93ª Sessão Ordinária - 02/12/2004
O SR. DEPUTADO WILSON VIEIRA - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, imprensa, funcionários deste Poder e telespectadores da TVAL, ontem, ocorreu uma reunião em Joinville, na Secretaria Regional, que deveria ter a finalidade de discutir o Orçamento Regionalizado, mas, infelizmente, articulam para tentar denegrir a minha imagem.
Chamaram a imprensa local e mais pessoas comprometidas com o caso Balé Bolshoi, para envolver a imprensa no amplo trabalho contra as investigações que estão sendo realizadas, ou seja, tentando encobrir a corrupção, tentando garantir que a corrupção prevaleça naquela escola, tentando utilizar as crianças como escudo, para esconder a verdadeira cara de quem administra a Escola Balé Bolshoi.
Sou a favor da escola, mas não posso admitir que a corrupção seja utilizada para enriquecimento ilícito, levando prejuízo à cidade de Joinville, levando prejuízo ao Estado de Santa Catarina, levando prejuízo ao País, principalmente para as crianças daquela escola e ao seu projeto social.
Quero ler aqui o resultado desta reunião que aconteceu, ontem, na Secretaria Regional. O resultado começa aparecer, hoje, na imprensa de Joinville de forma bastante autêntica, da forma que sempre fizeram quando pretendem proteger algum corrupto da cidade, alguém que está metendo a mão no dinheiro público, que está enriquecendo ilicitamente.
Quero ler uma parte do pronunciamento de uma emissora de rádio, de Joinville, do Sr. Osni Martins.
(Passa a ler)
"Misture o político fraco, rancoroso, que não sabe perder, com o homem público doente, necessitado desesperadamente de atenção, carente ao extremo. Misture ainda a natural ignorância de parcela da população, setores da imprensa capengas na arte de informar e por fim uma história levemente suspeita. Pronto. Está armado o enredo.
Ora, mesmo se toda a armação fosse verídica, se a tal sujeira tivesse tudo a ver e fosse realmente um fato, ainda assim tudo deveria ser devidamente analisado sob o prisma da lei e nunca com motivação política. Note que agora o PT quer buscar motivação político-partidária para o caso. O Deputado Estadual Wilson Vieira, o Dentinho, perdeu uma ótima oportunidade de ficar com a boca fechada ao ir à tribuna da Assembléia Legislativa blasfemar contra a cidade que o elegeu."
Esta é uma demonstração clara de que a imprensa de Joinville já foi articulada pelos Poderes constituídos daquela cidade, com o objetivo de tentar evitar que o assunto seja elucidado, com o objetivo de evitar que os culpados sejam punidos, com o objetivo de evitar que a corrupção acabe. Porque, na verdade, quando a imprensa começa a tomar esse tipo de posição, é bastante preocupante.
Eu lamento esse palavreado todo contra mim, até porque entendo que mereço ser respeitado pelos quase 27.000 votos que recebi na região de Joinville e não dá para admitir que a imprensa se preste a esse papel. Quero dizer que são setores da imprensa de Joinville que estiveram reunidos ontem com o Secretário Regional e o resultado começa a aparecer dessa forma mesquinha, sacana, que ataca de forma imoral a minha moral, a minha honra, a minha dignidade e que, inclusive, me agride pessoalmente, até envolvendo o meu estado físico, a minha condição de saúde nessa discussão.
O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO WILSON VIEIRA - Pois não!
O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - Deputado Wilson Vieira, V.Exa. e o Deputado Carlito Merss já sofreram muito na cidade de Joinville com uma parte podre daquela imprensa, vamos dizer assim, porque um jornalista que se diz jornalista usar a expressão "palhaço psiquiatricamente suspeito", referindo-se, com certeza, a V.Exa., e usar todos esses impropérios numa emissora de rádio, deveria estar hoje falando na rádio não que é uma armação a denúncia do Promotor, mas que estava estarrecido com o contrato assinado por uma autoridade com uma empresa em um paraíso fiscal. Isso é o que o jornalista deveria estar questionando e não ter feito todo esse teatro!
V.Exa. foi vítima, ontem, na Capital, num sentido muito claro, de pessoas que querem que a situação continue como está, não querem ver a transparência, não querem ver a escola se desenvolver, crescer de forma honesta, de forma limpa.
O balé é algo maravilhoso, esse convênio, essa vinda do balé da Rússia para a cidade de Joinville destaca o maior festival de dança que nós temos, sem dúvida alguma, mas nada, por melhor que seja, justifica acobertar corrupção e suspeita de desvio de recursos públicos, Deputado!
E parte da imprensa que nós, do Partido dos Trabalhadores, tanto lutamos para que fosse independente, no sentido de acabar com a ditadura que cegava, que censurava, infelizmente, ao invés de trabalhar para a transparência, para a decência, para que o dinheiro do contribuinte seja devidamente aplicado, entra em um conluio dessa natureza para tentar usar uma escola, usar crianças, usar pessoas e uma cidade decentes para acobertar esse tipo de falcatrua.
Isso tem que ser repudiado, Deputado! Isso é indecente e esse jornalista e todos os que fizeram parte desse tipo de armação, porque isso é armação, deveriam ser banidos da profissão.
Que venha o Conselho Federal de Jornalistas, que os picaretas tanto condenam, porque vão ter que dar explicações sobre atos irresponsáveis e sobre esse tipo de desvio de atenção da nossa população, dos nossos queridos concidadãos da cidade de Joinville.
Em nenhum momento V.Exa. falou mal de Joinville, falou mal da instituição Balé Bolshoi. Falou, sim, que há suspeitas inequívocas apontadas pelo Procurador, que está ocorrendo um problema grave com autoridades estaduais, inclusive, com participação, com assinatura em convênios naquela escola.
A população precisa saber o que realmente está acontecendo, Sr. Deputado. Estamos solidários com V.Exa. e vamos fazer o que for preciso para esclarecer esta situação que não prejudica, de modo algum, Joinville.
Estão pedindo a prisão de Paulo Maluf. Essa é uma coisa bonita para a cidade de São Paulo, porque mostra que quer apurar os desvios acontecido naquela Prefeitura, Deputado.
Feliz da cidade que consegue esclarecer as falcatruas e punir os responsáveis. Feliz da população que tem este entendimento e que consegue fazer a transparência, a decência prevale cer sobre a obscuridade que, infelizmente, alguns jornalistas querem que permaneçam.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO WILSON VIEIRA - Pelo tamanho da articulação feita, ontem, pela imprensa local, estamos em dúvida se o nosso ex-Prefeito e atual Governador está envolvido na história. A força política está sendo muito grande contra este Deputado e contra os Deputados que estão querendo apurar os fatos.
O Sr. Deputado Paulo Eccel - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO WILSON VIEIRA - Pois não!
O Sr. Deputado Paulo Eccel - Eu quero externar minha solidariedade a V.Exa. Todos nós sabemos a forma como V.Exa. vem conduzindo o mandato que lhe foi outorgado pelas urnas. Não existe razão para esse baixo nível de imprensa contra V.Exa. e não existiria contra a nenhum cidadão ou autoridade catarinense.
Quero, também, aqui lamentar a forma, como uma boa parte da imprensa catarinense, vem monitorando as ações do Partido dos Trabalhadores. Se a nossa decisão, sábado, tiver que ser mantida na posição de independência, com certeza estaríamos sendo crucificados a partir de segunda-feira. Como decidimos pela situação de oposição, também estamos crucificados e V.Exa. também está sendo vítima disso.
Obrigado, e tenha a minha solidariedade.
O SR. DEPUTADO WILSON VIEIRA - Obrigado, Deputado Paulo Eccel.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)