Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Rogério Mendonça

14ª Sessão Ordinária - 18/03/2004

O SR. DEPUTADO ROGÉRIO MENDONÇA - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, gostaria de ocupar este espaço para, em parte, voltar ao assunto que abordei também ontem, fazendo referência a algumas colocações, Deputado Ronaldo Benedet, entre a diferença de se fazer oposição e de Governar.

E citava ontem, Deputado Romildo Titon, o nosso Presidente, Volnei Morastoni, como alguém que está preparado e em condições de Governar. Dizia ontem que ele vai ser o candidato a Prefeito de Itajaí e, se Deus quiser, eu, o PMDB e o Governador estaremos juntos com ele lá em Itajaí fazendo campanha para este grande homem público, Deputado Volnei Morastoni.

Cito também outros exemplos de pessoas do PT que estão fazendo um bom governo. O Deputado Pedro Uczai também foi Oposição, e nós lembramos, Deputado Romildo Titon, dos discursos inflamados e da forma com que ele fazia oposição aqui nesta Casa, com muita veemência e até em alguns casos sendo acusado de radicalismo. Mas hoje como Prefeito ele não é radical.

Posso lembrar do Prefeito de Blumenau, Décio Lima. Da mesma forma, já utilizou esta Casa e esta tribuna e nós sabemos como ele agia. Se Deus quiser, também o PMDB estará junto com Décio Lima lá em Blumenau.

Posso citar o Deputado Neodi Saretta, que fez Oposição e foi Presidente desta Casa; cito o Prefeito do PT de Rio do Sul, Jaílson Lima da Silva, mais cito, principalmente, Deputado Romildo Titon, a Senadora Ideli Salvatti, pela qual eu tenho grande admiração e que hoje está de aniversário - e aproveito para parabenizá-la. Com certeza, tenho uma grande admiração pelo seu trabalho e fui um dos grandes incentivadores também da sua bem sucedida candidatura ao Senado.

Aqui nesta Casa, Deputado Antônio Carlos Vieira, ela era chamada de "Senhora das CPIs". Quem não lembra da CPI dos Precatórios que, com ela no comando daquele processo, quase cassou o ex-Governador Paulo Afonso! Quem não lembra da CPI da Corrupção desta Casa, sendo que V.Exa. diversas vezes deu depoimentos! Quantas acusações fizeram, por exemplo, contra o Deputado Pizzolatti. E hoje nós estamos vendo os dois juntos lá em Brasília. Atualmente, o Deputado Pizzolatti é Presidente da Comissão de Minas e Energia e estão lá juntos com o PMDB também defendendo o Governo Lula.

Mas quis o destino que ela, hoje no Governo, fosse escolhida Líder do PT no Senado, e ela tem a obrigação e a disposição, sem dúvida nenhuma, de defender o Governo Lula. E por ironia também tem a grande missão de impedir a instalação de CPIs: a CPI do Waldomiro e a CPI do Bingo, que não aconteceram graças a muitos fatores, inclusive a atuação da Deputada Ideli Salvatti. Talvez a sua vasta experiência em CPIs permitiu que ela conseguisse que essas CPIs não fossem para frente.

Mas teve também a grande participação, por nova ironia do destino, do Senador José Sarney, Presidente do Senado. A vida nos prega peças e talvez, Deputado Antônio Carlos Vieira, essas voltas e reviravoltas que ela nós dá servem para que tenhamos a oportunidade de rever conceitos. E o Governo Lula é o grande exemplo disso.

Eu votei no Lula três vezes para Presidente. Na última eleição, votei no primeiro e no segundo turnos. E nos meus diversos pronunciamentos no Alto Vale do Itajaí, publicamente, já no primeiro turno, dizia que ia votar no Lula. E quero dizer que não me arrependo. Tudo que está acontecendo, de alguma forma, eu já previa, porque fazer Oposição é uma coisa, Deputado Volnei Morastoni, mas governar é outra. A responsabilidade que temos é diferente. V.Exa. passou por isso, nós estamos passando. O Deputado Volnei Morastoni tem a responsabilidade de conduzir a Assembléia, amanhã, a responsabilidade de ser Prefeito da cidade de Itajaí.

Agora, provavelmente muitos militantes do Partido do Presidente da República devem estar assustados. Senão vejamos alguns motivos desses sustos que esses militantes que, com tanta veemência, sempre fizeram Oposição estão passando.

Nós sabemos que a grande expectativa do Governo Lula, Deputado Antônio Carlos Vieira, sempre foi a política econômica, as mudanças que seriam feitas. E todo mundo aguardava quem seria o Presidente do Banco Central, quem seria o Ministro da Fazenda e assim por diante.

Mas para nossa surpresa, quem o Lula buscou para ser o Presidente do Banco Central foi o Sr. Henrique Meirelles, um Deputado eleito pelo PSDB - portanto, não votou no Lula - e ex-Presidente de um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Ele era o Presidente desse banco lá em Nova Iorque, no centro econômico mundial, e veio aqui comandar o Banco Central do Governo Lula.

Bom, para o desenvolvimento econômico, era uma Pasta chave, e todos imaginavam que seria comandada por alguém da esquerda, ligado às políticas sociais. Essa era a grande expectativa, Deputado Ronaldo Benedet. Nova surpresa: o escolhido foi Luiz Fernando Furlan, catarinense de Concórdia! Ele, inclusive, disse que nunca votou no Lula nem no primeiro nem no segundo turnos, e foi um dos grandes dirigentes da Sadia, uma grande empresa nacional. Hoje é um daqueles que tem sido mais elogiados no Governo; é um dos Ministros que está tendo uma atuação exemplar, aplaudido em todos os momentos.

Bem, o Ministro da Agricultura todos esperavam que, de repente, fosse alguém ligado ao MST para fazer com que as pessoas que não têm terra voltassem a tê-la. Nova surpresa: o escolhido foi Roberto Rodrigues! Eu o conheço bem, é um engenheiro agrônomo ligado inclusive ao movimento ruralista, combatente ao lado dos grandes proprietários contra o MST. Hoje, muito elogiado, está fazendo um grande trabalho como Ministro.

Mas as surpresas não param aí. Olhem o leque de alianças no Congresso Nacional, Deputado Antônio Carlos Ceron.

Nós lembramos de outros tempos e em que direção iam as críticas do PT. Lembro que na época de José Sarney, que foi Presidente da Arena, vice-Presidente da República pelo PMDB e Presidente, a maior inflação da história deste País era o maior alvo de críticas de toda a Oposição. Hoje, está lá José Sarney ao lado do Antônio Carlos Magalhães.

Quem não lembra do Toninho Malvadeza?! Hoje é o grande defensor deste Governo! Quem não lembra de Orestes Quércia, do meu Partido! Quem não lembra do disk-Quércia?! Todos nós lembramos. Quem não lembra das críticas que recebiam Michael Temer, Renan Calheiros, ligado a Fernando Collor de Melo? E hoje eles são os grandes aliados deste Governo!

Aliás, meus Companheiros, se não fosse José Sarney, hoje estaríamos vivendo, Deputado Volnei Morastoni, uma grande instabilidade econômica e política neste País, fruto, talvez, das CPIs que estavam por vir. José Sarney foi decisivo; ele impediu, junto com a Ideli Salvatti, Renan Calheiros, João Pizzolatti e tantos outros que estão aliados a este Governo, que elas acontecessem. Graças a eles, as CPIs foram estancadas. Louvo, repito, a competência da Senadora Ideli Salvatti como Líder, no Senado, do PT, que com a sua experiência em CPI ela, evidentemente, conseguiu estancá-las.

Poderíamos citar outras "incoerências" (entre aspas) deste Governo. Nós poderíamos citar os juros altos, aos quais o próprio vice-Presidente tem feito críticas; poderíamos citar a relação com o FMI; a cobrança previdenciária dos aposentados; a CPMF iria acabar! Iam acabar com o Imposto de Renda, que não diminuiu, com a Cide e tantas outros.

Mas, colegas Deputados, eu não chamo isso de incoerência e não acuso o Governo Lula. Eu votei no Lula e continuaria votando, até porque hoje o PMDB - e eu me felicito com isso, Deputado Volnei Morastoni - está lá junto, dando sustentação a este Governo, fazendo parte dele. Eu não chamo de incoerência, eu chamo de responsabilidade para com um País!

É isso também, Deputado Ronaldo Benedet, que o Governador Luiz Henrique da Silveira tem em Santa Catarina! Ele está governando com responsabilidade para conseguir concluir o seu mandato bem, para não atrasar os salários e para fazer com que este Estado cresça e desenvolva-se!

Não é incoerência o que fazem o Pedro Uczai em Chapecó, o Décio Lima, o Jaílson Lima da Silva e o Neodi Saretta! Não foi incoerência o que fiz quando fui Prefeito de Ituporanga, quando também agi dessa forma - e tenho certeza de que V.Exa. fará em Itajaí um grande Governo com o apoio do PMDB! Em todos esses Municípios eu torço para que o PMDB esteja junto com o PT nas próximas eleições.

Faço essas colocações em contraponto às críticas que têm sido feitas ao Governo Luiz Henrique da Silveira por Deputados, inclusive, do PT, iguais aos Deputados Paulo Eccel e Francisco de Assis ontem, que só lembraram da situação de Santa e não olharam um pouco para cima, Deputado Antônio Carlos Vieira, lá em Brasília, onde as coisas estão acontecendo da mesma forma, ou seja, com responsabilidade!

O Governador Luiz Henrique da Silveira tem sido um grande defensor do Governo Lula e nós, do PMDB, também aqui nesta Casa. Temos defendido sempre, tanto Congresso Nacional como na Assembléia Legislativa. Acho que o Lula é um dos melhores Presidentes que o País já teve, mais carismático. Está no caminho certo, e graças a muitas dessas incoerências. Aliás, Deputado Volnei Morastoni, graças a coragem do Lula de ser incoerente é que este País esta crescendo e vai bem, graças à Deus!

E graças a Deus, também, o Luiz Henrique está fazendo um Governo nesta linha; e graças também e a desgosto de muitos, ele vai ser o melhor Governador da história de Santa Catarina!

O Sr. Deputado Ronaldo Benedet - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO ROGÉRIO MENDONÇA - Pois não!

O Sr. Deputado Ronaldo Benedet - Deputado Rogério Mendonça, quero parabenizá-lo pelo pronunciamento veemente que faz na manhã de hoje e pedir desculpas por não lhe ter concedido o aparte ontem. Mas no meio daquele tumulto, muitas vezes acabamos não tendo condições de concluir o raciocínio e não deu tempo.

V.Exa. terminou seu discurso com a palavra coragem. Coragem e honradez é algo que se vê pouco em muitos homens públicos neste País. V.Exa. citava o Presidente Lula, que eu sempre tive como um homem de coragem, e muitos outros homens pertencentes ao Governo Lula que têm coragem de dizer não, coragem de assumir posições, coragem de saber que têm a responsabilidade de Governar um País. E não é saindo em aventuras que podem levar o País à bancarrota, à confusão social.

Por essa coragem o Governo Lula desgasta-se perante a população. Mas essa coragem e esse desgaste seriam um discurso fácil para o PMDB neste momento difícil de desgaste que o Governo tem, mas de responsabilidade em conduzir o País para um bom caminho. Mas existem pessoas irresponsáveis que não sabem que já estão no Governo e que vêm fazer o discurso fácil para a platéia, pessoas que não têm coragem de enfrentar...

Aliás, acho que aquela cueca que jogaram ontem deveria pertencer a pessoas que não tiveram coragem de assumir, porque ficaram com medo.

Não falo do Deputado Joares Ponticelli ou dos Deputados do PFL, que estavam na sua função - e eu já estive no outro lado. Agora, num momento difícil, querer tirar proveito do PMDB e do Presidente é covardia! E o tempo dirá quem tinha razão.

O SR. DEPUTADO ROGÉRIO MENDONÇA - Muito obrigado, Sr. Presidente!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)