Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Djalma Berger

13ª Sessão Ordinária - 17/03/2005

O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Sr. Presidente e Srs. Deputados, aproveitando esta oportunidade do horário regimental destinado ao nosso Partido, o PSDB, não poderia deixar de dizer, neste momento, que no sábado próximo, dia 19 de março, o Município de São José comemorará 255 anos de fundação. A cidade de São José, que realmente se transformou num dos marcos de desenvolvimento no Estado de Santa Catarina, agora está em festa com a inauguração, com o lançamento de obras, com a assinatura de Ordem de Serviço, com entrega de obras à população.

Eu tive a oportunidade, ontem, Srs. Deputados, de acompanhar o almoço oferecido pelo nosso Prefeito Municipal, o Sr. Fernando Elias, homenageando a todos os ex-Prefeitos da cidade de São José. Aqueles que, de uma forma ou de outra, deram a sua colaboração, deram a sua contribuição, deram um pouquinho do seu trabalho para o desenvolvimento da cidade, para que ela pudesse, hoje, se tornar uma das maiores e mais importantes cidades do Estado de Santa Catarina.

Com muito orgulho, Sr. Presidente, nós registramos a presença de vários ex-Prefeitos em São José. Eu diria que quase todos estiveram lá, quase uma unanimidade dos ex-Prefeitos que ainda estão conosco nessa caminhada, como o ex-Prefeito Dioceles Vieira; o ex-Prefeito Dário Berger, que hoje é Prefeito da cidade de Florianópolis, a quem, com muito orgulho, tive a oportunidade de servir como Secretário Municipal dos Transportes e Obras; o ex-Prefeito João Adalzijo Felipe; o seu Neco, do cartório, e o Vanildo Macedo.

Enfim, estavam lá presentes quase todos os ex-Prefeitos. Só sentimos a ausência do ex-Prefeito Germano Vieira, que por três mandatos administrou a cidade de São José. O Deputado Gervásio Silva, também, que não pôde estar presente, mas mandou um representante.

Então, foi com essa satisfação, com esse momento de nós podermos rever aquelas pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade de São José que foi feito um almoço festivo, um congrassamento, com a presença também das esposas, dos Vereadores e de vários empresários da nossa querida cidade. Ocasião em que tivemos a oportunidade de colocar a conversa em dia, para que pudéssemos, efetivamente, trocar idéias a respeito do desenvolvimento da cidade de São José.

Naquele momento, Sr. Presidente, para alegria nossa, o Prefeito Fernando Elias nomeou, ad hoc, todos os ex-Prefeitos. Não é nomeação, não é cargo funcional na hierarquia da Prefeitura, não é cargo em comissão, muito pelo contrário, ele nomeou os Prefeitos como seus consultores, no sentido de fazer parte de um grupo de pessoas que irá dar sugestões ao Prefeito para que ele tome ações visando o desenvolvimento da cidade de São José.

Mas eu quero, aqui, de público, Deputados Manoel Mota e João Henrique Blasi, pedir desculpas ao nosso Governador por eu não ter podido acompanhá-lo na inauguração de algumas obras, na cidade de São José. Mas nós, imediatamente, se o Sr. Presidente assim nos permitir, estaremos nos deslocando para lá, a fim de acompanharmos, na última hora da manhã, a inauguração de algumas obras finais na cidade de São José.

O Prefeito, juntamente com o Secretário Valter Galina, inaugurará, hoje, uma escola jovem no bairro da Praia Comprida. Será inaugurado, também, o ginásio de esportes, tendo a presença do nosso Governador na Escola Estadual de Educação Básica Cecília Rosa Lopez, no bairro Forquilhas, em São José.

Dentre outras obras, temos a quadra poliesportiva, o lançamento do seminário de integração de transporte hidroviário, ou seja, uma série de eventos, contando com a presença do Governador e do nosso Secretário Regional Valter Galina, que tem feito um trabalho extraordinário à frente da Secretaria de Desenvolvimento Regional de São José, em prol do desenvolvimento daquele Município.

A partir desse trabalho, dessa união de esforços do Governo do Estado, com a Prefeitura Municipal, é que nós vamos ter a oportunidade de fazer uma cidade cada vez melhor, cada vez mais próspera, que cada vez orgulhe mais a todos nós que adoramos São José.

Mas, Sr. Presidente, São José vai ter o seu fechamento, com chave de ouro, no domingo, quando, às 10h, o Governador Luiz Henrique da Silveira e o Prefeito Fernando Elias vão assinar um convênio para a construção do Centreventos na cidade de São José, na Beira-Mar, e isso vai resgatar, vai mudar o foco do seu desenvolvimento, vai fazer com que o turismo seja pujante nessa cidade, como em todas as outras.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)