71ª Sessão Ordinária - 05/10/2004
O SR. DEPUTADO DIIONEI WALTER DA SILVA - Sr. Presidente, Srs. Deputados, pessoas que acompanham esta sessão, para não fugir do tema, quero falar também de eleições municipais. Entendemos que este período, para nós que participamos de eleições, é para recarregarmos as nossas baterias e fazermos um contato mais direto com a população, e independentemente do resultado sempre aprendemos, crescemos e saímos mais amadurecidos desse processo.
Na nossa cidade a campanha foi bastante acirrada. E a Deputada Odete de Jesus (nós até brincávamos com relação a isso) usou uma expressão correta: a campanha de militância contra o poder econômico estabelecido naquela cidade em que estavam apoiando a atual administração e o candidato da atual administração.
Na última semana, nos últimos dias, a maior empresa da cidade levou o candidato dentro da empresa, setor por setor, tentando ainda virar a eleição.
Mas quero inclusive fazer um agradecimento público e dizer que naquele momento enterraram de vez a eleição, porque as pessoas estão começando a entender que o voto tem que ser livre, democrático; tem que ser a expressão do sentimento do eleitor que analisou durante três meses as propostas dos três candidatos e se convenceu por uma deles. E isso não pode ser decidido através de pressão, não pode ser uma exigência ou troca de favor, tem que entender aquele que está melhor preparado.
Tenho muita convicção de que a vontade dos eleitores da minha cidade tem que ser respeitada. E cumprimentei, já no dia da eleição, o Prefeito eleito Moacir Bertoldi, por quem sempre tive o maior respeito como ser humano, como pessoa. Éramos adversários, mas sabíamos trabalhar as diferenças, e torço para que faça um grande mandato, pois a cidade precisa, a cidade pediu a mudança, e ele se colocou como uma mudança, assim como eu, e ele foi o escolhido.
Mas neste sentido nós queríamos, também, cumprimentar todos os Deputados que disputaram a eleição e os outros que, mesmo não disputando, trabalham mais do que aqueles que disputam, porque têm que atender outros Municípios da região onde o seu Partido está disputando. Mas quero cumprimentar em especial o Deputado João Paulo Kleinübing, Prefeito eleito da cidade de Blumenau, o Deputado João Rodrigues, Prefeito eleito da cidade de Chapecó, e o nosso Presidente Volnei Morastoni, Prefeito eleito da cidade de Itajaí.
A população nesse aspecto manda o seu recado; ela é sábia na escolha, e para os que administravam as cidades e perderam agora a eleição cabe uma reflexão: nem sempre a força adversária é que vence a eleição, temos, também, que olhar os erros que cometemos, tanto na administração, quanto na campanha. A avaliação sempre tem que ser olhada dos dois lados e não apenas com um olhar de vingança ou com um olhar de achar que todos estavam contra nós.
Eu poderia ficar aqui lamentando os inúmeros ataques que sofri, mas isso não vai levar a nada; temos que se sair sempre de cabeça erguida, com a consciência de que o que foi possível foi feito. E sempre vou estar agradecido, porque na última eleição para Prefeito consegui dez mil e poucos votos e nessa eleição consegui 23.038 votos. Então, quero agradecer 23.038 vezes aos eleitores da minha cidade, que confiaram em mim. Como Deputado estarei aqui defendendo estes e todos os outros habitantes da minha cidade, mesmo aqueles que votaram contra ou que votaram em um dos outros candidato. Mas estaremos trabalhando pela cidade, independente de cor partidária, independente de quem é o Prefeito, pois seremos parceiros do povo, como sempre fizemos.
Nós, avaliando a eleição estadual, percebemos a sensação, o sentimento de mudança, não apenas em relação às Prefeituras em que perdemos, mas também onde os adversários perderam. O Deputado Antônio Ceron fez a colocação de que nós perdemos no berço do PT, o que concordamos, assim como o PFL perdeu no seu berço, que é Itajaí, onde nasceram inclusive as famílias Bornhausen, Reis e Ramos.
Então, esse sentimento não foi partidário da mudança, e percebemos isso nos grandes Municípios, como também nos pequenos. Na minha cidade vizinha, Corupá, o Prefeito do PMDB contava como eleito o seu sucessor, fazendo um comício, onde os jornais assinalavam 4.500 eleitores, ou seja, metade dos eleitores da cidade, mas ele perdeu a eleição também, numa tentativa de o povo mostrar que queria a mudança ou queria algo diferente.
Eu queria, então, registrar isso e fazer um agradecimento ao povo de Jaraguá do Sul pela confiança, pela força, pela emoção que foi a nossa campanha e dizer que estamos preparados para ajudar o Prefeito eleito naquilo que for possível e naquilo que for de interesse da nossa população. Nesse sentido, estaremos parceiros na defesa, na cobrança. E eu guardei uma proposta de governo dele comigo, pois serei um morador da cidade que cobrará dia-a-dia para que realmente efetue as mudanças que a nossa cidade precisa, porque o nosso povo dos bairros está esquecido e o nosso povo com menos situação financeira está completamente abandonado nas filas dos postos de saúde; são pessoas que estão esperando uma ano e meio para fazer uma cirurgia e há seis meses para fazer uma consulta. Isso precisa mudar, eu torço e vou cobrar para que o eleito faça efetivamente essas mudanças.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)