Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado João Henrique Blasi

93ª Sessão Ordinária - 02/12/2004

O SR. DEPUTADO JOÃO HENRIQUE BLASI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, por não ter tido a oportunidade de fazer uma manifestação nos dias anteriores desta semana, quero aproveitar para fazê-la agora com relação àquilo que entendo seja a postura correta, adequada, coerente e serena de um estadista.

Assistimos, no último final de semana, no último sábado, a uma reunião do Partido dos Trabalhadores. Partido digno do maior respeito, por sua história democrática, que decidiu, de maneira soberana, pelo entendimento da maioria dos membros de seu diretório, devesse mudar a postura que até então vinha adotando nesta Casa.

Não tenho, não quero, não posso e não devo aduzir nenhum juízo de valor a respeito dessa decisão. Ela há de ser, antes e acima de tudo, respeitada.

Mas o que eu quero assinalar e enfatizar, neste ensejo, é a postura serena, tranqüila, sobranceira do Governador Luiz Henrique da Silveira. Sem dúvida alguma, a pessoa diretamente afetada pelas conseqüências que com certeza haverão de advir desta decisão, mas que, indagado a respeito, respondeu literalmente: "Eu peço calma aos Companheiros do PMDB com relação à decisão do PT, que nós temos que compreender e respeitar. Neste caso, nós todos precisamos olhar a floresta e não só a árvore que está à frente de nossos olhos".

E foi além dizendo que continuaria advogando, como está fazendo junto ao PMDB nacional pela manutenção do apoio à governabilidade do Presidente Lula da Silva.

Ontem, Srs. Deputados, tivemos, por parte da Bancada Parlamentar de Santa Catarina na Câmara dos Deputados, uma resposta eloqüente a esse apelo do Governador Luiz Henrique da Silveira, ao deliberar a respeito da medida provisória, polêmica, é verdade, que concede blindagem ao Presidente do Banco Central, os quatro Deputados Federais de Santa Catarina não tergiversaram em aceder ao apelo do Governador e votaram favoravelmente quando nem toda a Bancada Federal do PT, na Câmara, o fez, eis que três deles entenderam de votar contrariamente àquela mesma medida provisória.

Por isso eu quero registrar, em favor desse homem que tem sido, todos os dias, em quase todos os depoimentos que se sucedem desta tribuna, atacado e responsabilizado por tudo o que acontece em Santa Catarina. De maneira, algumas vezes, até inadequada, de maneira algumas vezes até extremamente injusta.

Quero, também, nesta oportunidade, dizer ao Deputado Wilson Vieira, que pessoalmente hipoteco a minha solidariedade com relação a essa matéria veiculada não sei por quem, porquanto o documento que me foi entregue refere a data, o título, mas não menciona a sua autoria.

Quero dar o meu testemunho de que o Deputado Wilson Vieira é merecedor do nosso carinho, da nossa consideração e do nosso respeito e não se pode aceitar que a ele sejam assacadas palavras desse jaez , dessas que foram consignadas não sei por quem, porque repito não há referência na matéria que nos foi ainda há pouco entregue e que foi objeto de pronunciamento na tribuna.

O Sr. Deputado Wilson Vieira - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO JOÃO HENRIQUE BLASI - Pois não!

O Sr. Deputado Wilson Vieira - Esse material é clipagem do programa de um radialista chamado Osny Martins. Mas a linha foi a mesma em todas as emissoras de rádio, hoje, em Joinville. Foi uma coisa arquitetada pelo Governo e quero pedir a V.Exa., que faz parte do Governo, para que não tome esse tipo de atitude, que não parta para esse nível, porque a baixaria não leva a nada, só vai levar a conflitos cada vez maiores, que vão acabar prejudicando a escola, gerando uma guerra entre nós, o que não desejamos.

O SR. DEPUTADO JOÃO HENRIQUE BLASI - Sim, Deputado.

Quero, com o esclarecimento de V.Exa. quanto à autoria dessa matéria dizer que a considero inaceitável por todos os títulos, condenável sob qualquer circunstância, mas também quero dizer que discordo frontalmente com a afirmação que V.Exa. fez há pouco aqui, querendo insinuar que por tras dessa ou de qualquer outra matéria possa haver o dedo, a orientação do Governador Luiz Henrique.

Eu mesmo presenciei, Deputado, e quero aqui ser testemunha, inúmeras manifestações encomiosas do Governador Luiz Henrique da Silveira a V.Exa. E se essa matéria saiu e foi assinada ou foi verbalizada por um jornalista, a responsabilidade deve ser atribuída a ele e não a outrem, como foi aqui trazido há pouco à colação por V.Exa.

O Sr. Deputado Wilson Vieira - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO JOÃO HENRIQUE BLASI - Pois não!

O Sr. Deputado Wilson Vieira - Deputado, isso é fruto de uma reunião arquitetada pela Secretaria Regional, que ocorreu ontem, em Joinville. E quem manda no Secretário Regional é o Governador, infelizmente. Quer dizer, se o Secretário está desobedecendo e está tomando essa iniciativa, no meu entendimento está tendo o apoio de alguém superior a ele. De quem, eu não sei.

Por isso, fica a dúvida se o Governador está ou não envolvido por trás desse esquema de tentar combater, de forma baixa e rasteira, o trabalho que está sendo feito.

O SR. DEPUTADO JOÃO HENRIQUE BLASI - Deputado Wilson Vieira, V.Exa. deve, até pela convivência na mesma cidade, conhecer melhor do que eu o Governador Luiz Henrique, que é um democrata, que forjou a sua vida política na luta em favor da democracia, em favor das liberdades públicas.

E a afirmação que V.Exa. faz agora é uma mera ilação. Como o Secretário de Desenvolvimento Regional é uma pessoa vinculada ao Governador, certamente, por trás dele, estaria a figura do Governador. Mas eu pergunto a V.Exa.: essa declaração foi dada pelo Secretário de Desenvolvimento Regional. Não foi! É uma matéria jornalística veiculada, segundo V.Exa. mencionou há pouco, por um programa de rádio.

Então, Deputado Wilson Vieira, vamos defender a liberdade de imprensa, sim! Vamos combater os excessos da imprensa, sim! Mas não vamos atribuir a terceiras pessoas, por simples emulação, responsabilidades que essas pessoas certamente não têm.

Por isso, Deputado Wilson Vieira, nesta oportunidade, quero, em meu nome - e quero crer que possa falar tranqüilamente em nome da Bancada do PMDB -, expressar a V.Exa. a nossa mais absoluta solidariedade, testemunhando a seriedade com que V.Exa. tem encarado o seu mandato aqui neste Parlamento, dizendo que não podemos aceitar, nunca em tempo algum, que alguém se refira a um Deputado, em especial a um Deputado com a dignidade de V.Exa., como aqui foi feito.

Mas também, por outro lado, não podemos aceitar que se imagine que por trás dessa situação esteja alguém do Governo e, especialmente, o Governador Luiz Henrique, que sabidamente não é um homem que se preste a essas coisas porque, como disse e repito, forjou a sua vida inteira em defesa das liberdades públicas e da democracia.

Com certeza, receba V.Exa. a minha solidariedade, mas receba também a afirmação de que nunca, em tempo algum, haverá a impressão digital do Governador ou do Governo em situações como esta.

Muito obrigado!

(COM REVISÃO DO ORADOR)