10ª Sessão Ordinária - 10/03/2004
O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Sr. Presidente, eu tinha, pelo menos, dois assuntos de grande importância para tratar nesta tribuna, mas, devido à exigüidade do tempo, vou me reportar àquilo que considero mais importante, que é a questão do Hospital de Caridade de São Francisco do Sul. E os Deputados Francisco de Assis e Simone Schramm conhecem muito bem o problema porque passa aquele Hospital, pois são da região.
Está chegando o momento em que se não houver um aporte de verbas oriundas do Governo do Estado, aquele hospital, com certeza, não chegará até o final do ano.
Já existe um comprometimento do Município, através do Prefeito Municipal Odilon Ferreira de Oliveira, que passa para aquela entidade cerca de R$ 75 mil por mês, para que possa fazer frente às suas demandas
E eu conheço como ninguém o Hospital de Caridade de São Francisco, porque na época que morei lá eu tinha uma pequena lavandeira que lavava roupa desse hospital. E já naquela época eu tinha uma dificuldade monumental para receber o dinheiro do trabalho que executava para aquele nosocômio. E as coisas de lá para cá só pioraram, ao invés de melhorar.
Mas graças ao Prefeito Odilon Ferreira de Oliveira, que está em São Francisco do Sul, esse Hospital ainda sobrevive porque recebe cerca de R$75 mil por mês.
E o Prefeito fez um ofício endereçado ao Sr. Governador, com uma cópia para mim, e acredito que os demais Deputados da região devem ter recebido também, solicitando a ele que pelo menos passe àquele Hospital, para que não feche, uma verba de cerca de R$50 mil por mês, totalizando 12 parcelas de R$600 mil, até que se possa construir um novo hospital para São Francisco do Sul. E este Deputado, inclusive, estará encaminhando um requerimento, através desta Casa, para que o Sr. Governador possa também dar início a esse trabalho.
E é uma promessa do Sr. Governador a construção de um novo hospital para São Francisco do Sul, até porque, por mais que se faça, as condições físicas daquele hospital já não oferecem mais segurança alguma, inclusive para os seus pacientes.
Por isso é muito importante que tenhamos a manutenção daquele hospital até que se conclua a construção de um novo hospital, que já é objeto de projeto por parte do Governo do Estado, que não tem deixado de olhar todos os Municípios da região Norte do Estado com muito carinho e com muita gratidão.
Temos certeza absoluta de que no menor espaço de tempo possível teremos a solução para este caso.
Queremos falar ainda sobre o concurso para a Polícia Rodoviária Federal, que deverá acontecer nos próximos dias, e que, dos 2.200 concursados, Santa Catarina será aquinhoada com apenas 85 policiais.
Isto não é justo, principalmente se tratando da relevância que tem o Partido dos Trabalhadores em Santa Catarina em nível nacional. Está aí a Senadora Ideli Salvatti defendendo este Governo, queimando o filme e em função disso o nosso Estado deve ter uma atenção em relação ao que nós precisamos, que são os Policiais Rodoviários Federais em um número maior.
Portanto, desses 2.200, que tenhamos pelo menos 200 policiais, já que vai ser dividido em quatro etapas. Basta andar nas rodovias federais para notarmos a falta de mais elementos humanos para fiscalização das nossas rodovias.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)