80ª Sessão Ordinária - 27/10/2004
O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Srs. Presidente, Srs. Deputados, tenho apenas dois minutos e meio para parabenizar - é um assunto relativo à região Norte - o Secretário Regional Manoel Mendonça, que vem fazendo um trabalho excepcional naquela região, e deixar registrado o que acertamos em reunião, na semana que passou, que diz respeito a todos os moradores da nossa região, que é a situação da SC-280. Para as pessoas que eventualmente estejam assistindo à TVAL, gostaria que ficassem sabendo que algumas providências foram tomadas em relação a essa rodovia, principalmente para a questão do verão.
Nós temos lá as nossas praias, a praia de São Francisco do Sul, a Enseada, o Ubatuba, a praia do Hervino, da Barra do Sul, do Capri, e essa região é muito freqüentada, principalmente, por moradores de Joinville e da região que na época do verão passam um verdadeiro sufoco devido ao trânsito. E algumas providências foram tomadas numa região com entidades, segmentos representativos da nossa região.
Então, apenas para que fique registrado, quero dizer que foram tomadas as seguintes posições em relação a esse acesso às praias: a velocidade da lombada eletrônica do colégio agrícola deverá ser aumentada de 50 para 70 quilômetros por hora. É um acerto que está sendo feito com a Polícia Rodoviária Federal, até porque quando a velocidade era de 50 quilômetros por hora o pessoal passava a 20, a 30, a 10 e complicava tudo. Então, a velocidade vai ser aumentada, para que haja um fluxo melhor de veículos.
A estrada da Barra do Sul, que dá acesso a Itapocu, vai ser melhorada para que o pessoal da Barra do Sul possa sair com destino a Joinville, ao invés de vir pela SC-280, vai até a BR-101.
Teremos também a reativação do ferri boat de São Francisco até a Vila da Glória, que é uma coisa que já foi definida e deve estar reativada no início do verão.
Teremos o processo de recapeamento, no caso de asfaltamento, do Vigoreli até a Vila da Glória, para que se possa ter acesso a Joinville, via Vila da Glória, saindo de São Francisco indo à Vila da Glória, da Vila da Glória passando pelo Vigoreli e entrando em Joinville.
Enfim, são decisões tomadas na Secretaria Regional, juntamente com este Deputado e demais Lideranças da região, que vêm fazer com que as coisas funcionem. Isso prova que a descentralização está funcionando e ela já é uma realidade não só na minha região, como também em toda Santa Catarina.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)