12ª Sessão Ordinária - 18/03/2003
O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Sr. Presidente, foi um momento de inspiração deste Deputado e espero que V.Exa. e também os demais Pares possam ouvir o CD inteiro. Com certeza se sentirão mais leves, pois as músicas, realmente, são muito boas.
Mas, Srs. Deputados, gostaria de utilizar a tribuna para abordar algumas questões que entendo serem de bastante importância.
O jornal A Notícia do dia de hoje, na coluna do admirável Sr. Raul Sartori - e tenho até o hábito de ler também, porque é interessante -, diz o seguinte:
(Passa a ler)
"O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte - DNIT - vai liberar esta semana mais 180 milhões para a recuperação de estradas brasileiras. O que se sabe, oficiosamente, é que há um dinheirinho para as estradas federais em Santa Catarina, todas em Estado lamentável."
Tomei a liberdade - e estou também encaminhando a esta Casa, através da Mesa, e vai passar pelo Plenário, evidentemente - de fazer um pedido de inclusão prioritária desse dinheirinho que vem para Santa Catarina na nossa BR-280, que liga o Porto de São Francisco do Sul.
Esse o nosso pulmão, Sr. Presidente. E ele está pior do que o de um fumante, está em frangalhos. A estrada que dá acesso ao Porto de São Francisco do Sul está em frangalhos, principalmente nas imediações da Vega Sul. Se pegarmos o Morro da Palha até São Francisco, que são alguns poucos quilômetros, veremos que ali está em estado deplorável.
No dia de ontem, um repórter do meu programa foi para lá fazer uma matéria e contabilizou três veículos no acostamento com problemas de pneus estourados e com outros problemas mecânicos, em decorrência do problema lastimável da nossa BR-280.
Estamos encaminhando um pedido para se inclua, então, nesse dinheirinho que vai sobrar para Santa Catarina, dos 180 milhões para a recuperação de estradas federais.
Escutei algumas coisas aqui e gostaria de fazer alguns comentários. Tenho notado uma vontade bastante assodada, uma vontade bastante entusiasmada por parte de Companheiros do PPB e de outros Partidos que fazem Oposição nesta Casa - e tenho prestado muita atenção, inclusive... Em alguns casos, até com bastante propriedade, como foi o caso do Deputado Antônio Carlos Vieira, que veio aqui falar com conhecimento de causa e deu uma verdadeira aula sobre as questões do Besc. Acredito que até para a democracia esse estilo de Oposição é importante, salutar e necessária.
Porém, tenho também visto e ouvido alguns comentários por parte da Oposição ao Governo do Sr. Luiz Henrique da Silveira, com os quais não concordo e até acredito que há um entusiasmo exagerado nessas críticas feitas especialmente ao Governador Luiz Henrique.
Há pouco, o meu particular amigo, Deputado Joares Ponticelli, citava aqui o caso de um Deputado que fez quase 60 mil votos e que procurou o então candidato à reeleição, Esperidião Amin, para com ele se entender, no sentido de ter um cargo do Governo, e não conseguiu. O Governador de então, Esperidião Amin, não atendeu ao seu pedido.
Ele teve, então, uma conversa com o candidato a Governador Luiz Henrique da Silveira, que lhe prometeu uma Secretaria, mais especificamente a Secretaria da Família.
O Deputado Joares Ponticelli, que infelizmente não está aqui e que é meu particular amigo, cometeu uma grande injustiça ao Governador Luiz Henrique da Silveira, porque ele não sabe o que aconteceu depois para que o Governador não cumprisse com a sua promessa.
O que aconteceu foi que esse rapaz que obteve quase 60 mil votos não cumpriu um compromisso estabelecido com o Governador, o então candidato, lá na sua cidade de origem, Blumenau, quando da eleição para a Câmara de Vereadores.
Esse é o entendimento que eu tenho pelo não-cumprimento da palavra do Sr. Governador com aquele então candidato a Deputado Estadual.
Portanto, foi a quebra de compromisso acontecido lá, que já havia com o Sr. Governador, que acabou desaguando na quebra de compromisso também após a eleição.
O Deputado Joares Ponticelli fala em novos 450 cargos. Gostaria de comunicar ao Deputado Joares Ponticelli que esses novos 450 cargos que ele diz, na verdade, foram transformados em outros cargos e redistribuídos.
Na verdade, o que aconteceu foi isso. Se eu estou falando alguma coisa errada, que o Líder do Governo, por favor, corrija-me.
Disse também o Deputado Joares Ponticelli e alguns outros Srs. Deputados que está virando uma verdadeira "casa da mãe Joana". Talvez não tenha dito com essas palavras, mas quis dizer que ninguém se entende mais. É briga por todos os lados por causa de cargos, etc. e tal.
Creio que há um grande exagero nessas colocações. O que há, na verdade, é uma transparência muito grande em relação ao comportamento da coligação. E, como numa grande família, há os desentendimentos, passageiros, e eles estão transparecendo através da imprensa, estão transpondo a linha de conversa, indo parar na imprensa, o que mostra que temos uma grande transparência em relação ao nosso comportamento.
Gostaria de citar aqui também um fato, que já foi comentado inúmeras vezes aqui, em relação ao Governo do PMDB. Quero citar isso e fazer apenas um paralelo.
Temos uma família e dentro dela alguém erra, comete um delito. Refiro-me lá atrás, a um Governo que antecedeu o Governo do nosso Esperidião Amin - digo nosso, porque é uma pessoa por quem tenho um grande respeito. Lá atrás alguém cometeu um erro e agora com relação a este Governo que está assumindo, tendo como comandante o Sr. Luiz Henrique da Silveira, estamos ouvindo o tempo inteiro pedradas, xingamentos ao Sr. Governador, pelo fato de ele participar de ser de um Governo cujo Partido tinha nas suas fileiras um cidadão que foi Governador e que deixou a desejar.
É o mesmo que dissermos assim: temos um irmão na família que cometeu um delito e, em função daquele irmão ter cometido alguma coisa errada, vamos ter de ficar pagando pelo resto de nossas vidas. Mesmo sendo corretos, mesmo sendo bem intencionados, vamos ter de pagar, porque sempre vai ter alguém dizendo assim: "Aquele teu irmão não valia nada"!
Mas quanto ao comportamento do nosso Governador Luiz Henrique, onde é que ele está errando? Daqui a pouco vai estar aqui na Casa, com a melhor das intenções, de corpo presente, mostrando que tem boas intenções de ter um bom relacionamento com o Poder Legislativo, de ajudar esta Casa a ter a sua sede melhorada. Esses comportamentos do nosso Governador, ninguém cita!
Quantas e quantas vezes o próprio Governador, de corpo presente, tem de estar em diversos setores deste Estado para promover a união e o desenvolvimento. E estamos com cerca de 60 dias de Governo. Há uma nova estrutura em encaminhamento, uma nova política de trabalho. Temos que organizar isso tudo para depois, evidentemente, trabalhar.
Se tivéssemos pegado o barco como estava, trocado apenas as peças e tocado adiante, evidentemente que tudo estaria já muito bem dimensionado e muito mais prático. Acontece que foi mudada, substancialmente, a estrutura de Governo, a forma de pensar e de agir. Por isso, evidentemente, demorou um pouco.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)