Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Francisco de Assis

67ª Sessão Ordinária - 22/09/2004

O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, funcionários desta Casa, demais pessoas que acompanham esta sessão. Hoje eu quero falar para os Senhores e Senhoras do orgulho que estou sentindo não de ser Deputado, Deputado Genésio Goulart, mas de ser brasileiro.

Quero falar do momento que o nosso País está vivendo, do sentimento que tenho de apreço pelo nosso Presidente, que é do meu Partido, mas se fosse de outro Partido teria a humildade de vir aqui reconhecer, porque é simplesmente fantástico ouvir o Lula, na ONU, falando de um tema que para os americanos, principalmente para o Busch, não é bem-vindo, ou seja, Lula discutindo paz, dizendo que paz se conquista com solidariedade, acabando com a fome no mundo e não apenas metendo bala como os americanos têm feito.

Então, é um orgulho para mim, brasileiro, para cada um de nós, termos um Presidente com essa sensibilidade. Mas mais do que isso, Lula está falando para o mundo, que é o mais importante. Está convencendo a cada um e cada uma das pessoas que vivem neste planeta de que é importante reverter esta ordem mundial, onde apenas o econômico se sobrepõe a todas as questões sociais, onde apenas o que interessa para muitos desses governantes é apenas o lucro, é apenas o desenvolvimento de seu País, é apenas a guerra.

E para nossa felicidade, para nosso orgulho, estamos enfocando uma outra visão, dando um outro enfoque. E por isso que eu estou orgulhoso.

O Presidente Lula defendeu uma nova ordem mundial, centrada no multilateralismo e no empenho de todos os países no combate à fome e à pobreza. São manchetes dos jornais:

(Passa a ler)

"Lula ressaltou que é fundamental que as nações continuem a desenhar uma nova geografia no planeta. A situação exige dos povos e de seus líderes um novo senso de responsabilidade individual e coletiva. Se queremos a paz, devemos construí-la. Se queremos, de fato, eliminar a violência, é preciso remover as suas causas profundas com a mesma tenacidade com que enfrentamos os agentes do ódio." Ressaltou o nosso Presidente.

A violência não pode se sobrepor ao diálogo para resolver impasses em lugares como o Oriente Médio, destacou a contribuição do Brasil para resolver crises em países vizinhos, sempre no papel de mediador.

De acordo com o nosso Presidente, o País não acredita na interferência em assuntos internos nem na omissão diante das dificuldades que atingem as Nações vizinhas.

O Brasil, o nosso Brasil, está empenhado na construção de uma nova América do Sul, politicamente estável, unida e prósperanesse novo processo, disse o Presidente Lula, eis que a reunião que teve com os Líderes mundiais destacou um processo que levará à luta contra a pobreza e a fome.

Lula enfatizou ainda a participação do Brasil no programa de recuperação internacional contra a Aids. Destacou também as ações do País na Organização Mundial do Comércio, a OMC, que tem ajudado a reduzir barreiras que prejudicam o País em desenvolvimento.

Por fim, Lula afirmou que a ONU não pode ser substituída por nenhuma outra instituição na missão de conduzir o mundo em torno de objetivos comuns, como a promoção da paz e o desenvolvimento sustentável.

Todas estas notícias aconteceram nos últimos dias. E para nós, brasileiros, juntam-se as notícias da nossa economia, do nosso crescimento, do crescimento do Brasil e conseqüentemente da melhoria das condições de vida do nosso povo.

A aprovação ao Governo aumentou de 51% para 55%, e a desaprovação, Deputado Genésio Goulart, que era de 42%, diminuiu para 36%.

O crescimento da economia brasileira fez com que a confiança do Presidente Lula aumentasse ainda mais em setembro.

A pesquisa indica que na área econômica teve as melhorias percebidas pela população, onde o produto interno bruto, o nosso PIB, teve um crescimento de 4,2% somente no primeiro semestre deste ano.

A indústria acumula resultados positivos em 2004; na comparação com julho do ano passado a expansão atinge 13 das 14 áreas pesquisadas, com destaque inclusive para o Estado de Santa Catarina. Ficando em primeiro lugar o Ceará, com 22,3%, e depois o nosso Estado, com 18%.

A balança comercial, de todo ano passado, registrou um superávit de 24 bilhões, e somente neste ano, até o mês de setembro, já atingimos esta marca e devemos fechar o ano com 30 bilhões de saldo comercial na balança.

O emprego vem tendo crescimento recorde, mês após mês, desde 1992 não víamos tal crescimento.

Então, por tudo isso, é que estou para falar aos colegas Deputados e para as pessoas que nos acompanham neste sentimento patriota de ser brasileiro, de ter orgulho de estar vivendo um momento neste País, onde o nosso Presidente vai para fora abrir fronteiras, abrir mercados, para que possamos exportar mais e mais e conseqüentemente gerar a economia dentro do nosso País, para melhorar a qualidade de vida e termos mais empregos.

Quando o nosso Presidente vai para fora, ele fala a nossa língua, e os estrangeiros, os governantes dos outros países que acompanham, ouvem e entendem perfeitamente a nossa língua.

Então, há quanto tempo nós não tínhamos este sentimento de patriotismo, de brasileiro, de dizer que este País é um País maravilhoso, uma terra espetacular, que não tem catástrofe, que só tem um povo trabalhador, que merecia uma oportunidade, que merecia um Governo que lhe desse condições!?

Hoje, estas condições estão surgindo em todas as partes do Brasil. Em Joinville, a cidade em que vivo e moro, existem vagas para profissionais em várias indústrias - o comércio oferece vagas.

E isto se estende por todos os cantos do nosso Estado. São novas empresas surgindo, o comércio vendendo mais, ou seja, são sinais de novos tempos.

Nós já prevíamos isto desde o primeiro momento do Governo. E quando teve um período de dificuldade, e alguns, também utilizando esta tribuna, vieram para cá fazer críticas, eu nunca tive dúvidas e sempre vim defender o Governo, porque sempre acreditei nele.

Quem apostou que poderia dar errado ou fez de tudo para que desse errado, hoje tem que se curvar para a realidade que estamos vivendo. Isso é bom para todos nós. E eu creio que precisa ser bom para os políticos de todos os Partidos e para todos os segmentos da sociedade, porque não posso ser um torcedor contra o meu País, ser um torcedor contra o meu povo, contra os empresários, contra os trabalhadores, eu tenho que ser um torcedor a favor.

Por isso, independentemente de quem esteja no Governo, seja em nível Federal, em nível de Estado, em nível de Município, sempre serei um torcedor para que faça um bom Governo, eis que é importante para a sociedade e para as pessoas terem Governos honestos, competentes, trabalhadores e que façam pelo povo. E é isso que nós esperamos e queremos.

Hoje na política, infelizmente, nessas eleições, alguns Deputados, começando com a pastora Odete de Jesus, fizeram avaliações ao atual momento.

Quanto à forma como alguns Deputados vêm se comportando neste momento eleitoral, muita vezes percebemos que há somente críticas. Vivem falando mal um do outro, mas esquecem em falar do bem, das coisas boas que são feitas e que muitas vezes a própria imprensa não coloca e não reconhece.

Então, acho importante falar do bem, pois sou uma pessoa que gosto de falar do bem. E tem gente boa em todos os Partidos. Por onde falo, nas campanhas que tenho feito, ajudando os meus companheiros do PT, tenho procurado orientá-los para que não fiquem denegrindo a imagem de nenhum político de outro Partido, porque assim como o nosso Partido tem pessoas que não são tão corretas, em outros Partidos é da mesma forma. Mas também tem gente boa em todos os lugares. Essa é uma questão individual, de personalidade, e depende só da gente.

Agora, o que nós não podemos confundir são as ideologias, pois cada Partido tem a sua, e cada político, ao entrar em uma agremiação, em algum Partido Político, escolhe aquele que melhor se identifica.

Essas são coisas distintas, que nós não podemos confundir e, principalmente, nós que temos uma responsabilidade, que temos um mandato, temos a obrigação de fazer este esclarecimento à sociedade.

As pessoas não são todas iguais, e não é apenas no meu Partido que existem somente pessoas honestas e que os desonestos, os maus, estão nos outros Partidos. Jamais podemos conceber isso, e tenho procurado fazer política desta forma.

Por isso, estou aqui hoje, parabenizando e elogiando o Governo Federal, que por coincidência é do meu Partido, mas, independentemente de quem esteja no Governo, eu tenho a humildade de reconhecer quando um momento positivo como é este que nós estamos vivendo está acontecendo.

Parabéns ao povo brasileiro, parabéns a todos nós pelo governo brilhante que nós temos no nosso Brasil.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)