Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Professora Odete de Jesus

21ª Sessão Ordinária - 07/04/2004

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Sra. Deputada, Srs. Deputados, funcionários desta Casa, platéia, imprensa falada e televisionada e nossos queridos telespectadores que assistem à TVAL, venho à tribuna hoje para falar sobre uma data muito importante que move o coração de muitos brasileiros: a Semana Santa.

Srs. Deputados, esta Deputada, que ocupa a Liderança de um Partido nesta Casa, não poderia deixar de se manifestar sobre essa celebração tão importante para os cristãos. Estou me referindo à Semana Santa e ao verdadeiro sentido da Páscoa.

Para muitos, a Páscoa e a Semana Santa são apenas datas esperadas para um feriadão, quando as pessoas gastam bastante e o comércio tem suas casas lotadas. É uma data que vem alavancar as vendas, aumentando o faturamento com a compra dos presentes e dos ovos de chocolate.

A Semana Santa é muito significativa para nós, cristãos, pois é um momento de celebração, de fé e de reflexão. E devemos parar com o corre-corre do dia-a-dia e refletir um pouco mais sobre a dor que passou o nosso Senhor Jesus Cristo, um homem justo, correto, sincero, íntegro, que foi muito humilhado, espancado, crucificado e levado até a morte.

Jesus Cristo, como diz a Bíblia, foi traído pelos seus companheiros, por aquelas pessoas que estavam ao seu lado, que comiam com Ele - e o traidor ainda recebeu as 30 moedas de prata. Mas o remorso de Judas foi tão forte, que ele próprio foi se enforcar, porque não resistiu ao dano que causou a um ser inocente.

Jesus foi negado por Pedro, levado ao Calvário pelos seus seguidores e pregado na cruz. Mas o significado da morte de Jesus veio trazer para nós, cristãos, vida. A própria Bíblia Sagrada diz que Ele tomou sobre si todas as nossas doenças e as carregou.

Então, esse é o momento de reconhecermos o amor incondicional de Deus por cada um de nós, esse Deus que entregou o próprio Filho aos algozes e à morte para salvar nossas almas.

Quero sugerir a V.Exas. que assistam ao filme Paixão de Cristão, pois os comentários que tenho escutado sobre este filme são de que ele tem arrancado lágrimas das pessoas. Mas gostaria de salientar que o filme é polêmico e tem recebido críticas através da imprensa especializada. De todas as produções cinematográficas feitas até aqui, essa é a que mais se aproxima da Bíblia.

Também quero dizer a V.Exas. que se aquele ator passasse pelo que o Senhor Jesus passou, ele não resistiria e morreria. O filme é apenas um aperitivo do que o Senhor Jesus passou. Ele ficou em carne viva, pois no chicote usado para chicoteá-lo havia sete pontas de canivetes afiadíssimas que cortavam a carne daquele inocente. E o chão ficou lavado de sangue, o universo todo ficou lavado de sangue inocente.

Então, Srs. Deputados, o filme é apenas um aperitivo, pois Jesus passou por mais sofrimentos do que aqueles mostrados no cinema. E se aquele ator vivesse toda a realidade do que a Bíblia narra, ele teria morrido.

Assim, nós podemos ter uma idéia do quanto Deus nos amou, já que ofereceu o seu filho para pagar pelos nossos pecados e hoje nós podermos ter vida e não aceitarmos as doenças.O que a Bíblia diz é que Jesus foi altamente massacrado.

Pilatos, que exercia um cargo de chefia naquele momento, lavou as mãos; ele viu um inocente sofrendo e lavou as mãos. E nos dias de hoje isso acontece com aquelas pessoas que têm autoridade e que o povo elege. O povo deposita o seu voto esperando que as coisas mudem. Aquele chefe de família, que gostaria de oferecer aos seus filhos um sustento e um ensino dignos, e não tem condições de fazê-lo porque está desempregado...

Então, Srs. Deputados, aquelas pessoas que têm poder para mudar esta situação estão lavando as mãos!

Eu gostaria de deixar no ar a reflexão sobre a Semana Santa para que os Parlamentares possam refletir sobre aquele pai de família, aquela mãe que está grávida, aquela mulher que está com câncer no útero e tem de ficar horas na fila esperando atendimento e não consegue. Inclusive, fui procurada por uma senhora que está com câncer no útero e que há dois meses espera por uma consulta e ainda não foi atendida.

Eu não suporto ver essas injustiças e por isso, na qualidade de Parlamentar, estou usando esses microfones, porque aqui existem Parlamentares que também querem lutar pelo necessitado e pelo aflito.

Então, fica no ar esta reflexão para que todos pensem, reflitam e vejam o que está acontecendo.

Muito obrigada!

(SEM REVISÃO DA ORADORA)