Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado João Rodrigues

2ª Sessão Ordinária - 18/02/2003

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, estava em meu gabinete acompanhando as manifestações dos nobres Parlamentares que desfilaram hoje nesta tribuna e recordava-me, Deputado Jorginho Mello, que quando ainda Prefeito da cidade de Pinhalzinho tínhamos Esperidião Amin que Governava o Estado de Santa Catarina e o glorioso Fernando Henrique Cardoso como Presidente da República. E por ocasião de um dia 7 de setembro, na minha cidade, nós tínhamos as escolas que desfilavam e por fim o pelotão dos excluídos, Deputado Antônio Ceron. Lá vinham vários líderes sindicais, professores filiados ao PT, aquele tipo que toma vinagre de manhã para ficar azedo o dia inteiro. Era um time muito azedo, Deputado Jorginho Mello, que fazia uma manifestação na avenida: O Grito do Excluídos.

Eu, como Prefeito da cidade, diante do palanque da minha comunidade, observava aquela manifestação e por ser um Prefeito do PLF, em determinado momento, ficava me questionado: "No fundo, eles têm razão, porque o salário do trabalhador brasileiro é desumano, as filas nos hospitais públicos deste País são assombrosas, o arrocho do trabalhador brasileiro, implantado pelo Governo Federal para atender às expectativas do FMI, é um absurdo". No fundo, eu até dava razão!

Bom, veio a eleição e a grande frase da esperança era vencer o medo. Dito e feito, o Lula tornou-se o Presidente do nosso País. O bloco dos excluídos supostamente passaria a ser os dos incluídos no processo. Todos nós imaginávamos que isso iria acontecer.

Passou o primeiro ano e naquela época, Deputado Paulo Eccel, ouvíamos que era um Governo de Fernando Henrique, de Fernando Collor, do qual não participamos, até porque estávamos no PDT na época. Éramos da esquerda naquele período, inclusive quase fomos candidato a Deputado pelo PDT. Ouvíamos denúncias a todo instante, patrocinadas pelo PT.

A Deputada Luci Choinacki, que é da nossa região, Deputado Onofre Santo Agostini, fez várias manifestações na imprensa na época criticando o agronegócio, dizendo que era uma exploração do pequeno produtor rural, combatendo a Sadia, a Aurora e o agronegócio no Oeste catarinense, como sendo uma exploração do agricultor.

Passou-se o tempo e aqui estamos. E as emissoras de televisão na param de noticiar, para tristeza e decepção do PT, o esquema do jogo do bicho, o Waldomiro, que é amigo de José Dirceu, que morou junto com ele, que dividiu o aluguel. O homem encarregado de buscar dinheiro para a campanha dos candidatos do PT foi convidado para assumir um cargo no Governo Federal. E eu quero perguntar, Deputado Jorginho Mello: qual a razão do Waldomiro ser convidado para ocupar um cargo no Governo Federal com status de Ministro? Qual seria a influência do Waldomiro no processo? Qual seria a importância política do Waldomiro?

Agora, o PT tenta dizer que o Waldomiro não é do PT. Mas pouco importa se é ou não. O importante é que o Waldomiro estava com o seu gabinete para as articulações junto ao do Ministro, a questão de 50 metros do Presidente Lula.

E ouvi esta semana um comentário de um jornalista do SBT fazendo um comparativo: Waldomiro e PC Farias e Lula e Fernando Collor de Melo, dizendo que PC Farias não tinha gabinete no Palácio do Planalto, mas o Waldomiro tinha um gabinete e um telefone vermelho para falar com o Presidente na hora em que quisesse para fazer as suas articulações.

Quero comungar com o Deputado Nelson Goetten. Seria bom que os nobres Parlamentares do PT tivessem a humildade de vir à tribuna, de vir aos veículos de comunicação, Deputado Onofre Santo Agostini, para, de mãos postas aos céus, olharem para o nosso Senhor Jesus Cristo e pedirem perdão pelas mentiras que contaram a nossa população, pelas enganações, por tudo aquilo que diziam no período eleitoral. E parece-me que de um lado há a metamorfose, a transformação do PT, e do outro lado há a amnésia, o esquecimento daquilo que foi dito no passado.

Este ano teremos, Deputado João Paulo Kleinübing, mais um 7 de setembro para o segundo ano do Governo Lula. Será que os excluídos, aqueles que usavam a avenida com a fantasia preta não porque eram excluídos de fato, e sim porque queriam se aproveitar dos movimentos, dos atos públicos para tentar conquistar eleitores em cima da desgraça do povo brasileiro...

Assistíamos hoje pela manhã, na Rede Record, o Jornal da Manhã. O Banco Itaú, por exemplo, nunca ganhou tanto dinheiro. E o ano que mais teve lucro foi o passado. E por uma coincidência, Deputado Ronaldo Benedet... E o seu Partido participou do Governo Fernando Henrique também. Inclusive, o seu Ministro dos Transportes teve um probleminhas na duplicação da BR-101.

Então, vejam só as comparações que eram feitas antes e as que são feitas agora. E o noticiário da Record dizia que os bancos nunca ganharam tanto dinheiro e que o trabalhador brasileiro nunca perdeu tanto dinheiro. Mas, Srs. Deputados, este não é o Governo do PT?! É o mesmo Partido que, quando nós ouvíamos no passado, capitaneava as manifestações públicas com os servidores públicos do nosso País para fazerem greve. Fechavam escritórios, bancos, INSS, Correios e iam às ruas com as faixas pedindo ao Governo o reajuste de salário dos servidores públicos federais. E hoje o que estamos presenciando no nosso País? Parte daqueles servidores, nem todos, porque alguns eram líderes do PT infiltrados no movimento dos trabalhadores, voltando às ruas não para pedir aumento, mas para pedir que parem de cortar os seus direitos. Vejam como esse mundo é uma roda!

Deputado Jorginho Mello, recentemente os sem-terra vieram aqui na Assembléia Legislativa capitaneados pelo ex-Deputado Vilson Santin, que era o Deputado do PT e que hoje dedica-se à causa do MST. Quantos assentamentos o Governo Lula fez até o presente momento? Quantos sem-terra foram assentados, Deputado Celestino Secco? Ficaram apenas o discurso.

Mas a grande aquisição do nosso Presidente da República foi o avião de R$160 milhões. E custou mais R$13 milhões para equipá-lo! O homem não quis o avião da Embraer porque tinha que fazer escalas! O homem acostumado a andar a pé, quando muito de ônibus ou de carona, agora anda de air bus. Foram R$13 milhões para equipar o avião com suíte, chuveiro, sala de reuniões e espelho no teto. Tudo isso com o dinheiro do povo brasileiro.

Quem diria que isso aconteceria com a nova República, com o PT que prega que tem que se combater a fome neste País, que não admite que um trabalhador não tome café, não almoce e não jante! De dia diz que temos que combater a fome do povo brasileiro e gasta milhões na mídia para pedir que a população contribua para acabar com a fome do povo, mas na calada da noite negocia um avião de R$160 milhões para viagem e para o passeio interminável do nosso Presidente da República!

Falar dos roupões, da lã, das cigarrilhas, dos Ômegas, dos vinhos importados, das festinhas do final de semana na Granja do Torto e do futebolzinho de manhã regado a cerveja é desnecessário, é apenas mexer com a consciência dos petistas verdadeiros que defenderam a bandeira até o dia 1º, quando o Lula assumiu. Mas já passou um ano e vamos para o segundo!

Observo o constrangimento dos Deputados do PT, quando tentam fazer a defesa do seu Governo. Lá no fundinho eles estão se remoendo de raiva e nós, bem no fundinho, estamos tristes e com o coração magoado, porque o povo brasileiro foi enganado. Mas estamos com a consciência tranqüila porque tínhamos razão! Senhor, perdoe, pois eles não aprenderam e ainda não sabem o que fazem.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)