornal ‘Cidade de Blumenau’. Também foi um grande jornalista, além de político e jogador de futebol. Primeiro, como entregador de jornais e, depois, como tipógrafo.

Transferiu-se, mais tarde, para Canoinhas, onde passou a trabalhar na redação do jornal ‘Barriga Verde’. Depois, em 1948, fundou, em Gaspar, a Gráfica Tupi e o jornal ‘O Gaspar’. No ano seguinte, lançou, em Blumenau, o ‘Jornal dos Esportes’.

Como eu disse, ele tinha uma grande veia esportiva, e essa veia esportiva já era motivo de sucesso nos campos de futebol.

Jogou como meia direita no Palmeiras de Blumenau, na época grande rivalidade, no Ipiranga, de Canoinhas, no Palestra de Itália, de Curitiba, e no Tupi, de Gaspar. Encerrou sua carreira no time do seu coração, o Palmeiras, que por ele era considerado aquele time que tinha mais amor, aquele time que tinha realmente um carinho todo especial.

Em 1958, fundou em Blumenau a Rádio Nereu Ramos, onde sempre valorizou as transmissões esportivas e passou a promover grandes debates políticos na época. Também tinha uma veia empresarial. E essa sua veia empresarial é que fez com que a emissora pioneira abrisse frente para novos investimentos. Com a Nereu Ramos, criou-se um conglomerado também integrado pelas rádios Clube e Antena 1.

Ainda na vida pública, ocupou as funções de Superintendente da Sudesul e de Secretário da Indústria e Comércio, no Governo do também saudoso Pedro Ivo Campos.

Na edição de hoje do jornal ‘A Notícia’, o amigo e parceiro de lutas políticas, que também foi Deputado Estadual nesta Casa, Álvaro Correia, Superintendente do Distrito Municipal do Garcia, lembra que durante a administração de Lazinho, na cidade de Blumenau, o então Prefeito promoveu uma verdadeira revolução, abrindo estradas para áreas do interior agrícola do Município para escoar a produção, ao mesmo tempo em que fortaleceu os clubes de caça e tiro, tão tradicionais no Vale, e também ampliou o intercâmbio cultural entre os blumenauenses e a Alemanha. Foram muitas e muitas as viagens à Alemanha como Prefeito e como Senador.

Lazinho também foi um dos Prefeitos de Blumenau responsáveis pela implementação da avenida Beira-Rio promovendo sua interligação com a rua São Paulo.

Teve, ainda, o mérito de, como Prefeito, encaminhar à Câmara Municipal lei de incentivo para a instalação de novas empresas no parque fabril da cidade, certo de que Blumenau não deveria ficar na dependência de um único segmento, no caso, na época, o têxtil.

Hoje, o Reitor da Universidade Regional de Blumenau, a Furb, Egon Schramm, lembrou da participação decisiva de Lazinho para a implantação do primeiro curso superior na cidade.

Na edição de hoje do ‘Jornal de Santa Catarina’, de Blumenau, que estampou em sua capa uma grande foto de Lazinho, e deu duas páginas para registrar sua passagem na vida política, em especial na vida de sua cidade, muitas personalidades o reverenciaram nessa edição com diversas entrevistas nas rádios de Blumenau e de todo o Alto Vale do Itajaí e também nas emissoras de televisão.

O atual Prefeito de Blumenau, Décio Lima, marido da nossa colega Deputada Ana Paula Lima, deu uma clara dimensão do que significou Lazinho quando se elegeu Senador da República, e contou que tinha, na época, 14 anos e ficou ouvindo pelo rádio, torcendo, acompanhando, voto a voto, a contagem daquela eleição, que finalmente deu aquela magnífica vitória, por pouco mais de 200 votos ao então candidato Lazinho. E talvez tenha sido Lazinho um dos grandes animadores, uma das pessoas que estimularam à vida política esse grande Prefeito de Blumenau, Décio Lima.

O atual Prefeito, com certeza, tinha um carinho todo especial pelo nosso grande Senador e ex-Prefeito Lazinho. Lazinho encarnou a esperança de um dia chegar ao fim da ditadura militar. Tinha essa esperança! E esse sonho se concretizou, com certeza, também com a participação do grande Lazinho, o velho emedebista, que, na verdade, representava, como muitas lideranças históricas do nosso Partido, a emblemática luta pela democratização do nosso País.

Evilázio Vieira deixou viúva a Sra. Elfrida, os filhos, Edelci, Edélcio, Evelton e oito netos e um bisneto.

Lazinho está sendo velado desde ontem na Câmara Municipal de Blumenau, cidade que lhe rende justas homenagens.

Em função de sua morte, também o Governador em exercício Eduardo Pinho Moreira decretou luto oficial de três dias no Estado.

O sepultamento de Lazinho, Deputado Onofre Santo Agostini, acontecerá daqui a pouco, às 16h, no Cemitério Parque Jardins, no Bairro Fortaleza, em Blumenau.

Presto, portanto, minha homenagem como amigo, correligionário de Lazinho no Vale do Itajaí, uma pessoa que eu também tinha um grande carinho, e que, em diversas vezes, lembro, quando candidato a Prefeito de Blumenau, e mais tarde, quando ambicionava concorrer a Deputado Estadual, estimulou-me e dizia: "Peninha, vá em frente, porque o Vale do Itajaí tem espaço para homens públicos igual a você".

O meu carinho, a minha homenagem, de mim e do meu Partido a esse grande amigo e correligionário Evelásio Vieira.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)