15ª Sessão Ordinária - 24/03/2004
O Sr. Deputado Eduardo Cherem - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, ocupo a tribuna na tarde de hoje, em um momento muito triste como cidadão, como homem público e como amigo, para comunicar o falecimento de duas grandes figuras públicas da nossa região, Sr. Presidente.
Perdemos um grande jornalista, amigo, polêmico, injustiçado, mas nunca covarde, nunca não transparente. Enfim, faleceu na tarde de segunda-feira, na Espanha, o nosso amigo, dono do jornal Diário do Litoral, jornalista Dalmo Vieira ou "dono do Diarinho", como assim era conhecido, e o nosso amigo Dalmo Vieira, eu o tratava como "velho Dalmo" porque tinha um carinho muito profundo e muito grande por ele.
O "velho Dalmo" nem sempre foi uma pessoa compreendida; muitas vezes foi injustiçado. Ele tinha um estilo peculiar de escrever jornalismo, Deputado Volnei Morastoni, como V.Exa. conhece tão bem. Era um estilo que o povo aceitava, queria e gostava de ler.
Comparo o nosso amigo Dalmo Vieira ao Gregório de Matos Guerra, poeta barroco, brasileiro, que usava um linguajar popular, e por isso muitas vezes foi perseguido.
Comparo o nosso amigo Dalmo a um Bocaccio, também da literatura italiana, que muitas vezes foi incompreendido, mas nunca faltou com a verdade e sempre esteve ao lado dos pequenos contra a tirania dos grandes.
Deputado Volnei Morastoni, V.Exa. que conheceu tão bem Dalmo Vieira, sabe quem foi e a maneira como agia. E não poderia, neste momento tão difícil, deixar de fazer a minha homenagem ao nosso colunista e amigo Dalmo Vieira por tudo o que fez pela imprensa catarinense, pela imprensa da nossa região e pelo serviço público. O Dalmo, com certeza, vai deixar um lacuna que acho muito difícil ser preenchida na nossa região, em matéria de informação.
Quero também aqui, num momento de muita tristeza, comunicar aos Srs. Deputados o falecimento do Presidente da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, do PSDB, Sr. Antônio Santa.
O Santa - V.Exas. não tiveram oportunidade de conhecer, mas os Deputados Volnei Morastoni e Rogério Mendonça e o meus companheiros de Partido o conheceram - vivia um momento político muito bom. Foi Vereador por três mandatos; Presidente da Câmara desde 1997, pois o nosso Regimento Interno permite a reeleição do Presidente da Câmara. E se ele foi quatro vezes Presidente da Câmara, com certeza tinha muitos predicados que vale a pena comentar. Foi companheiro leal, ético, honesto e inteligente.
Fiz questão, Deputado Rogério Mendonça, de fazer esta homenagem para que o povo catarinense - ele não teve a oportunidade de ser um político conhecido pelo Estado de Santa Catarina -, através da minha voz, saiba um pouco mais sobre ele.
Deputado Antônio Ceron, V.Exa. que é um empresário e sabe da importância do ISO em qualquer empresa privada, o nosso Presidente da Câmara conseguiu implantar o ISO 9001 naquela Câmara.
O mesmo Presidente, que foi matéria em vários jornais estaduais, devolveu nos últimos três anos mais de R$ 2 milhões aos cofres do Município, dinheiro que soube administrar tão bem na Câmara Municipal, que se deu ao luxo de devolvê-lo ao Prefeito Municipal.
Então, quando falamos de um político dessa natureza falo com tristeza porque ele não está mais presente conosco de corpo, mas muito deixou aos seus filhos, à sua mulher e a todos nós, companheiros de Partido e ao Município de Balneário Camboriú.
Diga-se de passagem, Deputado Rogério Mendonça, que ontem, com o enterro do nosso colega Santa, a cidade parou. Confesso que em 16 anos de vida pública nunca vi uma comoção tão grande no nosso Município. Pela bela pessoa que ele era, pela bela figura humana pudemos sentir o carinho que a população nutria por ele.
O meu Partido, com certeza, perdeu e perdeu muito. Eu, particularmente, perdi um irmão de várias e várias lutas. Inclusive ele foi o meu coordenador de campanha para Deputado Estadual. Num momento muito difícil, quando a minha campanha não estava indo bem, ele teve a coragem e a dignidade de assumir a campanha como se fosse a sua e fazendo com que ela entrasse nos eixos.
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Concedo o aparte a V.Exa, Deputado Rogério Mendonça, que, com certeza, teve a oportunidade de estar duas ou três vezes junto com ele na cidade de Balneário Camboriú e também o conhecia bem.
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - É verdade, Deputado Eduardo Cherem. Quero, se me permite, somar às condolências, ao pesar que V.Exa. está externando a esses dois grandes cidadãos, diria, do baixo Vale do Itajaí - Balneário de Camboriú.
O jornalista Dalmo Vieira, com o seu Diarinho, que todos nós conhecemos - quem viveu naquela região como eu, que morei em Itajaí e em Camboriú, sabe que quando o Diarinho saía era motivo de susto para muita gente - fazia um jornalismo polêmico, diferente, mas deixou marcas profundas de ajuda e de apoio também àquela região no seu desenvolvimento.
O jornalista Dalmo Vieira foi realmente um jornalista diferente, marcante. Foi uma grande personalidade que perdeu Itajaí e região.
Da mesma forma, o Vereador Santa, do PSDB, com que tive oportunidade de conviver em diversas vezes. Foi companheiro e amigo popular. Onde ele estava as pessoas se aproximavam porque realmente era uma pessoa que ajudava a todos. Não foi à toa que ele teve tantos mandatos, pois muito trabalhou, era popular, sério e honesto.
Eu lembro, por exemplo, no início deste ano, quando estive em Blumenau, na "centopéia do chope" estava o Senador Pavan, o Prefeito de Blumenau, Décio de Lima, o Santa e eu tomando chope, festejando.
Realmente, o Vereador Santa era figura muito simpática, muito agradável, e Balneário Camboriú deve estar sentindo muito a sua perda, especialmente V.Exa. pois eu sei da amizade e o carinho que devotava a ele.
Muito Obrigado!
O SR.DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Incorporo as suas palavras na minha manifestação.
Com certeza a cidade de Balneário Camboriú agradece pelas suas palavras de tanta importância neste momento.
Para encerrar a minha manifestação dizer que todos nós, com certeza, vamos guardar o nosso amigo Santa no lado esquerdo do peito, pois pessoas como ele não merecem jamais serem esquecidas.
Muito Obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)