Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Professora Odete de Jesus

42ª Sessão Ordinária - 04/06/2003

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente e Srs. Deputados, vimos à tribuna hoje para falar, mais uma vez, sobre educação, que é um tema muito importante.

Queremos destacar a minha Terra Natal, Porto União, que aparece aqui nesse setor como uma das cidades melhor colocadas, em terceiro lugar, sendo que em primeiro lugar está São Ludgero e, em segundo lugar, Joaçaba.

O Estado de Santa Catarina ganhou nota 08 no assunto educação. Em diagnóstico, aponta uma evolução de 7% entre 1997 e 2002.

Com esses indicadores, queremos destacar a nossa terra, Porto União, e também o trabalho belíssimo que o Prefeito Eliseu Mibach está desenvolvendo naquela cidade, fazendo uma administração séria, coerente, transparente e com muita eficiência.

Esse Prefeito não pertence à minha sigla partidária, ele é do PMDB, mas é um homem sério, capaz e que está investindo muito na área da educação. Por isso, gostaria de parabenizá-lo.

Também não poderia deixar de falar da última cidade que ficou classificada. O ranking aponta a cidade de Cerro Negro com o pior índice no quesito de educação. Porém, o vice-Prefeito, Márcio Athayde Barros, contesta a pesquisa e afirma que o investimento na área melhora a qualidade do ensino. Cerro Negro possui 18 escolas, com 400 alunos matriculados no ensino fundamental. Outros 800 estudantes freqüentam o ensino médio da única escola estadual.

O principal argumento do Prefeito para que a educação seja melhorada é a redução do percentual de analfabetismo. Então, Srs. Deputados, não podemos dizer que é o pior índice. E também não estamos aqui para defender Prefeitos de siglas "a", "b" ou "c". Quando o trabalho é bem feito e quando os Prefeitos investem na educação, colhe-se resultados.

Sempre temos falado desta tribuna, Sr. Presidente, que é preciso investir mais na educação, porque um povo culto e educado vai cuidar mais do quê? Da limpeza da sua cidade e passará a ter mais abertura. Ele poderá ter ocupações, trabalhar, e não ocorrerá o que está acontecendo em Florianópolis. E o que está acontecendo é a violência, e sempre volto a frisar isso.

Inclusive, ontem participei do lançamento de uma campanha da RBS - e até quero parabenizá-la pela brilhante iniciativa -, que diz: "O amor é a melhor herança, cuidem das nossas crianças".

O slogan é belíssimo, maravilhoso. Mas o que temos que fazer? Investir na educação e nos profissionais, porque quando tivermos bons profissionais, e bem remunerados, eles trabalharão contentes e os resultados serão melhores.

Para encerrar, queremos falar também do Partido Liberal, o qual temos a honra de presidir no Estado de Santa Catarina. Gostaríamos de dizer que estamos dissolvendo alguns diretórios do Estado para poder absorver Companheiros que estão vindo do PGT e do PST.

Queremos alertar a população catarinense para o fato de que estamos dissolvendo, quando houver necessidade, alguns diretórios, a fim de trazermos esses Companheiros que hoje se incorporam no Partido Liberal.

Muito obrigada!

(SEM REVISÃO DA ORADORA)