89ª Sessão Ordinária - 27/11/2002
O SR. DEPUTADO RONALDO BENEDET - Sr. Presidente e Srs. Deputados, antes de entrar no assunto que a Deputada Ideli Salvatti colocou, gostaria de fazer uma homenagem ao time de minha cidade, embora não tenha assistido ao jogo de ontem, pois estava aqui na Assembléia.
Mas queremos dizer que é com orgulho que fazemos essa homenagem - e aprovamos um requerimento na Casa - ao Presidente Moacir Fernandes, a toda a diretoria, à equipe técnica, aos jogadores e aos torcedores.
A nossa cidade está em festa, até porque é um orgulho vermos, no cenário futebolístico brasileiro, que é o maior esporte do Brasil, o nosso time, um time de Santa Catarina, do Sul do Estado, o Criciúma Esporte Clube, retornando à série A.
Queremos fazer a nossa homenagem ao Presidente do time, o nosso amigo particular, Moacir Fernandes, que, aliás, é de grande competência. Nós sempre dizemos que o Moacir não deu muito certo na política, mas no futebol é o melhor, o campeão, o craque. Em matéria de dirigentes de futebol no Estado de Santa Catarina, com certeza é o melhor. Para o orgulho dos criciumenses e dos cidadãos da região Sul do Estado. O Criciúma Esporte Clube só tem elevado a estima do nosso povo, da nossa cidade, da nossa região, tão sofrida em algumas questões e tão e abandonada em outras.
O Sr. Deputado Francisco de Assis - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO RONALDO BENEDET - Pois não!
O Sr. Deputado Francisco de Assis - Deputado, quero dizer a V.Exa. que estava torcendo ontem, como catarinense que sou, pela conquista dessa vaga na primeira divisão do campeonato brasileiro pelo Criciúma.
Gostaria de parabenizar a cidade de Criciúma, os torcedores que lotaram o Estádio Heriberto Hülse, e a diretoria do Criciúma Esporte Clube pela coragem e ousadia de montar um grande time.
Quando o Joinville Esporte Clube tiver também essa coragem, quando a diretoria tiver essa ousadia de formar um grande time, quem vai ganhar não será apenas a cidade de Joinville, mas o Estado de Santa Catarina, assim como o nosso Estado está ganhando com dois representantes na série A do Campeonato Brasileiro, a partir do ano que vem.
Então, quero render aqui as minhas homenagens ao Criciúma Esporte Clube, como cidadão joinvilense, pois moro em Joinville e, portanto, gosto e torço pelo Joinville Esporte Clube, e dizer que ele está de parabéns, bem como toda a sua diretoria e, principalmente, a torcida, porque o que fizeram ontem em Criciúma foi uma festa digna de um campeão. Só falta isso: ganhar as últimas duas partidas para ser o campeão da série B e voltar com honras, no ano que vem, à série A, que é o lugar do Criciúma.
O SR. DEPUTADO RONALDO BENEDET - Muito obrigado, Deputado.
Mas, com relação à questão aqui colocada pela Deputada Ideli Salvatti, gostaria de dizer que V.Exa., Deputada Ideli Salvatti, tem razão. Dentro do meu Partido, sempre tomei posições como fez V.Exa. Quando não concordo com alguma coisa, falo, digo - e quem avisa para amigo, mais amigo é!
Deputada, V.Exa. tem liberdade suficiente com o nosso Governador eleito, Luiz Henrique da Silveira, até porque foi V.Exa. que inaugurou o apoio do PT ao Luiz Henrique e à chapa vitoriosa, e com muita responsabilidade; com a responsabilidade de quem quer ver dar certo.
E o direito de discordarmos daqueles que estão ao nosso lado, daqueles que queremos que se dêem bem... E até pode ser que não tenhamos razão, mas temos o dever de honestidade conosco de defendermos as teses que acreditamos que são certas.
Respeitamos muito a Deputada Ideli Salvatti e a admiramos, até porque pensamos em muitas questões de forma igual. E a nossa formação e no campo democrático, e só os que têm origem no campo democrático sabem entender a contestação; só quem tem origem no campo democrático sabe admitir.
Eu tenho a minha formação, a da escola do direito, da análise crítica e do direito. Então, tenho que estar sempre fazendo uma análise crítica e o contraponto, para poder acertar.
Com a crítica construtiva, como a Deputada Ideli Salvatti fez, é que vamos poder acertar cada vez mais o Governo, que todos torcemos para dar certo. E a Deputada Ideli Salvatti, como disse, tem a responsabilidade de torcer para o Governo dar certo. Lá do Senado vai fazer as críticas, as avaliações, ligar para o Luiz Henrique, para nós, para o Governo para que ele corrija os rumos e dê certo.
É claro que nem sempre concordamos com tudo. Mas precisamos dessa avaliação. E quem fez a crítica, Deputada Ideli Salvatti, de dizer que a sua manifestação contrária a um pensamento, a uma declaração do Governador Luiz Henrique, já é a inauguração da Oposição, foi exatamente por parte daqueles que nunca aceitaram Oposição e que só querem pessoas ao seu lado para puxar o saco, popularmente falando, ou para dizer amém.
Quem tem origem na ditadura militar, não poderia questionar o Presidente da República, o militar, o Governador nomeado, o Prefeito nomeado, o biônico, porque está ali para dizer amém a tudo.
Essa não é a minha escola, Deputada Ideli Salvatti, a sua e a minha. Eu sou parlamentarista convicto porque entendo que é a forma mais avançada de Governo, pois o Parlamentar tem obrigação e não o direito. Aquele que está ao lado do Governo tem a obrigação de procurar corrigir o rumo.
É nesse sentido que tenho certeza de que V.Exa. fez a análise e a crítica, no bom sentido, porque ela é construtiva.
Se o Governador Esperidião Amin não ganhou por 20 mil votos, foi porque não aceitou as críticas que fizemos aqui, Deputada Ideli Salvatti. Se tivesse ouvido as nossas críticas - e felizmente não ouviu, porque assim ganhamos as eleições -, teria corrigido o rumo de muitas questões no Estado, como, por exemplo, aquilo que falei nesta Casa, que era um Governo que governava - e governa - para a Capital, esquecendo o interior; e isso prejudicava, inclusive, a Capital, fazendo com que a população do interior viesse morar aqui em Florianópolis, criando problemas sociais insanáveis na Capital.
Não tem quem resolva esses problemas, porque quando é criado o chamado câncer social, o câncer urbano... E os estudiosos dizem que se você aumentar cada vez mais a cidade, vai criar problemas sociais infindáveis e irresolutíveis.
A cidade tem de ser planejada, ela tem limite de tamanho. E para não se aumentar o tamanho dela, não se pode criar oportunidades demais, não se pode estimular que as pessoas despreparadas, às vezes, que não têm uma cultura para aquela cidade, venham a ocupá-la, como aconteceu aqui em Florianópolis.
Eles não tinham preparo, viviam, de forma humilde, simples, no interior, com uma cultura diferente. E geralmente eles ganham lá metade do que ganham aqui, mas vivem uma vida feliz, morando no interior. Bom Jardim da Serra, por exemplo, hoje tem menos da metade da população que tinha 10 anos atrás.
Então, o que quero colocar aqui é que este Governo quer arrumar tudo quanto é tipo de argumentos. Agora, começam a fazer o que o Deputado Herneus de Nadal disse: estão inventando. O que não fizeram em quatro anos, querem jogar para frente para dizer que vão descentralizar a Udesc, que não querem o leilão do Besc e a sua privatização, que vão resolver isso e aquilo. Mas vai ficar tudo nas costas do futuro Governo.
E vêm dizer que um discurso discordando de uma ação do futuro governante já é um discurso da Oposição. Não é! Oposição é aquele que não foi eleito para aquilo.
O PT, liderado pela Deputada Ideli Salvatti, venceu as eleições junto com o PMDB em Santa Catarina. Nós não somos do mesmo Partido, mas o PT vai ter a função, a responsabilidade também de nos ajudar a governar. Mesmo que não queira participar do Governo, vai ajudar dando sugestões e fazendo a crítica construtiva, que vamos receber muito bem! É claro que nem tudo dá para recebermos e implantarmos.
Dou razão a V.Exa. Não concordo com todos os termos do seu pronunciamento, mas ele não foi de Oposição. Foi um pronunciamento de companheira, que quer corrigir os rumos, que quer o bom caminho, e que sempre teve as suas teses, as suas posturas e que não pode mudá-las agora.
É nessa linha que, mesmo estando aqui na condição de Deputado Suplente, vamos procurar ajudar o Governador Luiz Henrique, que é uma pessoa de intenção excelente, muito bem preparado intelectualmente, de muita experiência política. E temos certeza de que vai fazer um bom Governo.
Se ele errar, vamos estar juntos para tentar corrigir os seus erros, porque só erra quem é humano. Vamos procurar errar o menos possível, mas toda vez que errarmos, vamos tentar acertar e implantar o programa de Governo que foi prometido e que foi o vencedor para o povo de Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)