Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Jorginho Mello

91ª Sessão Ordinária - 30/11/2004

O SR. DEPUTADO JORGINHO MELLO - Sr. Presidente e Srs. Deputados, hoje nesta Casa ouvimos diversas manifestações. Por isso o Poder Legislativo, Deputado Manoel Mota, é o Poder mais democrático que existe. É por isso que nos anima a defender o Poder Legislativo de Santa Catarina.

Quero fazer, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, uma manifestação sobre duas grandes instituições do Meio-Oeste de Santa Catarina. A primeira delas é a Unoesc. A nossa universidade do Meio-Oeste de Santa Catarina, que tem mais de 25 anos de existência, tem se conduzido em todos os seus projetos na formação, na graduação. Está hoje com mais de 20 cursos superiores e agora com o Curso de Medicina já implantado, Deputada Ana Paula Lima. Tem alunos de toda a Santa Catarina lá morando.

A Unoesc agora parte para um novo desafio. Um desafio que eu considero um dos mais importantes para a ajuda que a Grande Joaçaba precisa. Estão reunidos nesta tarde os Conselheiros do Hospital Santa Terezinha, Deputado Dionei Walter da Silva, deliberando sobre a possibilidade da doação de todo o patrimônio do Hospital Santa Terezinha, que é uma entidade filantrópica, para a Unoesc para ser transformado em hospital universitário.

Eu quero neste momento, Deputado Antônio Carlos Vieira, dar o meu testemunho, porque tenho certeza de que o presidente Sérgio De Carli, Ari Omizollo, o nosso Magnífico Reitor professor Aristides Cymadon, estão reunidos, a minha palavra, o meu compromisso de ser parceiro nesse projeto. Haverei de estar sempre junto com a nossa universidade, pois muito nos orgulha.

A universidade hoje abriga mais de seis mil alunos; é referência no Meio-Oeste e no Oeste de Santa Catarina, e há agora mais essa empreitada, que será para melhor atendimento à saúde, adotando o Hospital Santa Terezinha, que tem 60 anos de existência, que 80% dos atendimentos é pelo SUS, ou seja, atende efetivamente as pessoas que mais precisam. O hospital realiza 60 mil procedimentos anuais de saúde, possui 250 funcionários, 80 médicos, que devem estar apreensivos com essa doação para a universidade, que está sendo discutida pelos seus mais ou menos 200 sócios beneméritos.

Quero dizer da minha confiança na universidade do Oeste de Santa Catarina, em nome do professor Aristides Cymadon, pessoa a quem devoto minha admiração.

A universidade, através do curso de Medicina, quer transformar aquele hospital, que vive com dificuldades, é verdade. Muitas vezes precisa da ajuda do Governo do Estado e da sociedade para alavancar recursos para manter a boa qualidade ao atendimento.

A universidade terá condições de alavancar recursos para fazer com que o Hospital Santa Terezinha possa fazer atendimento de alta complexidade, evitando muitas viagens de pessoas do Oeste catarinense para a Capital do Estado, com desfile de ambulâncias.

Isso vai fazer com que o Hospital Santa Terezinha tenha condições, depois de transformado em hospital universitário, pedir financiamento para modernizar seus equipamentos, porque o quadro médico dessa instituição já é da melhor qualidade. O que realmente precisa é de condições de atendimento à demanda, porque é um hospital referência - só não é reconhecido como hospital regional -, mas atende a todos os Municípios do Meio-Oeste catarinense.

Aqui estão presentes muitos Prefeitos. Quero saudá-los e dizer da minha alegria em tê-los na nossa Casa. Vejo o Prefeito de Tangará, que sabe da importância do Hospital Santa Terezinha.

O Sr. Deputado Francisco Küster - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO JORGINHO MELLO - Pois não?

O Sr. Deputado Francisco Küster - Deputado Jorginho Mello, o Hospital Santa Terezinha, sem sombra de dúvida, no momento em que tiver condições para capitalizar, poderá resolver o problema da demanda, que é muito grande, nas questões da alta complexidade.

Esse é um problema extremamente complicado e delicado, que não se resolve da noite para o dia, num toque de mágica, e é extremamente oneroso, mas é preciso encarar com determinação.

Acho que V.Exa. se pronuncia na direção de uma solução, aliando o útil ao agradável. Esse hospital vai adquirir condições para se aparelhar, porque os equipamentos são altamente sofisticados. Acredito que se isso resolvido, vamos ter para o Meio-Oeste uma solução para o grave problema que atinge diretamente as pessoas mais sofridas.

E o Estado, sem condições de resolver de uma hora para outra esses problemas, fica encarando a angústia de tentar resolver. Aí está uma solução. Meus parabéns, Deputado, pelo pronunciamento.

O SR. DEPUTADO JORGINHO MELLO - Para encerrar, Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero reafirmar a minha confiança em Sérgio De Carli, presidente do hospital, no professor Aristides Cymadon e em todos os seus associados. Que sejam iluminados e tenham confiança nesse projeto, que será vitorioso. Quem sairá ganhando, sem dúvida alguma, é a classe médica e nós que representamos aquela terra e as pessoas que lá moram.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)